Brand Lift: o que é e como aplicá-lo na prática?

Brand Lift: o que é e como aplicá lo na prática?

Você já ouviu falar no conceito de Brand Lift? Ele vem ajudando cada vez mais marcas e empresas a terem bons insights em momentos de tomada de decisão. 

Como? Por meio da mensuração dos indicadores de desempenho de ações e campanhas desenvolvidas pela marca. Por meio dessas métricas, será possível entender quais caminhos estão funcionando ou não.

Sendo assim, para auxiliar na sua estratégia de Brand Lift, separamos nesse post tudo que você precisa saber sobre esse conceito. Além disso, reunimos dicas práticas de como aplicá-lo em seu negócio.

O que é Brand Lift?

Na tradução literal, o termo em inglês Brand Lift significa “levantamento da marca”. Na prática, Brand Lift é caracterizado pelos reflexos que as percepções e reações do público causam sobre uma campanha de uma determinada marca.

Nesse sentido, o Brand Lift reúne uma série de métricas relevantes para acompanhar essas ações do público com a marca.

Sendo assim, quanto mais positivo for o brand lift, consequentemente melhor será o aceitamento do público por uma marca.

A partir disso, será possível avaliar se o negócio está percorrendo o caminho certo em suas ações de marketing. Além disso, para obter os indicadores necessários, o brand lift se apoia em pesquisas, que devem ser muito bem elaboradas.

Qual a importância do Brand Lift?

Como já dito anteriormente, o Brand Lift ajuda na tomada de decisões de uma empresa. Nesse sentido, como essas decisões serão baseadas exclusivamente nos dados concretos dos indicadores e não em achismo, as chances de assertividade tornam-se muito maiores.

Além disso, os indicadores de Brand Lift são excelentes formas de compreender os pontos assertivos e pontos de melhoria em uma campanha de marketing.

Essas melhorias servem tanto para ajustes nas campanhas existentes, quanto para o planejamento de futuras ações.

O brand lift também ajudará a definir se uma ação trará um bom retorno sobre investimento (ROI) para o seu negócio. Afinal de contas, para medir o ROI, é necessário se apoiar em indicadores importantes.

Brand Lift na prática: como fazer?

Uma estratégia de brand lift exige uma metodologia de aplicação bem definida e estruturada.

Primeiramente, para realizar a pesquisa, é preciso elaborar o questionário com perguntas estratégicas. Confira alguns exemplos:

  • O quanto você gosta dessa propaganda, numa escala de 0 a 50, onde 0 significa “não gosto nada” e 5 significa “gosto muito”
  • Quais as suas primeiras impressões sobre a mensagem dessa propaganda?
  • Quando você pensa em [marca] qual o primeiro sentimento que vem à sua cabeça?*
  • O quanto esta propaganda combina com a [marca]?*
  • Depois de ter visto essa peça, você teria interesse de conhecer mais sobre o produto e a empresa?

Essas perguntas fazem parte dos modelos de questionários sobre Imagem de Marca do Opinion Box. Saiba mais sobre esse tipo de pesquisa e confira todos os modelos de questionários disponíveis, como avaliação e recall de campanhas, tracking de marca e muito mais!

É importante lembrar que, para fazer esse tipo de pesquisa, você precisa definir qual o tipo de canal em que os seus consumidores estão mais presentes.

Por exemplo, se a maioria dos seus clientes têm acesso à sua marca por comerciais na TV, esse é o tipo de campanha que deve ser avaliado nas pesquisas.

Em seguida, os grupos de amostra devem ser divididos em dois: aqueles que não tiveram nenhum tipo de contato com a campanha e aqueles que tiveram qualquer tipo de contato ou interação com a campanha.

Métricas do fortalecimento da marca

Você já sabe a importância do Brand Lift para o seu negócio e como fazer uma pesquisa para essa estratégia. Agora, vamos falar sobre os principais indicadores que devem ser considerados nessa estratégia.

Recall de campanha

Em linhas gerais, o recall tem como objetivo medir a lembrança de marca do consumidor em relação a uma campanha completa ou um anúncio específico.

Você consegue obter essa métrica após o lançamento da campanha ou anúncio por meio de uma pesquisa de recall de campanha.

Nesse sentido, o recall de campanha tem o objetivo de ajudar a avaliar o impacto das estratégias de marketing e a eficácia de suas campanhas de forma geral.

O Opinion Box tem um modelo de questionário par pesquisa de recall de campanha pronto para ser editado e utilizado na nossa Plataforma de Pesquisa. Acesse agora!

Reconhecimento da marca (awareness) 

Essa métrica tem como objetivo medir o quanto os consumidores reconhecem a sua marca ou empresa. Nesse sentido, quanto maior for o reconhecimento da marca, mais o consumidor ficará familiarizado com ela.

Por exemplo, quando vemos a logo de uma maçã mordida, mesmo que não venha nada escrito para acompanhar, logo associamos à Apple, devido ao forte reconhecimento da marca que a empresa possui.

Além disso, quando vemos as tradicionais tipografias da Coca-Cola ou da Disney, por exemplo, mesmo que os elementos textuais não se relacionem, vamos associá-las às mesmas por causa da parte visual. 

As pesquisas mais indicadas para analisar as métricas de awareness são as pesquisas de imagem de marca.

Consideração de marca 

A métrica Consideração de Marca avalia a intenção de compra dos consumidores da sua marca. Em outras palavras, ela mede o quanto os consumidores se dispõem a comprar de uma marca ou empresa.

Nesse sentido, para obter essa métrica, as pesquisas de intenção de compra são ideais. Acesse agora o nosso modelo de questionário de intenção de compra, edite-o à vontade e faça a sua pesquisa agora mesmo na nossa Plataforma de Pesquisa.

Além disso, vale também pesquisar no Google Analytics o quanto as pessoas pesquisam organicamente pela sua marca no Google.

Atitude de marca

A atitude de marca basicamente mede o quanto a sua marca ou empresa está cumprindo com o que promete.

Nesse sentido, ela mostra como o seu posicionamento de marca está sendo recebido pelo público e se o discurso da marca está saindo do papel.

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar o seu negócio a obter bons resultados nessa métrica.

A principal delas é conhecer o seu público alvo, para entender melhor as dores e necessidades de quem compra da sua marca ou empresa e assim traçar estratégias para atender e satisfazer os seus consumidores. Nesse sentido, a pesquisa de mercado será uma grande aliada.

Dicas práticas de Brand Lift

Para que o Brand Lift tenha sucesso na prática, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes.

Primeiramente, é importante entender qual das métricas você deseja trabalhar de forma mais aprofundada e selecionar a pesquisa que corresponde a elas. Para que tudo isso esteja alinhado, a etapa do planejamento estratégico é indispensável.

Além disso, ao formular os questionários de pesquisas voltadas para o brand lift, faça perguntas diretas e concretas, evitando muitas delongas. Nesse sentido, as respostas também serão mais objetivas e as métricas ficarão mais fáceis de serem mensuradas.

Por fim, existem plataformas de anúncios nas redes sociais, como o Facebook Ads e Linkedin Ads, nas quais você tem a possibilidade de criar campanhas e anúncios voltados para as métricas de Brand Lift, como alcance e reconhecimento da marca, por exemplo.

Não deixe de fazer esse investimento para obter essas métricas que são essenciais para entender o que está funcionando ou não em seu negócio e suas campanhas..

Também poderá gostar de:

AUTOR

Danielle Salgado

Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.