Aprenda como perguntar gênero em uma pesquisa

Maria Luísa Andrade
Aprenda como perguntar gênero em uma pesquisa

O mês do orgulho passou, mas a representatividade deve continuar o ano inteiro. A pauta da inclusão social não pode ser deixada de lado, principalmente ao fazer uma pesquisa.

Ao criar um questionário, é importante pensar em todos os entrevistados. Nesse sentido, é preciso ter certeza de que ninguém vai se sentir desconfortável ou deixado de lado ao responder as perguntas.

Neste post, a gente te explica como você pode perguntar o gênero de uma pessoa dentro da sua pesquisa. Continue a leitura e saiba mais!

Por que criar questionários inclusivos?

Ao criar uma pesquisa de mercado, você deve abranger todo o seu público. Sendo assim, sempre tenha empatia e respeito com quem vai responder a sua pesquisa. Explique seus objetivos de forma compreensiva e tenha acessibilidade para todos. 

Dessa forma, você terá dados mais ricos, além de afirmar que todos os entrevistados estão sendo valorizados, sempre garantindo o compromisso de sua empresa com a diversidade, igualdade e inclusão.

Pensando nisso, é importante estar sempre atento aos seus consumidores. Para criar uma pesquisa de mercado, estude e entenda quais aspectos serão analisados. 

Preciso perguntar sobre gênero? 

Ao saber o gênero de quem está respondendo a pesquisa, você consegue identificar padrões diferentes entre os consumidores. Por exemplo, em uma pesquisa realizada em parceria com a Mobile Time, constatamos que as mulheres usam mais o Instagram do que os homens. 

Dessa forma, com mais informações, é mais fácil planejar estratégias. Assim, você consegue pensar em ações que abrangem todos os seus consumidores. 

Devo perguntar sexo ou gênero? 

Antes de criar uma pesquisa, você deve entender a diferença entre cada um dos termos. 

Se você não sabe sobre o assunto, é essencial se informar antes sobre ele para não cometer nenhum erro. 

Quando falamos sobre o sexo, estamos levando em conta apenas aquilo que foi atribuído no nascimento, os genes e hormônios. Com essa pergunta, você estará limitando as pessoas em apenas duas categorias masculino e feminino. 

Já o gênero é o modo como o indivíduo se identifica com o seu eu, sua identidade. Em outras palavras, como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. 

Portanto, perguntar o gênero é muito mais adequado do que perguntar o sexo. Isso porque o sexo pode não representar a maneira como um entrevistado se reconhece.

Identidades de gênero

A forma como nos identificamos e somos reconhecidos pela sociedade tem um grande impacto em nossas vidas. O gênero pode afetar diretamente o nosso comportamento e até mesmo o cotidiano. 

Em um relatório que produzimos sobre o orgulho LGBTQIA +, observamos como isso acontece. Nele, levantamos dados, análises e perspectivas sobre a comunidade queer no Brasil. 

Sabendo como perguntar gênero em uma pesquisa, damos voz às pessoas que não se enquadram nos padrões estabelecidos, dando espaço para que elas também expressem as suas opiniões. Aqui vai uma breve descrição sobre algumas identidades:

  • Cisgênero: pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento;
  • Transexual: pessoa que se identifica com um gênero diferente do que lhe foi atribuído no nascimento;
  • Travesti: identidade de pessoa que foi designada homem no seu nascimento, mas se entende como uma figura feminina. Por muito tempo considerado um termo pejorativo, hoje vem sendo ressignificado;
  • Não-binário: cuja identidade não se limita a masculino/feminino.

Como redigir a pergunta sobre o gênero? 

Mas como eu posso perguntar o gênero sem excluir alguém? Ao perguntar o gênero, sempre deixe a opção “outros”. Assim, você evita constrangimentos desnecessários por não ter categorias que o respondente se identifique.

O processo de auto identificação com algum ou nenhum gênero pode ser difícil e confuso. Muitas pessoas estão passando por um descobrimento que pode levar muito tempo. Pensando nisso, você também deve incluir a opção “prefiro não responder” no seu questionário. 

Dessa forma, você deixa uma alternativa para aqueles que ainda não se sentem confortáveis em se enquadrar em algum gênero ou ainda estão passando por um processo de auto descobrimento.

Por exemplo, você pode perguntar: Qual o seu gênero?

  1. Feminino
  2. Masculino
  3. Prefiro não dizer
  4. Outro 

Para aqueles que selecionarem a opção “outro”, deixe aberto para que o entrevistado escreva a sua resposta. 

Não se esqueça…

Ao criar a sua pesquisa, lembre-se de:

  • Explicar qual o seu objetivo com aquela pesquisa;
  • Pensar em todos os seus consumidores
  • Dar a opção das pessoas definirem quem são 
Recomendado para você:  Como criar uma pesquisa de mercado inclusiva

Podemos te ajudar com a sua pesquisa

Se você deseja fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor a percepção do público sobre a sua marca, fale com o nosso time de especialistas. 

Aqui no Opinion Box nós vamos te ajudar do início ao fim! Vamos certificar que sua pesquisa está sendo inclusiva e você terá dados completos para traçar a melhor estratégia para a sua empresa. 

Quer saber mais sobre como criar uma pesquisa de mercado? Entre em contato com um de nossos consultores

Também poderá gostar de: