Consumer Trends 2024: confira 7 tendências para o próximo ano!

Maria Luísa Andrade
Consumer Trends 2024: confira 7 tendências para o próximo ano!

E se eu te disser que podemos prever as principais tendências de consumo para o próximo ano? 2023 está acabando, mas nós queremos te ajudar a se preparar para 2024. 

Neste post, vamos explorar os resultados do Relatório Consumer Trends, um conteúdo exclusivo que aponta as tendências que devem guiar o consumo e o comportamento das pessoas no ano que vem. 

Continue a leitura para conhecer hábitos, perspectivas e ideias dos consumidores brasileiros para 2024. 

1. Inteligência Artificial 

Faz pouco mais de um ano que o ChatGPT foi lançado no que foi um dos

grandes momentos da inovação tecnológica dos últimos tempos. De lá para cá, é impressionante como a ferramenta ditou as conversas no mercado, atiçou a curiosidade das pessoas e das empresas e, obviamente, transformou a forma como fazemos inúmeras tarefas.

Em uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, constatamos que sim, a IA já está nas casas e nas vidas das pessoas. De acordo com a pesquisa, 89% das pessoas utilizam ou já utilizaram algum tipo de IA. Agora, resta saber o que as marcas podem fazer com essa informação.

2. Experiências na era da automação

A experiência do cliente tornou-se uma peça central nas estratégias de negócios contemporâneas, e sua relevância só tende a crescer nos próximos anos. De acordo com o CX Trends 2023, 65% dos clientes já desistiram de uma compra em razão de uma experiência ruim. 

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e as opções para os consumidores são vastas, as empresas precisam perceber que oferecer um produto ou serviço excepcional não é mais suficiente. A maneira como os clientes interagem e se sentem ao longo de sua jornada com a marca tornou-se um diferencial competitivo crucial, que pode contribuir para o sucesso. O CX Trends também revelou que 60% indicam ou elogiam publicamente as marcas que oferecem uma boa experiência.

3. Jogos na palma da mão

A indústria de jogos eletrônicos está em expansão notável, superando consistentemente o faturamento da indústria cinematográfica e se estabelecendo como uma força econômica significativa. Esse crescimento reflete uma mudança nas preferências de entretenimento, com um público cada vez maior dedicando mais tempo e recursos aos videogames. De acordo com o Relatório Games, 78% dos gamers utilizam dispositivos móveis para jogar, evidenciando a relevância dos smartphones nesse cenário.

4. O pix no topo

Você também já não consegue imaginar a sua vida sem o Pix? Chega a ser engraçado tentar remontar a um passado em que ainda não existia o meio de pagamento prático e gratuito que surgiu em 2020. 

A tendência, aqui, não é simplesmente apostar que as pessoas seguem aderindo ao Pix e usando a funcionalidade para muitas coisas. Isso você já sabe! O que descobrimos e vale ressaltar é que o Pix, em uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, passou o cartão de crédito pela primeira vez como meio mais utilizado em pagamentos. Segundo a pesquisa, 80% dos consumidores digitais utilizam o Pix e 64% têm o Pix como meio de pagamento preferido. 

5. A omnicanalidade segue atual

Embora o conceito de omnicanalidade não seja necessariamente novo, sua importância tem ganhado destaque significativo nos últimos anos, e essa tendência parece estar longe de desacelerar, segundo dados do nosso Relatório Omnichannel.

De acordo com a pesquisa, 64% dos consumidores já realizaram compras em formato omnichannel, evidenciando a crescente adesão a essa prática. Os clientes modernos não apenas esperam, mas demandam uma experiência fluida ao navegar entre os diferentes canais de uma marca, seja online ou offline. 

Dessa forma, a transição entre a loja física, o site, as redes sociais, aplicativos móveis e outros pontos de contato deve acontecer de forma suave e integrada.

6. Arrependimento pós-compra

O arrependimento após uma compra é uma faceta complexa do comportamento do consumidor. Mesmo em meio às infinitas opções disponíveis e cuidadosas considerações pré-compra, muitas pessoas ainda enfrentam sentimentos de dúvida ou insatisfação depois de efetuar uma compra. Em nossa pesquisa sobre arrependimento pós-compra, descobrimos que 74% já desistiram de uma compra por medo do arrependimento que ela poderia causar.

O sentimento de arrependimento depois de comprar mostra como é importante ter um bom atendimento ao cliente e políticas flexíveis de devolução. Empresas que lidam diretamente com esse arrependimento, ajudando e oferecendo soluções, podem fazer os clientes confiarem mais nelas e construir um relacionamento que dure bastante tempo.

7. O peso da beleza e o impacto dos padrões

A exposição constante a imagens retocadas e padrões de beleza inatingíveis nas redes sociais, publicidade e entretenimento tem causado problemas para muitas pessoas, afetando a forma como elas se veem. Infelizmente, a tendência da busca pela “perfeição” muitas vezes leva a pressões psicológicas significativas, influenciando negativamente a saúde mental.

No entanto, há um movimento crescente que valoriza a diversidade e aceitação da individualidade e é uma das apostas para 2024. Cada vez mais marcas, celebridades e influenciadores estão desafiando os padrões tradicionais, celebrando a beleza em todas as formas, tamanhos, idades e cores. E os consumidores gostam de se ver representados!

Segundo a pesquisa Padrões de Beleza e Bem-Estar, 60% concordam que as marcas deveriam aderir ao movimento body positive em campanhas e posicionamentos. Isso mostra que a representatividade importa. Os consumidores também querem ver corpos reais na mídia e em campanhas de marcas. 

Por fim, se você gostou dos dados e quer se aprofundar ainda mais em cada uma das tendências, não deixe de conferir o Relatório Consumer Trends. Baixe agora mesmo gratuitamente!

Também poderá gostar de: