Atendimento ao cliente B2B: como oferecer um serviço de qualidade?

Maria Luísa Andrade
Atendimento ao cliente B2B: como oferecer um serviço de qualidade?

Você já ouviu falar em atendimento B2B ou Business-to-Business? Neste modelo, os negócios são feitos entre empresas. Por isso, a forma como você lida com o atendimento B2B é bem diferente de outros públicos. 

Por estar trabalhando com outras empresas, é preciso oferecer um serviço diferenciado. Neste modelo de negócio, o atendimento deve ser mais objetivo, além de contar com profissionais capacitados para garantir a satisfação desses clientes. 

Então, se você quer oferecer um atendimento B2B de qualidade, confira algumas dicas que separamos para você.

O que é B2B? 

O B2B é um sigla do inglês que significa Business-to-Business. O termo se refere a empresas que seus negócios são voltados para outras empresas. Ou seja, o público alvo deste modelo são pessoas jurídicas. 

A diferença entre o B2B e o B2C está em quem vai adquirir o seu produto ou serviço, uma vez que no B2C as soluções são voltadas diretamente para o cliente final, pessoas físicas.

Uma das grandes vantagens em realizar negócios com outras empresas é que as chances de recorrência são maiores.

Como melhorar o atendimento B2B? 

Vender para outras empresas pode ser um pouco mais complexo. Se você trabalha com este modelo de negócio, já sabe que é necessário ter estratégias específicas ao lidar com seus clientes.

Por isso, durante o atendimento B2B, é preciso adotar práticas pensadas especificamente para esse público. Sempre tenha o cliente como o seu foco, e em todas as suas ações seja assertivo e eficiente. 

Capacite sua equipe

Um ponto importante ao fazer negócios B2B é ter uma equipe preparada. Neste modelo, as vendas podem ser mais desafiadoras, já que além do cliente conhecer mais sobre os serviços, existe uma burocracia maior para fechar um acordo. 

Por isso, é fundamental oferecer treinamentos e preparar a sua equipe. Dessa forma, com um bom conhecimento do seu produto o seu time estará preparado para resolver qualquer desafio que possa surgir. 

Com uma equipe que vai garantir a satisfação do seu cliente, as chances deles renovarem o contrato ou retornarem para outros negócios aumenta. Neste modelo de negócio, trocar de fornecedor não é uma vantagem. Por isso, se você oferece um bom atendimento B2B, pode criar um cliente fiel que vai retornar muitas vezes à sua empresa.

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação, são uma ótima maneira de entender como o seu cliente está se sentindo. Uma dica para melhorar o atendimento B2B, é realizar pesquisas que vão te dizer o que o seu consumidor pensa da sua marca.

Assim, você consegue monitorar a experiência do cliente através de seus próprios feedbacks. Além disso, você descobre quais melhorias precisam ser feitas e o que está dando certo durante o processo de vendas.

Elabore um bom SLA

Service Level Agreement, SLA, é um contrato firmado entre ambas as partes envolvidas em uma negociação que define as obrigações que cada um deve honrar durante as transações. É recomendado que o acordo seja revisto de tempos em tempos, certificando que as metas estão sendo cumpridas e criando novos objetivos a serem alcançados.

O SLA vai garantir transparência durante todo o negócio. Com o documento, as responsabilidades e obrigações de cada empresa estarão estipuladas,protegendo todas as partes. 

Ofereça um atendimento excepcional

Como a fidelização é muito importante nos negócios B2B, é papel do o atendimento criar um vínculo legítimo com o cliente. Empresas que oferecem uma boa experiência ao consumidor conquistam clientes leais.

Durante o atendimento B2B, o tom adotado deve ser mais sério e objetivo, além de sempre oferecer um suporte completo. Em todo o processo, o atendimento deve ser humano, em cada resposta tenha empatia, agilidade e proatividade. 

Nas interações com o seu cliente, escute o que ele tem a dizer, mostrando que você entende a sua dor e está disposto a ajudar. Também não deixe de oferecer um suporte personalizado, sempre propondo novas soluções.

Invista em estratégias de Customer Success

Pensando em otimizar a jornada do cliente, evitando cancelamentos, certifique-se que o consumidor está tendo o melhor da sua empresa. 

No atendimento B2B, um profissional de Customer Success pode entrar em contato ativamente com o cliente para entender como está sendo sua experiência. Outro ponto que pode ser trabalhado, é traçar planos e ações junto ao cliente.

Nesse sentido, investindo em estratégias voltadas para o sucesso do cliente, a chance do consumidor retornar a sua empresa é ainda maior.

Seja destaque 

Uma maneira de se destacar no atendimento B2B, é analisando os seus concorrentes. Dessa forma, você pode entender o que está levando o seu público a escolher outra empresa e aplicar melhorias para reverter essa situação. 

Para te ajudar a monitorar a concorrência, o Opinion Box realizou o maior benchmarking de NPS do país, que vai te ajudar a tomar decisões melhores de negócios com base em dados

Os resultados dessa pesquisa foram compilados e analisados na forma de um portal de conteúdo aberto para que você possa consultar. Para acessar o portal do benchmarking de NPS completo, é só clicar aqui.

Também poderá gostar de: