O que é Top of Mind e como usar para ser sempre lembrado pelo consumidor

Pedro D'Angelo
O que é Top of Mind e como usar para ser sempre lembrado pelo consumidor

O top of mind é um conceito de marketing, incorporado nas pesquisas de mercado e muito importante em estudos do comportamento do consumidor.

Na forma de uma simples pergunta, que rende resultados e análises importantes para as marcas, esse conceito pode te levar para o topo do pódio do seu segmento de atuação.

Descubra a seguir o que significa top of mind e como aplicar essa ideia nas suas estratégias e desvendar de vez o comportamento do consumidor!

O que é Top of Mind

Como o próprio termo em inglês já indica, o top of mind significa o que vem em primeiro lugar na sua mente.

O conceito então está ligado a marcas e empresas que são as primeiras das quais os consumidores se lembram quando questionados.

Talvez você já tenha até respondido alguma pesquisa que te perguntasse: quando você pensa em marcas de determinado segmento, qual é a primeira que vem à sua mente?

Essa pergunta, que busca encontrar as marcas mais lembradas espontaneamente pelo consumidor, está por trás de todo o conceito de top of mind. Se tornando o top of mind da sua categoria, indicado pelos consumidores, você terá certeza de que está enraizado na mente do cliente e, a partir daí, seu sucesso está muito mais garantido.

Por isso é tão importante que você continue lendo sobre a importância de conhecer o top of mind.

Importância do Top of Mind: para que serve?

O top of mind, antes de mais nada, é parte importante do trabalho de branding e de brand awareness de uma marca.

Quando você pensa em refrigerantes, qual a primeira marca que vem à sua cabeça? E quando falamos de referências em sustentabilidade?

O trabalho de branding, ou de gestão de marca, é o que garante que você sempre lembre-se da Coca-Cola e da Natura, por exemplo, quando é questionado como nos exemplos acima.

Como vantagem direta, o top of mind é a etapa inicial para criar lealdade à marca e se tornar um preferido do seu consumidor.

O top of mind ajuda a criar uma conexão bem construída e um forte relacionamento com os clientes. O principal objetivo de todos os diretores de marketing é alcançar um alto nível de lealdade à marca, passando pela satisfação do consumidor e criando vínculo emocional forte entre marca e cliente. E ser top of mind no seu segmento é o melhor caminho para conquistar esse objetivo.

Como usar Top of Mind em pesquisas de mercado

Como já foi falado logo acima, o uso de top of mind em pesquisas de mercado consiste basicamente em uma  única pergunta:

Quando você pensa em determinado assunto/segmento/termo, qual é a primeira marca que vem à sua mente?

A marca mais citada espontaneamente pelos consumidores é considerada o top of mind daquele segmento ou tema.

Essa pergunta deve vir logo no início das suas pesquisas, sem que outras perguntas anteriores possam influenciar o entrevistado.

Se, no início do questionário de pesquisa, você introduzir outro assunto, citar marcas ou mesmo o seu segmento, seu consumidor pode passar a responder a pesquisa a partir de algum viés. Isso vai contra a ideia de encontrar o top of mind, que deve ser totalmente espontâneo.

O Top of Mind, mesmo sendo uma única pergunta em sua essência, não precisa ser o único ponto do questionário. Assim como nas pesquisas NPS, você pode explorar mais pontos do comportamento do consumidor além da pergunta principal.

Investigue atributos do seu produto, aproveite para medir a satisfação do cliente ou aproveite a pesquisa para questionar mais sobre seus concorrentes.

No fim das contas, o top of mind ajuda a posicionar sua empresa dentro do seu segmento, então pergunte ao cliente as impressões sobre você e os principais concorrentes do seu negócio.

Para entender melhor como fazer isso, aprenda aqui a fazer análise de concorrência do seu negócio.

O que fazer com os resultados da pesquisa?

Após os resultados da pesquisa de mercado, o próximo passo é trabalhar em cima do que você descobriu.

Use as informações que conseguiu para identificar padrões entre seus clientes. Tente encontrar segmentos de clientes em que sua marca é mais forte – e os grupos que preferem seus concorrentes.

A partir daí, elabore estratégias de marketing para cada segmento, buscando sempre manter o cliente satisfeito e inspirar altos níveis de lealdade.

Por fim, esse momento de avaliação das estratégias deve servir para verificar se a estratégia escolhida deve ser continuada ou se é necessário fazer ajustes adicionais com base no feedback do cliente e na análise da marca.

Se você chegou até aqui, certamente deve ter aprendido o que é o top of mind e, melhor ainda: a utilizar esse conceito no dia a dia do seu negócio. Incorporando essa ideia nas suas estratégias de negócios – e de pesquisa de mercado, você estará um passo a frente dos concorrentes e cada vez mais inseridos na mente do seu consumidor.

Caso esteja seguro para desbravar as pesquisas de mercado, crie já a sua pesquisa online. É fácil, rápido e você não precisa ser um especialista em pesquisa para usar a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

Se preferir, você também pode contar com nosso time de especialistas em pesquisa e agendar uma consultoria gratuita. Fale com a gente aqui!

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.