Brand Awareness: o que é e por que se preocupar com consciência da marca

Pedro D'Angelo
Brand Awareness: o que é e por que se preocupar com consciência da marca

Imagine que você está com fome, procurando algo para comer em um bairro que não conhece bem. Caminhando pela rua, você encontra o que parece ser uma grande lanchonete, pintada e decorada de vermelho e amarelo. Antes mesmo de ver a placa com um grande M amarelo, provavelmente já terá aparecido uma marca na sua cabeça. Estou tão certo disso que, apostando que você quis comer um sanduíche nesse local, não vou nem citar a marca aqui. O “fenômeno” que explica essa associação na sua mente é o que chamamos de Brand Awareness.

No dia a dia, esse tipo de associação quase automática é muito comum. Entre as milhares de marcas e empresas com as quais convivemos, algumas conquistaram espaço cativo na nossa memória. Isso não é a toa, é claro. Existe toda uma estratégia para garantir que uma marca seja sempre lembrada pelo público, enquanto outras caem mais facilmente no esquecimento. Brand Awareness é o que explica isso, esse jeito de estar sempre na mente do consumidor.

O que é Brand Awareness?

Brand Awareness é um termo do inglês que pode ser traduzido como consciência ou notoriedade da marca. Na prática, ele funciona como um índice para quantificar a percepção que os clientes têm da sua marca e que associações o público faz quando pensa na empresa.

Resumindo, então, Brand Awareness é um indicador que precisa ser considerado pelas empresas. Ele mede reconhecimento, credibilidade e as percepções em geral que o seu público dedica – ou não – ao seu negócio.

Por que se preocupar com Brand Awareness

No mercado atual, quem não quer ser conhecido e, melhor ainda, reconhecido positivamente? Quando esse sentimento vem dos clientes de uma marca, pode ter certeza que isso significa o sucesso dela. Por isso, descobrir e medir a percepção que o mercado tem da sua marca é fundamental para melhorar indicadores diversos.

Uma marca consistente e bem reconhecida, consequentemente, terá melhores resultados no mercado. O planejamento de vendas vai ter melhores resultados e a estratégia de conteúdo enfrentará menos obstáculos. Por isso, muita atenção às opiniões e percepções do cliente em relação aos seus produtos, soluções, atendimento e posicionamento de forma geral.

Resumindo, as principais vantagens de trabalhar pelo Brand Awareness são:

  • Aumento direto nas vendas, já que marcas mais lembradas e procuradas vão sempre vender mais;
  • Aproximação da marca com o cliente. Marcas que não saem da cabeça do consumidor desenvolvem melhores relacionamentos com seu público;
  • Maior alcance e eficácia da estratégia de marketing, uma vez que o público já conhece a marca e tem uma boa percepção sobre ela;
  • Firma a marca como referência em seu próprio mercado, o que sempre vai atrair novas pessoas até ela com mais facilidade.

Como aumentar o seu Brand Awareness

Até agora já sabemos o que significa e por que se preocupar com seu índice de Brand Awareness. E como fazer para essa percepção seja sempre – e cada vez mais – positiva?

Algumas práticas e estratégias podem ser adotadas nesse sentido para ajudar a sua marca a conquistar melhores percepções por parte do cliente.

1. Conheça a fundo o cliente

Sem dúvidas a ação e dica mais básica. Saiba o tempo todo com quem está lidando e para quem está trabalhando e tentando vender. Defina corretamente suas Buyer Personas e trabalhe sempre com elas em mente. Pesquise o mercado, os hábitos de consumo dos clientes e faça tudo para personalizar ao máximo seu trabalho para ele.

2. Estimule o relacionamento e a fidelidade

Procure criar programas e ações que estimulem o relacionamento e a fidelidade entre clientes. Programas e cartões de fidelidade, brindes exclusivos para clientes e campanhas de indicação de amigos são só algumas ideias possíveis. Faça com que os próprios consumidores espalhem sua mensagem positivamente.

Brand Awareness: o que é e por que se preocupar com consciência da marca

3. Cuide da satisfação do cliente

Sempre ressaltamos por aqui que ouvir o cliente e cuidar de sua satisfação é coisa séria. Ouça o que o cliente tem a dizer, trabalhe em cima dos pontos de melhoria que ele apontar e sempre cuide de quão satisfeito com o negócio ele está. Clientes satisfeitos são fiéis, mantém uma imagem positiva da marca e passam isso adiante.

4. Desenvolva uma abordagem eficaz de vendas

Uma empresa de sucesso é aquela que sabe vender. E saber vender não é só convencer clientes e conseguir bons números. Os bons vendedores tem um planejamento de vendas eficaz. Eles sabem a hora certa, o melhor discurso e consegue atingir em cheio as maiores necessidades dos clientes. Esse trabalho bem feito certamente terá um reconhecimento positivo da marca como uma de suas consequências.

Brand Awareness: o que é e por que se preocupar com consciência da marca

5. Pesquisa de mercado e imagem da marca

Uma pesquisa de mercado ajuda a aumentar o Brand Awareness de um negócio de diversas formas. Primeiro e antes de mais nada, porque é através das pesquisas que podemos ouvir diretamente o consumidor.

Falando diretamente com o seu público, você pode avaliar sua marca sob o olhar dele, que é o que realmente conta. Como você é percebido pelos consumidores? A que eles associam sua marca?

Além disso, fazer uma pesquisa de mercado voltada para melhorar o seu Brand Awareness pode trazer informações valiosas sobre sua concorrência. Identifique seus principais concorrentes e questione o público a respeito deles. A partir disso, trace planos para superá-los e melhorar onde eles falham. Por isso, considere fazer uma pesquisa de imagem da marca com seu público-alvo. Uma pesquisa bem feita pode trazer insights preciosos para melhorar e fazer crescer o seu Brand Awareness.

Com essas principais dicas, já dá para desenvolver uma boa estratégia a fim de aumentar o Brand Awareness de um negócio. Trabalhando sempre com o seu consumidor em mente e usando das vantagens das pesquisas de mercado, fica muito mais fácil ter um bom índice de consciência da sua marca. Só não vale se desesperar, pois esse é um objetivo das empresas que só é alcançado com o tempo e com muito trabalho duro. Para começar agora e chegar ao topo do seu mercado mais facilmente, que tal fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o seu público? Cadastre-se no Opinion Box e crie seu questionário para ouvir tudo o que seu público tem a te oferecer.

Também poderá gostar de: