Pesquisa de tracking: como monitorar constantemente o seu consumidor

Daniela Schermann
Pesquisa de tracking: como monitorar constantemente o seu consumidor

A pesquisa de tracking faz um monitoramento a longo prazo e ajuda as empresas a entender as variações constantes que ocorrem no seu mercado. Entenda tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Quem acompanha nosso blog já sabe a importância que a pesquisa de mercado tem para o sucesso de qualquer empresa. Hoje vamos falar de um tipo de pesquisa de mercado que está crescendo muito no país: a pesquisa de tracking.

A pesquisa de tracking faz um monitoramento periódico sobre determinado tema para entender as variações que ocorrem ao longo do tempo. Dessa forma, marcas e empresas podem antecipar os períodos de altas e baixas e se preparar com muito mais segurança para as mudanças.

Vamos entender detalhadamente o que é pesquisa de tracking, por que ela é importante para diversos tipos de empresa e como fazer uma pesquisa de tracking:

O que é pesquisa de tracking

Tracking é monitoramento. Assim, a pesquisa de tracking realiza um monitoramento contínuo de como a empresa ou marca está se posicionando no mercado.

A pesquisa de tracking consiste em realizar diferentes ondas de uma mesma pesquisa em um intervalo de tempo. A periodicidade da pesquisa vai depender dos objetivos da pesquisa. Elas podem ocorrer diaria, semanal, mensal, semestral, anualmente ou em outro intervalo de tempo que se faça necessário.

Pense, por exemplo, nas pesquisas de intenção de voto. Este é um tipo clássico de pesquisa de tracking, que monitora a evolução de cada candidato ao longo do tempo. Os gráficos de pesquisa de intenção de voto, apresentados pela mídia, mostram o monitoramento ao longo do tempo.

Exemplos de pesquisa de tracking

A pesquisa de intenção de voto, no entanto, é apenas um tipo de pesquisa de tracking. As empresas em geral podem realizar uma pesquisa de tracking para diferentes objetivos.

Ela é muito importante pois ajuda a compreender, por exemplo, os benefícios que uma ação de branding trouxe para a imagem da marca. Ou, ainda, os impactos de uma crise de imagem, como por exemplo o envolvimento em uma denúncia de corrupção ou um post de Facebook mal sucedido.

Veja abaixo alguns exemplos de pesquisa de tracking e avalie quais deles podem ser aplicados na sua empresa:

Tracking de marca

A pesquisa de imagem de marca identifica e entende a percepção do consumidor em relação à sua marca. Ao fazer uma pesquisa de imagem de marca, você compreende como os consumidores enxergam sua marca em relação à concorrência, e seus atributos mais fortes e fracos.

O tracking de marca nada mais é do que uma pesquisa de imagem de marca realizada de forma periódica. Ao fazer uma pesquisa de tracking de marca, é possível acompanhar a variação da imagem da sua marca e identificar os agentes que estão impactando sua imagem, seja de forma positiva ou negativa.

Assim, se um concorrente faz uma campanha mais agressiva e começa a conquistar os seus clientes, é possível identificar a perda de imagem da sua marca e agir para se defender. Da mesma forma, se as suas ações de marketing estão dando resultado, invariavelmente você irá perceber um ganho na imagem da sua marca ao longo do tempo.

Com a pesquisa de tracking de marca, você tem muito mais informações para decidir e agir e, dessa forma, conquistar cada vez mais clientes.

Recomendado para você:  Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

Tracking de comunicação

Outra forma de avaliar constantemente os resultados da sua ação de marketing é fazer uma pesquisa de tracking de comunicação.

Ao lançar uma grande campanha no mercado, as empresas realizam uma pesquisa de tracking para avaliar o impacto daquela ação. As pessoas se lembram de ter visto aquela campanha? O que pensam sobre ela? Sabem a qual marca as peças se referem? Mudaram a percepção em relação àquele serviço ou produto após ser impactado pela comunicação? Chegaram a comprar o produto ou serviço por causa da campanha?

O tracking de comunicação, normalmente, começa a ser feito antes da campanha ser lançada, é replicado durante a divulgação e novamente após o término da campanha.

Tracking de satisfação

A pesquisa de satisfação monitora o nível de satisfação dos clientes em relação a uma marca, produto ou serviço. No entanto, um cliente pode estar extremamente satisfeito hoje e ter uma péssima experiência com a marca amanhã. Provavelmente ele vai se tornar um detrator da marca, com posts difamatórios em redes sociais ou grupos de WhatsApp.

Se isso acontece de forma recorrente, devido a uma mudança na equipe de atendimento ou um novo sistema que torna a venda mais lenta, por exemplo, o nível de satisfação daquela marca vai cair.

O tracking de satisfação identifica essas oscilações no nível de satisfação ao longo do tempo. Assim, os gestores podem tomar atitudes de forma ágil, evitando prejuízo para a empresa.

Tracking de comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor é fundamental para que as empresas saibam qual caminho seguir. A pesquisa de tracking do comportamento do consumidor identifica as variações no padrão de compra.

Uma família pode consumir menos um produto devido a um novo concorrente, a uma crise financeira ou a uma experiência negativa. São diversos fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Com uma pesquisa de tracking, é possível identificar tendências, antever crises e agir a tempo.

Um ótimo exemplo de tracking de comportamento do consumidor são as pesquisas do Panorama Mobile Time/Opinion Box. São 5 trackings que são realizados de seis em seis meses ou anualmente, dependendo do tema. A pesquisa de uso de apps, por exemplo, está em sua sexta edição.

Ao longo dos últimos 3 anos, nós identificamos o crescimento da compra dentro dos aplicativos, o aumento das assinaturas de serviço de entretenimento móvel, a soberania do WhatsApp entre os brasileiros e vários outros padrões de comportamento.

Como fazer uma pesquisa de tracking

Assim como qualquer pesquisa de mercado, a pesquisa de tracking pode ser feita de forma digital. Isso reduz bastante os custos da pesquisa e torna as pesquisas de tracking acessíveis para qualquer tipo de empresa.

No entanto, a pesquisa de tracking requer um cuidado maior com a metodologia. A amostra, o questionário e as análises devem seguir alguns pré-requisitos. Dessa forma, a pesquisa terá validade estatística e as diferentes ondas poderão ser comparadas corretamente.

Por isso, se você quiser fazer uma pesquisa de tracking, não deixe de conversar com o nosso time de especialistas. Nós teremos prazer em te ajudar e podemos oferecer condições especiais para você. Fale com a gente por email ou pelo chat online no nosso site. Estamos te esperando!

Também poderá gostar de:

AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.