Opinion Box pesquisa: o que é inovação?

Daniela Schermann
Opinion Box pesquisa: o que é inovação?

O Opinion Box quis saber o que o consumidor considera inovador e o resultado é animador: toda empresa pode inovar.

Inovação é uma das palavras mais queridinhas dos publicitários, marketeiros, empreendedores e empresários do século XXI. CEOs exigem que seus diretores sejam mais inovadores, outdoors e propagandas em revista frequentemente estampam essa palavra, mas o que será que o consumidor sente quando lê esses anúncios? Afinal de contas, o que é inovação, em um mundo saturado de informação e de ideias tidas como inovadoras o tempo todo?

O Opinion Box, em parceria com o Mundo do Marketing, realizou 1.827 entrevistas online em todo o país para descobrir o que é inovação sob a ótica do consumidor. Os resultados foram apresentados durante o Circuito Mundo do Marketing, que percorreu 10 cidades brasileiras entre os dias 13 de março e 14 de maio.

Inovação e Tecnologia

Como já era de se esperar, as pessoas associam inovação à tecnologia. Quando pedimos para que os entrevistados citassem marcas que considerassem inovadoras, Apple, Samsung, Google, Sony, Microsoft e Motorola lideraram o ranking. Ao perguntarmos qual palavra vinha à cabeça quando se falava em inovação, tecnologia também era a principal palavra que aparecia.

Por outro lado, criatividade, mudança e novidade foram outras palavras muito citadas, o que mostra que qualquer empresa pode ser inovadora, desde que exerça sua criatividade para trazer mudanças e novidades.

Recomendado para você: Internet das Coisas e Pesquisa de Mercado: Possibilidades e desafios

Como inovar?

79% dos entrevistados concordaram que inovação não precisa ser algo totalmente inesperado, mas sim algo que ajude ou melhore o dia-a-dia. No mundo de hoje, as pessoas buscam por praticidade, por isso, use sua criatividade para pensar em como tornar a vida das pessoas mais simples ou prática.

81% dos participantes consideraram inovador, por exemplo, empresas que criam aplicativos para serviços do dia-a-dia, como reservar uma mesa em um restaurante ou controlar finanças pessoais. Tenho certeza que você concorda, por exemplo, que os aplicativos de taxi foram algo extremamente inovador.

Opinion Box pesquisa: o que é inovação?

Além disso, 77% consideram inovador um novo canal de comunicação com os consumidores através de aplicativos para smartphones e 70% consideram inovador a criação de uma loja virtual. Hoje, existem soluções baratas para que qualquer empresa expanda seus negócios para o mundo mobile ou virtual, então não há barreiras para que as empresas, inclusive as pequenas e médias, se tornem inovadoras.

Por outro lado, modinhas e febres momentâneas nem sempre são consideradas inovadoras. 48% disseram que os food trucks são inovadores e apenas 36% consideraram as paletas mexicanas inovadoras.

Ser inovador nada mais é do que gerar curiosidade e vontade de conhecer, comprar e experimentar. Por isso, não precisa ser algo totalmente novo ou surpreendente. 70% dos respondentes, por exemplo, consideram inovador apenas uma melhoria em algo que já existia, e 76% acharam inovador uma empresa lançar novos sabores ou fragrância de seus produtos.

Opinion Box pesquisa: o que é inovação?

A receita de bolo, então, é simples: se você conhece o seu consumidor, basta usar um pouco de criatividade e explorar o universo digital como aliado para ser reconhecida como uma marca inovadora.

Também poderá gostar de:

O futuro do trabalho: como a transformação digital impacta empresas e ... A transformação digital vem trazendo mudanças significativas para o mercado de trabalho. Machine learning, inteligência ...
Opinion Box e Hekima pesquisam: Homofobia no Brasil Indiscutivelmente, a homofobia está em pauta no Brasil e no mundo. Muitas discussões estão acontecendo sobre as leis que...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail