Conteúdo Interativo: dicas e ferramentas para você começar a criar

Maria Luísa Andrade
Conteúdo Interativo: dicas e ferramentas para você começar a criar

Você já deve saber que estamos vivendo na era da experiência – um momento em que o consumidor está cada vez mais envolvido com os produtos e serviços que consome. Por isso, é preciso pensar em como trazer o público para dentro da sua marca.

Uma forma de fazer isso é criando conteúdos interativos que vão imergir o cliente em experiência única. Além trazer mais engajamento e ser um diferencial entre outros conteúdos disponíveis na internet.

Nesse post vamos mostrar como fazer conteúdo interativo para o seu negócio e quais ferramentas de criação você precisa conhecer! 

O que é conteúdo interativo? 

O conteúdo interativo é aquele que o usuário, além de ler ou assistir, também consegue participar do que está sendo apresentado. Ou seja, é preciso tomar algumas decisões enquanto consome o conteúdo. É uma forma divertida de consumir informações e propõe uma experiência cativante ao seu consumidor. 

Além disso, criar conteúdo interativo pode te ajudar a aumentar o engajamento dos seus clientes, já que ao mesmo tempo que eles se informam, também estão interagindo com a sua marca. Do mesmo modo, o conteúdo interativo facilita ensinar algum conteúdo, pois estimula outros sentidos do usuário.

Por fim, é claro, essa é uma maneira mais envolvente e atrativa de criar conteúdo, e pode ser uma forma de se destacar em meio a concorrência.  

O que criar para ter mais interação? 

Quando se fala sobre a criação de conteúdo interativo existem diversas possibilidades. Você pode dar asas a sua imaginação ao planejar como trazer o seu consumidor para mais perto da sua marca. 

Uma ótima maneira de aumentar a fidelidade do seu cliente ao mesmo tempo que cria interações é através quizzes e pesquisas. Com esse conteúdo interativo, você aprende mais sobre seu público, descobrindo um pouco mais sobre quais são as suas expectativas e necessidades.  

Outro exemplo de conteúdo, são as imagens e vídeos interativos. Dessa forma, você consegue imergir o usuário na experiência, envolvendo os consumidores de uma que só o texto ou as imagens estáticas não capaz.  

Como criar um conteúdo interativo?

Agora que você já sabe por que criar conteúdo interativos e formas de como pode fazer isso, está na hora de colocar a mão na massa.

Para te ajudar a deixar os seus conteúdos mais atraentes, separamos abaixo algumas ferramentas de criação.

Faça pesquisas de forma mais fácil e dinâmica

Com o recurso de coleta por widget no Opinion Box CX, você consegue criar um questionário rapidamente para coletar avaliações do seu público. Além de ser possível ter o feedback do consumidor sobre seu conteúdo, produtos, serviços ou atendimento ao cliente. Todos os dados coletados estão disponíveis em tempo real. 

De vida as suas fotos 

A ferramenta Thinglink vai dar outra cara para as suas imagens. Com ela é possível criar um conteúdo imersivo em fotos e vídeos.  Você consegue adicionar zonas de interatividade numa imagem ou vídeo (2D ou 360), sendo possível adicionar mais informações para quem está visualizando. 

Crie gráficos mais atraentes

O Flourish é uma ferramenta para visualização de dados, que permite contar histórias com dados. Com ele você consegue criar gráficos interativos e adaptados para dispositivos móveis sem precisar de códigos. São diversos templates disponíveis e podem ser customizados como você quiser.  

Faça contas com alguns cliques

O Calculoid permite que você adicione calculadoras em seus conteúdos web. Dessa forma, fica mais fácil para o seu cliente fazer contas sobre preços ou pagamentos sem precisar sair do seu site. Estão disponíveis modelos para cálculo de preços, ROI, empréstimo, custos, economia e calculadoras de loja online. Todo o design pode ser personalizado de acordo com a sua identidade visual. 

Crie conteúdos interativos sem código 

O Ceros permite criar conteúdos interativos sem precisar de códigos. A plataforma permite que empresas elaborem projetos e publiquem experiências digitais interativas que impulsionam o engajamento e as vendas. Você consegue criar, colaborar e atualizar conteúdo em tempo real. São seis tipos diferentes de conteúdo disponíveis: catálogos de compras, lookbooks, revistas, infográficos, minissites e ebooks. 

Crie Mapas inteligentes

Com o MapMe, você consegue criar mapas interativos sem precisar fazer nenhuma codificação. Na plataforma você pode personalizar o seu mapa para ter a aparencia e funcionalidades que você deseja. fazê-lo funcionar e ter a aparência que você deseja. Para deixar o tour mais completo também é possível adicionar fotos, vídeos, áudio e até PDFs.  

Conecte seus canais de comunicação

Crie conteúdos interativos em vários canais com o Apester. Pensando em economizar o seu tempo, a plataforma permite que você crie um conteúdo e compartilhe em sites, blogs, dispositivos móveis e redes sociais. Com o compartilhamento de experiências interativas multiplataforma, você impulsiona a interação com o cliente e conecta diferentes canais de comunicação. 

Crie conteúdos imersivos

O KnightLab vai mudar a forma como você conta histórias. A plataforma desenvolvida pela Northwestern University, permite que você crie vários tipos conteúdos interativos para engajar ainda mais o seu público. Destacamos aqui algumas das ferramentas mais interessantes:

 TimelineJS: A TimeLineJS, permite que você crie uma linha do tempo interativa com muitas informações. É possível anexar links e mídias de várias fontes, como o Twitter, Youtube e Google Maps. 

 SceneVR: O SceneVR vai levar o usuário para onde você quiser. É uma maneira fácil de transformar uma coleção de fotos em uma imagem 360 ​​graus navegável. 

 Soundcite: O Soundcite possibilita inserir sons em uma passagem de texto. Com os áudios você consegue dar emoção ou contexto a uma história.

 JuxtaposeJS: Mostre atualizações em seu produto com um antes e depois na ferramenta JuxtaposeJS. Criando uma justaposição de imagens, você consegue comparar imagens anteriores e posteriores. 

Comunique de forma visual e interativa

 O Geneally é uma plataforma online que permite criar um conteúdo visual e interativo. Nela, você pode trabalhar individualmente ou em equipe. É uma ferramenta completa, com diferentes possibilidades de criação como imagens interativas, modelos de jogos, infográficos e muito mais.

Também poderá gostar de: