Como elaborar perguntas para pesquisas de mercado – dicas e conceitos

Pedro D'Angelo
Como elaborar perguntas para pesquisas de mercado   dicas e conceitos

Elaborar perguntas para pesquisa de mercado não precisa ser um grande desafio, mesmo para quem não tem tanta experiência no mundo das pesquisas. Conhecendo bem o seu público e tendo em mente o objetivo do seu projeto, criar perguntas para pesquisa não vai ser a parte mais difícil, pode ter certeza.

De qualquer forma, para que não haja mais nenhuma dúvida na hora de montar o questionário de pesquisa, recomendo que você leia este post até o fim.

A seguir você vai encontrar dicas práticas sobre como criar perguntas para pesquisas de mercado diversas. Veja os principais tipos de pesquisa, os formatos de pergunta para pesquisas e como criar o seu questionário com as perguntas certas.

O que é o questionário de pesquisa? Para que serve?

O questionário de pesquisa de mercado é um roteiro de perguntas que serão aplicadas para um público de respondentes. O questionário de pesquisa tem como objetivo obter respostas sobre uma infinidade de assuntos, dúvidas e objetivos de uma empresa ou pessoa. Simplificando, o questionário é o instrumento que permite coletar dados sobre seus consumidores, mercado e concorrentes.

As perguntas do questionário são aplicadas a um público que atenda a critérios definidos pelo pesquisador – e de acordo com o objetivo ou problema de pesquisa.

Fácil, certo?

Dessa forma, o primeiro passo para criar uma pesquisa é definir o problema. Em seguida, em torno desse objetivo, da pergunta central que você quer responder, vem a criação do questionário.

O questionário é composto por várias perguntas que vão buscar as respostas do seu problema. E é agora que entra a criação das perguntas para pesquisa de mercado.

Tipos de pergunta de pesquisas de mercado

Resposta única

O tipo de pergunta mais simples. São usadas em situações cujas respostas são apenas sim ou não e perguntas de caracterização (como sexo, localização e faixa etária), assim como em ocasiões em que as alternativas são excludentes.

Dessa forma, dar a opção de marcar mais de uma alternativa invalidaria as respostas. Para utilizar esse modelo, o enunciado da pergunta deve sempre pedir por uma resposta objetiva, como “qual é o seu item preferido?” ou “se pudesse escolher apenas um…”

Resposta múltipla

Nesse tipo de pergunta, o respondente pode escolher mais de uma opção de resposta. Para utilizar corretamente as perguntas de resposta múltipla, as opções são complementares e não podem ser de caráter exclusivo, em que uma inviabiliza a outra.

Em uma pergunta múltipla, você pode pedir quais são os aplicativos que seu respondente possui instalado no celular, quais as marcas de determinado produto que conhece, quais itens de uma lista ele já comprou, etc.

Pergunta aberta

Deixar que o respondente escreva livremente um texto pode gerar insights bastante específicos para sua pesquisa de mercado. As perguntas abertas permitem declarações e depoimentos completos sobre o assunto que está sendo pesquisado.

Elas também servem para pedir justificativas mais elaboradas sobre respostas dadas previamente.

Pergunta de Escala/Escala de Likert

Nesse tipo de questão, as opções de resposta seguem uma escala de níveis definidos na criação do questionário, como nas pesquisas de NPS. As escalas podem ser de 0 a 10, 1 a 5 e apresentar legendas nos níveis, para orientar o respondente. Perguntas de escala devem ter sempre um número ímpar de opções, para que seja estabelecido um ponto médio. Na hora de analisar os resultados, perguntas de escala possuem o diferencial de permitir o agrupamento de respostas – as “negativas” são agrupadas juntas e as positivas também.

Pergunta de data/numéricas

Uma pergunta de data requer uma resposta no formato de dia/mês/ano ou similar. Perguntas numéricas, também, são bastante óbvias: trata-se da forma de resposta que só aceita digitação de numerais. Ambas servem para conseguir dados exatos dos respondentes, como data de nascimento e idade.

Caso precise de informações de números e quantidades, optar por questões desse tipo facilitam a análise dos resultados quando comparadas às questões abertas de texto, por exemplo.

Esses são os principais formatos de pergunta para pesquisas. Conhecendo cada um deles, o que resta é aprender a elaborar perguntas para a pesquisa de mercado. E vamos agora te ajudar nisso também.

Como criar perguntas para cada tipo de pesquisa

Perguntas para pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação são aquelas que, como o nome diz, querem medir se o cliente está satisfeito ou não – seja com seu produto, serviço, atendimento ou qualquer contato com a marca.

Essas perguntas devem ser elaboradas por você de acordo com o que será avaliado na pesquisa. Se for para medir a satisfação pós-compra, pergunte diretamente o que o cliente achou, que nota ele dá para o que comprou e por aí vai. Também é possível avaliar o atendimento e qualquer outro contato do cliente com a marca. Nesse caso, as perguntas fechadas vão ser as mais indicadas, assim como as de escala. Nada impede, porém, que você peça para o seu cliente elaborar uma resposta aberta, é claro.

Caso queira conferir perguntas prontas para pesquisa de satisfação, é só clicar no link abaixo e conferir nosso modelo!

Perguntas para questionário de pesquisa de satisfação”]

Pergunta da pesquisa NPS

A pesquisa NPS é um tipo de estudo que visa medir a satisfação e lealdade do seu consumidor.

Nesse item, a dica é bastante clara, já que o NPS é composto por uma única pergunta: Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar essa marca a um amigo ou familiar?

O cliente então verá uma escala de 0 a 10 e dará a sua nota. Fácil, certo?

Perguntas de perfil sociodemográfico

Essas perguntas são clássicas no começo de qualquer questionário de pesquisa de mercado.

São perguntas utilizadas para determinar o perfil do respondente da sua pesquisa e até mesmo qualificar os entrevistados. Nesse momento inicial, você vai perguntar o sexo, a faixa etária, o lugar onde mora, a renda média e outras várias informações particulares do seu entrevistado.

A dica para criar perguntas sociodemográficas corretamente é garantir que as alternativas de resposta cubram todos os cenários possíveis. Em uma pergunta de idade, por exemplo, você deve dar opções de faixas etárias para que pessoas de todas as idades encontrem a sua correspondente.

Saiba mais sobre perfil demográfico e esse tipo de perguntas aqui.

Perguntas de hábitos, preferência e opinião

Essas perguntas são as mais particulares, pois são usadas livremente dentro do tema da sua pesquisa. Ao pesquisar os hábitos, preferências e opiniões do consumidor, você terá que criar suas próprias alternativas de resposta, dentro do tema da pergunta que for fazer. Muito cuidado nesse momento para criar alternativa com as quais os respondentes se identificam e, mais ainda: entendem o que você quer dizer.

Na dúvida, peça para alguém te ajudar a testar o questionário respondendo a todas as questões. Assim é mais fácil identificar possíveis problemas na compreensão das perguntas e garantir uma melhor experiência para o respondente.

Quer continuar aprendendo sobre os mais diversos tipos de perguntas pra pesquisa de mercado? Veja a nossa seção de modelos de questionário no site do Opinion Box. São dezenas de questionários prontos, gratuitos e editáveis para que você use e se inspire para criar seu questionário de pesquisa!

Também poderá gostar de: