Batman vs Superman: aprendendo sobre pesquisas de mercado com super-heróis

Pedro D'Angelo
Batman vs Superman: aprendendo sobre pesquisas de mercado com super heróis

Sim, nesse post nós vamos misturar o inacreditável universo dos super-heróis com a realidade do mercado de trabalho e das pesquisas de mercado – que pode ser quase tão inacreditável quanto super-humanos vestindo capas e armaduras. E para isso, nada melhor que usar de exemplo Batman vs Superman: A Origem da Justiça, o mais novo filme de heróis da DC Comics que já faturou mais de US$ 200 milhões pelo mundo apenas em sua estreia.

Para quem não é fã de quadrinhos ou, de repente, esteve vivendo em alguma caverna nas últimas décadas, o assunto pode ser um pouco estranho, mas Batman vs Superman marca basicamente o grande encontro dos dois maiores super-heróis da cultura pop nas telas do cinema. E é justamente pelo peso dos nomes dos dois personagens e pela influência que eles têm na cultura contemporânea pelo mundo todo, que podemos traçar uma comparação entre a luta dos heróis e o mundo dos negócios, no que diz respeito a um aspecto muito importante: a competição no mercado.

Com isso em mente, vamos ver algumas lições que podemos tirar do grande embate de super-heróis e aplicar no dia a dia de qualquer negócio.

Superman: o inimigo imbatível?

Imagine que no seu mercado de atuação existe aquele concorrente “todo poderoso”. Ele é querido, inspira confiança e é muito difícil encontrar qualquer falha na sua performance. O seu concorrente parece tão perfeito que até dá para desconfiar. E sempre que você pensa em defini-lo, a palavra que vem à mente é a mesma: força.

Agora imagine esse adversário na forma de um alien superforte, inteligente, veloz e invulnerável a quase todo tipo de dano. Esse é o Superman. Se parece impossível enfrentar de igual para igual alguém assim, leia novamente o início desse parágrafo e perceba o que dizemos a respeito do herói: ele é invulnerável a quase todo tipo de dano. Então é hora de encontrar as falhas na armadura e aproveitar as oportunidades.

Uma alternativa à força, por excelência, é conhecimento. E conhecimento, no mercado, costuma ser a principal arma para superar qualquer obstáculo. Na hora de analisar sua concorrência e encontrar eventuais chances de se sobressair em relação aos adversários, tenha em mente a pesquisa de mercado como sua maior aliada. A pesquisa de mercado é aquele fiel escudeiro que vai fornecer as informações valiosas e basicamente impossíveis de se obter de outra forma.

Usando a pesquisa de mercado para encarar sua concorrência, você pode identificar o que leva os clientes a preferir outra marca ao invés da sua. Você pode pesquisar os hábitos dos consumidores, perguntar para eles quais as marcas que eles costumam comprar e por quê preferem e confiam mais em uma empresa e não em outra. Assim, é possível enxergar além do status de deus do concorrente e encontrar a tão sonhada kryptonita que vai te impulsionar no mercado.

Batman: impiedoso e confiante

Ok, ninguém quer ter um homem forte, rico, charmoso e cheio de truques na manga como concorrente direto, certo? Se ele estiver vestindo um uniforme de morcego então, nem se fala. Adversários ferozes como este existem por aí, mas não necessariamente andam nas sombras e atacam bandidos com gadgets ultramodernos.

Encontrar pontos fracos em um concorrente impiedoso e que vai até o fim para provar seu ponto é bastante difícil. Considerando que, assim como o Batman, esse competidor está há muito tempo no mercado como uma força sólida e implacável, o desafio é ainda maior.

Mas nem tudo está perdido: como o Batman dos quadrinhos e do cinema, no fim das contas, ele não passa de um ser humano como você mesmo. E para contornar um adversário assim, a dica é usar justamente ele mesmo para sair ganhando. Concorrentes como um Batman tendem a ser quase arrogantes, devido à posição sólida em que já se encontram. Consequentemente, é essa a oportunidade que você precisa para se sobressair, apostando em criatividade e inovação, que costumam ser os pontos fracos de quem está há muito confiante no que já vem fazendo.

E nem precisa falar que as pesquisas de mercado te ajudam nessa tarefa, certo? Na vida real, use das pesquisas para descobrir o caminho diferente do que seu concorrente vem fazendo. Explore novas possibilidades, aposte na inovação e se mostre como uma alternativa ao que a concorrência já vem fazendo.

Recomendado para você: [EBOOK GRATUITO] Opinion Box Pesquisa: O que é inovação para o consumidor

Mulher Maravilha: a surpresa

Sim, agora ela também está nos cinemas! E sim, em um filme que supostamente trata apenas do encontro de outros dois heróis. Porém, mesmo aparecendo quase que de surpresa, a heroína amazona que é símbolo do poder feminino marca presença no filme e acaba roubando a cena.

No mercado, essa história costuma se repetir. Muitas vezes, enquanto você está focado em uma única batalha, em um único ponto de vista, é comum que apareça alguém das sombras e vire todos os holofotes para si. Por isso, esteja sempre atento ao mercado em que seu negócio está inserido. Estude, se mantenha atualizado e, claro, use das pesquisas de mercado para mapear tudo o possível sobre seu ambiente de mercado, as tendências que vão surgindo e todas as novas possibilidades para não ficar para trás.

SPOILER: Se concentre na ameaça maior

Outra lição de Batman vs Superman que pode – e deve – ser aproveitada no mundo dos negócios é a de se unir à sua concorrência visando objetivos maiores. Muitas vezes, no ambiente competitivo dos negócios e no mundo dos super-heróis, enquanto batemos de frente com nossos pares, um monstro pode estar à espreita, esperando para aniquilar a todos.

A primeira vantagem de se trocar a competição pela “coopetição” é, basicamente, unir mais de uma voz para divulgar a inovação a fim de expandir o mercado. Além disso, trabalhar lado a lado com a concorrência pode valorizar produtos e serviços, atrair investidores para um mercado ainda não muito valorizado, e muito mais. Então, seja lutando contra alienígenas kryptonianos ou encarando o impiedoso mercado de trabalho, no fim das contas vale muito a pena deixar um pouco a competição com a concorrência de lado e focar em metas ainda maiores a ser alcançadas.

No fim das contas, tenha sempre em mente que todo concorrente tem um quê de super-herói dos quadrinhos. Você já sabe quais são os poderes e fraquezas da sua concorrência?

E além disso, de que lado você está na guerra dos heróis? Você é #TeamSuperman, #TeamBatman ou prefere apostar na chegada da Mulher Maravilha?

Também poderá gostar de: