[Questionário] 21 perguntas para sua pesquisa de hábitos de consumo

Daniela Schermann
[Questionário] 21 perguntas para sua pesquisa de hábitos de consumo

Já falamos aqui no blog sobre como o funil de compras e o comportamento do consumidor vem mudando constantemente. A melhor forma de entender como os seus clientes pesquisam produtos e tomam decisões de compras é realizando uma pesquisa de hábitos de consumo.

As pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar empreendedores em suas decisões, fornecendo dados e insights que vão potencializar qualquer ação realizada em um negócio.

Por que fazer uma pesquisa de hábitos de consumo

Pesquisas de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais.

Para ajudá-lo a conhecer melhor o seu público-alvo, nós preparamos um questionário com 21 perguntas para uma pesquisa de hábitos de consumo de sucesso.

Com este questionário, você vai desvendar os fatores que mais influenciam na decisão de compra dos seus clientes, em quais ambientes eles pesquisam por novos produtos, os principais meios de pagamento que utilizam e outras questões fundamentais para traçar ou rever a sua estratégia de marketing e comunicação. Você ainda pode editá-lo como quiser e enviar para a sua lista de clientes de acordo com suas necessidades.

[Questionário] 21 perguntas para sua pesquisa de hábitos de consumo

Recomendado para você: Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Pesquisa de hábitos de consumo: perguntas que não podem faltar

As perguntas do questionário de hábitos de consumo vão variar de acordo com o objetivo da pesquisa. Ainda assim, algumas questões vão ser comuns em todos os questionários que investiguem os hábitos do consumidor:

  • Perguntas de caracterização: perguntas de caracterização sociodemográficas vão ajudar com recortes específicos na hora de analisar os dados. Ao investigar os hábitos de consumo, você poderá encontrar padrões e diferenças entre grupos distintos, como algumas características próprias da classe C, de homens x mulheres ou de faixas etárias diferentes.
  • Onde prefere comprar: é sempre bom investigar onde o cliente faz suas compras. Ele faz tudo pela internet ou prefere sair para comprar? Gosta de pesquisar na internet antes de ir ao shopping? Compra mais em lojas do bairro ou em grandes centros?
  • Meios de pagamento: e como o cliente prefere pagar pelas suas compras? Investigue os meios de pagamento que ele mais usa na pesquisa. Essas informações vai ajudar as empresas a oferece o meio que o cliente prefere utilizar para pagar, então descubra se ele usa mais cartão de crédito, prefere pagar no dinheiro ou já utiliza pagamentos eletrônicos via aplicativos, por exemplo.
  • Frequência de compra: você está perguntando ao cliente o que ele consome, onde faz compras e como prefere pagar. E depois? Outro dado interessante é saber a frequência de compra! Com esses dados já dá para prever recorrência de compra e quando seu cliente voltará a procurar o seu produto.
  • Indicações, influências e processo de decisão: como o consumidor escolhe de fato o que vai comprar? Ele considera a opinião de amigos, pesquisa a reputação da marca e lê avaliações nas redes sociais? O que influencia mais ou menos a sua decisão? As respostas dessas perguntas podem ajudar a posicionar melhor a sua estratégia de marketing e de vendas.

Avalie cada um dos pontos acima e veja quais perguntas fazem sentido para sua pesquisa de hábitos de consumo. No nosso modelo de questionário já colocamos as principais. É só continuar lendo e pegar o modelo editável no final do post.

Como fazer a sua pesquisa sobre hábitos de consumo

Na Plataforma de Pesquisa Opinion Box, escolha fazer uma pesquisa no Painel de Respondentes. Depois, você vai começar a criar o seu questionário. Você pode usar um dos nossos modelos prontos e editáveis ou começar um do zero. Para facilitar a tarefa, já criamos um modelo de questionário que você pode editar conforme precisar.

Depois que o questionário estiver pronto, é hora de definir o público. Agora, vale lembrar que o preço da sua pesquisa vai variar de acordo com o perfil e o número de entrevistas. Chegando até aqui, é só finalizar o pedido da pesquisa. Em no máximo 5 dias úteis você vai ter os resultados completos da sua pesquisa. Você pode calcular automaticamente o preço da sua pesquisa no nosso simulador online.

Caso queira fazer sua pesquisa de hábitos de consumo com um público mais específico, não se preocupe. Também temos essa opção. Temos 12 opções de segmentação específica na nossa plataforma, onde você pode fazer pesquisa com motoristas, mães de crianças, donos de pets, bancarizados e decisores de empresas, por exemplo.

E se nenhuma delas atender à sua demanda, fale com nosso time de especialistas. Podemos ajudar a encontrar as pessoas certas para responder à sua pesquisa.  Podemos segmentar ainda mais o público da sua pesquisa. É só clicar aqui e entrar em contato. Estamos esperando par ate ajudar a encontrar as informações certas para fazer seu negócio crescer.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Pesquisa de Hábitos de Consumo.

Também poderá gostar de: