7 segredos para encantar o cliente

Maria Luísa Andrade
7 segredos para encantar o cliente

Estamos vivendo na era da experiência e agora, mais do que nunca, é preciso saber como encantar o cliente. A experiência do cliente se tornou tão importante quanto o produto que está sendo oferecido. Por isso, tornou-se indispensável ouvir o consumidor e atender às suas expectativas para se estabelecer no mercado. 

Independentemente do porte da sua empresa ou do segmento de atuação, é preciso investir em ações para tornar a jornada do consumidor com a sua empresa a mais agradável possível. Lembre-se: um cliente satisfeito tem mais chances de retornar, além de divulgar a sua marca. 

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas e estratégias para encantar ainda mais os seus clientes!

Conheça seu cliente

Para poder encantar o seu cliente, é preciso conhecê-lo e saber o que ele está buscando. Quanto mais você entender o que o seu público está procurando, será mais fácil definir a sua estratégia de vendas.  Estar alinhado com as expectativas do seu consumidor te ajuda a saber surpreendê-las, criando um cliente fiel.

Mostre ao seu cliente que você o conhece e sabe o que ele precisa, criando ainda mais identificação com a marca. Saiba o que levou o seu cliente a escolher você e não o concorrente e invista nisso!

Tenha empatia

Saber ouvir o cliente é super importante. Para isso, você deve entender as dores do cliente e ter empatia com o que ele está passando. Procure entender qual está sendo a dificuldade, e o que está levando a isso. 

Esteja disposto a perguntar e ouvir o seu cliente, ajudando-o a resolver a situação da melhor maneira possível. Não deixe de acompanhar cada passo do caminho, colocando sempre o cliente no centro da sua atenção. 

Ofereça um atendimento surpreendente

Pensando em encantar ainda mais o cliente, tenha certeza de que o seu atendimento é impecável. Para ter o melhor atendimento, tenha tempo de resposta rápido, um atendimento humanizado e invista em tecnologias que vão facilitar o contato. 

Além disso, tenha uma estratégia de atendimento omnichannel, estando disponível para atender o seu cliente em diferentes canais. Uma boa interação pode fazer toda a diferença na hora de fazer uma compra. 

Treine sua equipe

É importante que todos da empresa estejam alinhados com os valores da empresa na hora de encantar o cliente. Por isso, invista em treinamentos para a sua equipe, padronizando a comunicação. Dessa forma, você se assegura de que em qualquer contato que o consumidor tiver com a sua marca, ele vai receber um atendimento de qualidade e confiança. Ofereça treinamentos para a equipe destacando a importância desse processo. 

Peça Feedbacks

Você pode aprender muito com o que o seu cliente tem a falar. Dar voz ao seu cliente, escutando o que o seu consumidor tem a dizer, te ajuda a perceber o que e em quais pontos precisa melhorar. Contudo, não basta ter essas informações sem organizá-las.

Uma forma de fazer isso é usando a plataforma de CX do Opinion Box. Através dela, você pode pedir um feedback ao final de cada atendimento, após a conclusão da compra ou depois de qualquer interação definida por você. Além de acompanhar os resultados em tempo real, te ajudando a tomar decisões rápidas e certeiras. Entre em contato com o nosso time de especialistas e peça uma demonstração!

Seja proativo

Outro ponto fundamental na hora de encantar o cliente, é a proatividade. Preveja as possíveis dores do seu consumidor, estando bem preparado você consegue enviar soluções rápidas mesmo em situações complicadas. Juntamente com isso, quando surgir uma questão, esteja disposto a ajudar e seja proativo na resolução. 

Não deixe que o contato dependa apenas do consumidor, esteja sempre preparado para oferecer as melhores soluções para seu cliente. Isso vai fortalecer o relacionamento da sua empresa com os seus consumidores, gerando mais confiança. 

Ofereça um bom pós vendas 

Por último, não deixe de investir no seu pós-vendas. São os pequenos detalhes que fazem a diferença, fazer uma venda pode ser um desafio mas garantir que o cliente retorne a sua marca é muito importante. Por isso, não deixe o contato do cliente com a sua marca não acabar depois da venda.  

Investir no pós-vendas aumenta as chances do cliente retornar. Além disso, escutar o consumidor mesmo depois das vendas, cria a oportunidade de fidelizar o seu cliente, podendo te ajudar a promover a marca. 

Agora que você já sabe as principais dicas para encantar o seu cliente, não deixe de. Durante todo o processo o cliente deve ser o centro da atenção, sempre sendo escutado e dando o atendimento. Colocando essas estratégias em prática, sua empresa vai ganhar um público fiel e aumentar as vendas!

Para te ajudar ainda mais, separei aqui o nosso E-book Customer Experience, com mais algumas estratégias para melhorar a experiência do seu cliente. Tenho certeza que seguindo essas dicas você vai oferecer uma experiência realmente inesquecível para o seu consumidor!

Também poderá gostar de: