Pesquisa revela as tendências do e-commerce no Brasil para 2023

Danielle Salgado
Pesquisa revela as tendências do e commerce no Brasil para 2023

Atualmente, o e-commerce possui uma potência enorme no mercado, movimentando fortemente a economia ao redor do mundo. Somente em 2021, as vendas online movimentaram cerca de R$ 182,7 bilhões no Brasil, segundo dados da Ebit Nielsen. E quais serão as tendências do e-commerce para o próximo ano?

Para entender melhor o comportamento do consumidor do e-commerce no Brasil e, consequentemente, o que esperar para o comércio online no país em 2023, o Opinion Box realizou uma pesquisa exclusiva com a Octadesk.

Sendo assim, confira a seguir os principais insights do relatório inédito:

Tendências do e-commerce: por que comprar online?

Para definir estratégias para aproveitar o crescimento do e-commerce, é crucial analisar os motivos que levam às compras online. De forma geral, três itens se destacam como os principais fatores que motivam as compras no e-commerce: preço, praticidade e promoções.

De acordo com a pesquisa, nesse sentido, 73% consideram o preço mais acessível no e-commerce do que nas lojas físicas.

Além disso, 72% afirmaram que o motivo para comprarem no e-commerce é a praticidade de comprar sem precisar sair de casa e, para 69%, existem promoções que só encontram na internet.

O comportamento dos consumidores do e-commerce

Para realizar estimativas sobre o futuro, não podemos deixar de analisar o passado e o presente. 

Dessa forma, o estudo do comportamento do consumidor online também identificou que os clientes do e-commerce brasileiro já têm certa maturidade no segmento.

Além disso, de acordo com o gráfico, podemos perceber que 19% dos consumidores já compram online há mais de uma década.

E as previsões são animadoras! Quando perguntados, 7 em cada 10 consumidores disseram que a frequência de compras online aumentou no último ano e 55% afirmaram que a frequência com que compram na internet aumentará nos próximos 12 meses.

Nesse sentido, você já deve ficar ciente: 2023 aponta para trazer bons resultados nas vendas. Dessa maneira, é preciso refletir: você e seu negócio já estão preparados para isso?

Em relação às categorias mais procuradas pelos consumidores do comércio eletrônico, nos últimos 6 meses, os usuários compraram mais roupas (60%), eletrônicos (49%) e calçados (47%). 

No entanto, de quais segmentos as pessoas não comprariam produtos pela internet? De acordo com a pesquisa, 28% não comprariam óculos, 26%, colchões e 19%, medicamentos.

Ainda assim, a realidade pode mudar: 77% afirmam comprar online alguns produtos que, até algum tempo atrás, não imaginavam comprar nesse formato.

A importância das redes sociais e do marketing de influência

As redes sociais consolidaram nos últimos anos um papel como grandes aliadas do e-commerce, ao mesmo tempo que se tornaram verdadeiras vitrines e lojas virtuais.

Nesse sentido, atualmente é possível realizar todo o processo de compra – até mesmo o pagamento – sem sair de uma rede social.

Dessa forma, é inegável o papel que elas têm no cotidiano do consumidor digital. Além disso, para muitos, é nas redes sociais que os produtos desejados e suas respectivas lojas são encontrados. O Instagram, o Facebook e até o TikTok de uma loja podem ser importantes para que ela seja encontrada por quem mais importa.

Por isso, não é atoa que 66% pesquisam por produtos no Instagram antes da compra, 51%, no YouTube, 36% no Facebook e 11% no TikTok.

Além disso, os anúncios nas redes sociais também geram bastante impacto nesse momento: 67% já compraram produtos que viram em anúncios nas mídias sociais.

O marketing de influência também exerce um grande impacto nas vendas online: 41% já compraram produtos indicados por influenciadores digitais. Entre essas pessoas, mais de 80% o fizeram por causa da rede de fotos e vídeos.

Sendo assim, esses são fatores que as empresas têm que levar em consideração ao planejar a sua estratégia.

Tendências do e-commerce para 2023: sobre a pesquisa 

Por fim, para realizar o relatório Consumer Trends 2023, entrevistamos 2.064 consumidores online que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box.

Os entrevistados possuem acima de 16 anos, estão distribuídos por todo o Brasil, respeitando as proporções de gênero e classes sociais. As entrevistas ocorreram entre outubro e novembro de 2022. 

Todas as pessoas entrevistadas realizaram pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

Além disso, você também pode fazer a sua própria pesquisa de mercado para entender o perfil, comportamento, hábitos e preferências do seu público-alvo. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

Para baixar o relatório completo e gratuito da pesquisa, clique no banner abaixo.

Também poderá gostar de: