Pesquisa revela as tendências do e-commerce no Brasil para 2024

Danielle Salgado
Pesquisa revela as tendências do e commerce no Brasil para 2024

Atualmente, o e-commerce possui uma potência enorme no mercado, movimentando fortemente a economia ao redor do mundo. Somente em 2021, as vendas online movimentaram cerca de R$ 169,6 bilhões no Brasil, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). E quais serão as tendências do e-commerce para o próximo ano?

Para entender melhor o comportamento do consumidor do e-commerce no Brasil e, consequentemente, o que esperar para o comércio online no país em 2024, o Opinion Box realizou uma pesquisa exclusiva com a Octadesk.

Dessa forma, confira a seguir os principais insights do relatório inédito:

Tendências do e-commerce: por que comprar online?

Para definir estratégias para aproveitar o crescimento do e-commerce, é crucial analisar os motivos que levam às compras online. De forma geral, três itens se destacam como os principais fatores que motivam as compras no e-commerce: preço, praticidade e promoções.

Desse modo, segundo a pesquisa, 58% consideram o preço mais acessível no e-commerce do que nas lojas físicas. Ainda assim, na edição anterior da pesquisa, essa proporção era de 73%.

Além disso, 57% afirmaram que o motivo para comprarem no e-commerce é a praticidade de comprar sem precisar sair de casa e, para 56%, existem promoções que só encontram na internet.

O comportamento dos consumidores do e-commerce

Para realizar estimativas sobre o futuro, não podemos deixar de analisar o passado e o presente. 

Dessa forma, o estudo do comportamento do consumidor online também identificou que os clientes do e-commerce brasileiro já têm certa maturidade no segmento.

Além disso, de acordo com o gráfico, podemos perceber que 18% dos consumidores já compram online há mais de uma década.

E as previsões são animadoras! Quando perguntados, 6 em cada 10 consumidores disseram que a frequência de compras online aumentou no último ano e 54% afirmaram que a frequência com que compram na internet aumentará nos próximos 12 meses.

Sendo assim, você já deve ficar ciente: 2024 aponta para trazer bons resultados nas vendas. Portanto, é preciso refletir: você e seu negócio já estão preparados para isso?

Em relação às categorias mais procuradas pelos consumidores do e-commerce, nos últimos 6 meses, os usuários compraram mais roupas (58%), calçados (43%) e artigos de higiene e beleza (39%). 

No entanto, de quais segmentos as pessoas não comprariam produtos pela internet? De acordo com a pesquisa, 24% não comprariam óculos, 23%, colchões e 21%, artigos de pets.

Ainda assim, a realidade pode mudar: 67% afirmam comprar online alguns produtos que, até algum tempo atrás, não imaginavam comprar nesse formato.

A importância das redes sociais e do marketing de influência

As redes sociais consolidaram nos últimos anos um papel como grandes aliadas do e-commerce, ao mesmo tempo que se tornaram verdadeiras vitrines e lojas virtuais.

Nesse sentido, atualmente é possível realizar todo o processo de compra – até mesmo o pagamento – sem sair de uma rede social.

Dessa forma, é inegável o papel que elas têm no cotidiano do consumidor digital. Além disso, para muitos, é nas redes sociais que os produtos desejados e suas respectivas lojas são encontrados. O Instagram, o Facebook e até o TikTok de uma loja podem ser importantes para que ela seja encontrada por quem mais importa.

Por isso, não é atoa que 67% pesquisam por produtos no Instagram antes da compra, 51%, no YouTube, 37% no Facebook e 13% no TikTok.

Além disso, os anúncios nas redes sociais também geram bastante impacto nesse momento: 69% já compraram produtos que viram em anúncios nas mídias sociais.

O marketing de influência também exerce um grande impacto nas vendas online: 41% já compraram produtos indicados por influenciadores digitais. Entre essas pessoas, 81% afirmaram que esses influenciadores estão no Instagram.

Tendências do e-commerce para 2023: sobre a pesquisa 

Por fim, para realizar o relatório E-commerce Trends 2023, entrevistamos 2.088 consumidores online que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box.

Os entrevistados possuem acima de 16 anos, estão distribuídos por todo o Brasil, respeitando as proporções de gênero e classes sociais. As entrevistas ocorreram em maio de 2023. 

Todas as pessoas entrevistadas realizaram pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

Além disso, você também pode fazer a sua própria pesquisa de mercado para entender o perfil, comportamento, hábitos e preferências do seu público-alvo. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

Você se interessou pelos dados e quer saber mais? Então baixe agora o relatório completo e gratuito da pesquisa:

Também poderá gostar de: