Como conseguir respostas para seu questionário de pesquisa online

Pedro D'Angelo
Como conseguir respostas para seu questionário de pesquisa online

Fazer uma pesquisa online é fácil, rápido e pode ser o caminho para conseguir informações riquíssimas sobre um público ou mercado. Com as ferramentas digitais, todo mundo pode criar o seu questionário de pesquisa, compartilhá-lo por diversos meios e conseguir suas respostas. Tudo nesse processo é bem simples de fazer, mas a etapa de conseguir respostas para o questionário de pesquisa online, muitos vão encontrar dificuldades.

A ideia deste post é justamente te contar que recrutar pessoas para responder sua pesquisa não é difícil. É só continuar lendo para entender de uma vez por todas que fazer um questionário de pesquisa online é fácil e claro, como você vai encontrar as pessoas certas para responder sua pesquisa.

Por que fazer uma pesquisa online?

Antes de tomar qualquer decisão decisão, é importante ter dados e informações que vão te livrar de achismos e intuições equivocadas. Pesquisas de mercado e de opinião existem justamente para eliminar essas ideias e ajudar a concretizar as decisões ouvindo diretamente quem importa: seu público, seus clientes ou seu mercado.

Com um questionário de pesquisa online você consegue falar com uma infinidade de pessoas no Brasil, levantando respostas importantes para abrir um negócio, lançar um novo produto ou para ouvir o que seu consumidor pensa da sua empresa e quão satisfeito está com seus serviços.

Não é novidade nenhuma que a internet facilita a nossa vida em diversos aspectos. E quando falamos de pesquisa, pode acreditar que o meio digital também ajudou – e muito.

As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Na prática, as pesquisas online são bem mais acessíveis que as pesquisas tradicionais e podem ser feitas até mesmo gratuitamente. Além disso,  uma pesquisa de mercado online também é muito rápida de se fazer. Em poucos dias você consegue criar um questionário ou utilizar um modelo pronto, enviá-lo para o público e consolidar os resultados!

Com quem você quer falar?

Antes de mais nada, preciso te perguntar: com quem você quer falar através do seu questionário de pesquisa online?

Definir o público-alvo é uma etapa inicial bem importante que vai definir a eficácia da sua pesquisa como um todo. Se você quer abrir um negócio voltado especificamente para mães, não adianta falar com homens ou com mulheres que não pretendam ter filhos. A respostas que seu questionário de pesquisa online levantar vão te guiar para a direção errada, caso se baseie na opinião de pessoas que não atendem aos critérios do seu projeto.

Por isso, antes mesmo de criar o questionário da pesquisa, tire um bom tempo para pensar no público-alvo que deve respondê-lo. Defina o problema da pesquisa e se pergunte: quem são as pessoas que vão me ajudar a resolvê-lo?

Recomendado para você:  Amostra: como definir quantas entrevistas fazer em uma pesquisa de mercado

Como conseguir respostas para o questionário de pesquisa

Chegando até aqui, imagino que você tenha seu público-alvo bem definido e já esteja com o questionário de pesquisa online pronto. Se não tiver o questionário, tudo bem. Podemos ajudar. Salve este link de modelos gratuitos e editáveis para conferir depois e continue lendo as dicas abaixo para aprender a conseguir as respostas:

Contrate um painel de consumidores

Um Painel de Consumidores é base online de pessoas que se cadastram para participar de pesquisas de mercado. Caso sua pesquisa precise de resultados imparciais e representativos da sociedade ou de nichos e mercados específicos, essa é a melhor opção para conseguir respostas.

Imagine, por exemplo, quem vai testar uma novidade no mercado. Se você tem uma ideia genial e resolve testar a novidade com pessoas próximas, pode ser que elas se deixem influenciar pela sua opinião e deem opiniões enviesadas por isso. Afinal, seus amigos vão acreditar na sua ideia por gostarem de você e acreditarem no seu potencial, certo? Por isso, na maior parte das pesquisas, o ideal é entrevistas pessoas neutras no seu questionário de pesquisa online.

O Painel de Consumidores ainda permite que pessoas e empresas contratem pesquisas com públicos diversos. Pelo Painel conseguimos filtrar os respondentes por dados sociodemográficos, hábitos de compra/consumo, posse de itens e muito mais!

No Opinion Box, contamos com um Painel com mais de 150 mil consumidores prontos para responder pesquisas diversas. Eles estão em todo o Brasil e atendem a critérios sociodemográficos variados, além de terem hábitos próprios que podem ser desvendados por você!

Quer conhecer melhor o nosso Painel e tudo que você pode descobrir fazendo uma pesquisa por lá? Leia aqui para conhecer o público  responde às pesquisas do Opinion Box.

Gere um link compartilhável

A maior parte das ferramentas de pesquisa de mercado online tem sempre a opção de gerar um link do questionário para compartilhar com os respondentes.

Dessa forma, você consegue criar um link que pode ser colado basicamente em qualquer lugar. Redes sociais, fóruns e até o Whatsapp podem ser utilizados para compartilhar o questionário de pesquisa onlinee conseguir respostas a partir daí.

Espalhe o link da pesquisa online onde o seu o publico estiver

Lembra da dica sobre definir corretamente o público da pesquisa? Aqui a ideia é bem parecida.

Gerando um link compartilhável do questionário de pesquisa online, não adianta sair distribuindo-o por aí em qualquer lugar. Se for divulgar a sua pesquisa pela internet agora, certifique-se de fazê-lo onde seu público de verdade vai estar.

Imagine que você está fazendo uma pesquisa apenas voltada para quem tem um animal de estimação. Se você simplesmente colar o link da pesquisa no seu perfil do Facebook, qualquer amigo ou pessoa com poder de visualizá-lo pode responder – independentemente de atender ou não o critério de ter um pet em casa, por exemplo.

Nesse caso, que tal deixar para divulgar o link apenas em grupos, fóruns e comunidades online de donos de pets? Assim, você vai conseguir respostas de quem realmente interessa.

Conte com seus próprios contatos

Vários tipos de questionário de pesquisa online podem e devem ser aplicados para a sua própria lista de contatos. Pesquisas de satisfação, por exemplo, são feitas essencialmente com pessoas que já compraram ou contrataram o seu serviço. Nesse formato, então, o jeito mais indicado é usar o email para falar com essas pessoas.

Novamente, ferramentas de pesquisa online como o Opinion Box podem ajudar nessa parte. Criando um questionário na nossa Plataforma de Pesquisa, você pode escolher enviá-lo para sua lista de contatos. Você finaliza a criação da pesquisa, escreve e edita a mensagem do e-mail e dispara. Simples como parece. Ah, e dependendo do volume da sua lista, essa modalidade pode ser gratuita.

Importante: Caso a sua pesquisa seja feita por email, quanto maior o seu mailing melhor, já que a taxa de retorno de uma pesquisa por email varia entre 1% e 5%.

 

Se a sua pesquisa for feita com seus contatos ou se preferir contratar um Painel de Consumidores, nós temos a solução. Clique no Banner abaixo e se cadastre gratuitamente na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box. Nossa solução oferece tudo que você precisa para disparar e conseguir as respostas do seu questionário de pesquisa online. 

 

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado em redes sociais: vantagens e desvantagens Certamente você já viu links de pesquisa de mercado em suas redes sociais. Talvez até mesmo já tenha criado uma. Seja p...
Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar a... Dois assuntos sobre pesquisa de mercado que sempre discutimos aqui no blog são a importância de conhecer seu público-alv...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail