As pesquisas de mercado são a melhor forma de tomar decisões certeiras em seu negócio. Uma parte importante nesse processo é definir qual a amostra probabilística da pesquisa.
Apesar de parecer complicado, determinar o tamanho da amostra de uma é mais simples do que você pensa. Pensando nisso, neste post vou te explicar o que significa amostra probabilística, tirando todas as suas dúvidas sobre o conceito. Confira!
O que é uma amostra probabilística?
Uma amostra probabilística é composta pelo grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa.
Por exemplo, ao uma pesquisa de mercado online, todos que receberem e completarem o questionário são a sua amostra probabilística. Já em uma com um grupo focal, os participantes serão a amostra.
Os dados fornecidos pela amostra vão servir como um indicativo sobre o comportamento da população. Dessa forma, você pode identificar tendências no mercado e opiniões do público, tomando decisões assertivas em seu negócio.
Amostra x Universo
Para você não ter dúvidas, é preciso entender a diferença entre alguns termos no mundo das pesquisas.
O universo ou população é o número total de pessoas dentro do público alvo da sua pesquisa. Por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa com seus clientes, a sua população será o número total de consumidores que você possui.
Já a amostra é uma parcela dentro da população em que é realizada a pesquisa.
Amostragem: amostra probabilística e não probabilística
A amostra são as pessoas que vão responder a sua pesquisa, já a amostragem são as técnicas usadas para seleção e análise dos dados. Uma amostra pode ser probabilística ou não probabilística.
- Amostra probabilística: É um tipo de amostragem que garante o acaso na escolha da amostra. Ou seja, todos os elementos do universo têm a mesma chance de ser selecionado para a amostra. Isso quer dizer, se tivermos uma população de 100.000 pessoas, cada uma delas tem a mesma probabilidade de participar da pesquisa.
- Amostra não probabilística: São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Nesse caso, a escolha dos participantes da pesquisa é determinada.
Para que serve uma amostra probabilística?
A escolha da técnica de amostragem deve estar de acordo com os objetivos da sua pesquisa.
Uma amostra probabilística vai te trazer respostas que representam o comportamento da população. Essa é uma ótima maneira de descobrir a opinião geral da população sobre um produto ou serviço.
Por outro lado, uma amostra não probabilística não garante a representatividade da população. Deve ser usada quando você deseja saber a opinião de um grupo específico de pessoas.