Como definir orçamento de pesquisa: dicas para precificação de pesquisa de mercado online

Pedro D'Angelo
Como definir orçamento de pesquisa: dicas para precificação de pesquisa de mercado online

Aqui no blog do Opinion Box nós encaramos a missão de ensinar nossos leitores a fazer uma pesquisa de mercado do início ao fim. Falamos das etapas de planejamento, da coleta dos dados, da análise, mas hoje vamos direto a um outro ponto crucial de um projeto: definir o orçamento.

Nem precisamos dizer por aqui o quanto é importante realizar uma pesquisa. Investir nesse tipo de estudo vai te dar dados impossíveis de se obter de outra forma. Ouvindo seu público-alvo, seu cliente ou o colaborador da sua empresa será certamente o melhor caminho para tomar as melhores decisões para eles mesmos.

Por isso, agora eu vou te ajudar a investir corretamente em pesquisa. Veja a seguir os principais fatores que vão ajudar a definir seu orçamento e como pesá-los adequadamente:

Como definir orçamento de pesquisa – principais fatores

Aqui no blog nós já demos algumas dicas sobre quanto custa uma pesquisa de mercado. Agora, vamos detalhar melhor o processo de precificação de um projeto de pesquisa. Veja a seguir os principais fatores que fazem a diferença no valor final.

Tipos de coleta

O tipo de coleta é o principal fator a pesar na hora de definir orçamento de pesquisa. Isso porque existem dois caminhos bem distintos: conseguir você mesmo os entrevistados ou pagar pelas entrevistas.

Coleta gratuita e pesquisas com os próprios contatos: As entrevistas que você mesmo consegue coletar podem ser, por exemplo, com seus próprios clientes. A coleta, em si, pode ser feita por um link compartilhável ou por disparos de email. Assim, você não gasta nada por já ter os contatos necessários para enviar a pesquisa, podendo investir muito pouco em disparos por meio de uma plataforma ou mandar o questionário até mesmo gratuitamente. É o mais indicado para pesquisas de satisfação, por exemplo.

Para quem quer explorar essa opção, o plano Free da Plataforma de Pesquisa do Opinion Box permite até mil envios de e-mails por mês, todos os meses, para os seus próprios contatos. Mesmo sem gastar nada é possível conseguir excelentes insights para o seu negócio.

Coleta paga e painéis de consumidores: Contratar entrevistas não é o oposto de fazê-las gratuitamente. As entrevistas pagas tem um foco diferente e podem oferecer muito mais insights! 

Esse tipo de coleta geralmente é feito por meio de painéis de consumidores, onde os entrevistados são pessoas anônimas, mas que podem representar o seu consumidor ideal. Nesse formato você consegue entrevistas neutras, de pessoas que não te conhecem e, assim, podem dar opiniões honestas e sem nenhum viés sobre seu produto, sua campanha publicitária e muito mais.

Coletar entrevistas em um painel requer investimento, mas ele não precisa ser muito alto. As pesquisas online existem justamente para mudar a forma como precificamos esse tipo de estudo, com orçamentos feitos por número de entrevistas. Na Plataforma de Pesquisa, por exemplo, cada entrevista pode custar a partir de 4 reais.

Opções de público e segmentação

Em coletas com entrevistas pagas, como no caso dos painéis, alguns fatores pesam mais ou menos na precificação da pesquisa.

Os principais são a quantidade de entrevistas, as opções de público e segmentação da amostra de pesquisa.

Vamos começar pelo óbvio: quanto mais entrevistas você fizer, mais alto será o preço do projeto. Com isso em mente, saiba quantas entrevistas fazer para não gastar demais. Não existe uma resposta definitiva para te ajudar a definir quantas entrevistas a fazer, mas é importante contratar uma quantidade razoável para que sua margem de erro não fique tão alta.

As características do público também farão a diferença na hora de definir orçamento de pesquisa. Quanto mais específico seu público for, mais caro pode ficar o projeto. Para visualizar essa lógica é só fazer um exercício lógico.

No Brasil, mais da metade da população é composta por mulheres. Fazer uma pesquisa apenas com mulheres, portanto, não é difícil. Porém, quando falamos apenas de mães, por exemplo, estamos falando de uma parcela menor dessa população. Se quisermos afunilar o público para mães com filhos até 12 anos, a amostra fica ainda mais específica.

A cada critério adicionado na segmentação da pesquisa, o preço por entrevista sobe um pouco. Isso se dá pelo simples fato de que afunilar a amostra fazer com que seja mais difícil, proporcionalmente, chegar até o entrevistado.

Fatores adicionais que pesam no orçamento da pesquisa

Nem só de amostragem e de tipos de coleta é feita a definição do orçamento de uma pesquisa de mercado.

Uma série de fatores adicionais pode mudar o preço final do seu projeto, então fique atento a eles:

Gestão da coleta

Sua coleta será feita por você ou deve contar com o apoio de especialistas? Aqui no Opinion Box é possível deixar todo o projeto na mão da nossa equipe. Assim você ganha em agilidade e confia o projeto a quem realmente entende.

Se quiser, puder e souber fazer você mesmo a gestão, é só usar a Plataforma e assumir o desafio!

Elaboração e tamanho do questionário

Um adicional importante também pode ser a contratação de alguém para elaborar o questionário da sua pesquisa. Além disso, a quantidade de perguntas do questionário pode fazer toda a diferença na precificação. Aprenda a elaborar corretamente seu questionário de pesquisa ou terceirize a tarefa para quem entender melhor do assunto.

Análise e apresentação de resultados

O fator adicional final que pode ser contratado junto com sua pesquisa é a análise e a elaboração de um relatório. Esse fato pode mudar bastante o orçamento final, já que requer especialistas em análises para elaborar um material rico e útil a partir das suas entrevistas.

Quer conversar sobre orçamentos de pesquisa de mercado?

O objetivo deste artigo é esclarecer os principais pontos que pesam ao definir orçamento de pesquisa. Se quiser continuar conversando sobre o tema e entender como funciona na prática esse tipo de orçamento, fale com a nossa equipe. Os especialistas do Opinion Box estão prontos para tirar suas dúvidas e te ajudar a chegar mais longe com a pesquisa ideal para o seu negócio.

Também poderá gostar de:

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado É fácil pensar em exemplos de filmes e séries para publicitários, administradores e empreendedores. Mas se você pensa qu...
Preço de pesquisa de mercado: fatores que influenciam no custo de uma ... Quer conhecer melhor os fatores por trás do preço de pesquisa de mercado? Vamos te ajudar! Descubra tudo o que influenci...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.