Cálculo amostral: o que é e como calcular a amostra da pesquisa

Pedro D'Angelo
Cálculo amostral: o que é e como calcular a amostra da pesquisa

Se você já teve qualquer contato com o universo das pesquisas de mercado, deve ter ouvido falar de cálculo amostral em algum momento.

E se o seu conhecimento não for muito avançado, provavelmente se perguntou: o que é cálculo amostral? Preciso me preocupar com isso? Como fazer essa conta?

Para auxiliar você nesse processo, nesse post você encontrará tudo que precisa saber sobre o cálculo amostral e como você pode encontrar o tamanho certo da sua pesquisa!

O que é um cálculo amostral?

O que indica o cálculo amostral de uma pesquisa é a fórmula para se chegar ao tamanho da amostra. Nesse sentido, uma pesquisa de mercado quantitativa precisa de uma quantidade de pessoas válida para ser considerada representativa, e é por isso que precisamos discutir o cálculo amostral.

É por meio desse cálculo que você saberá quantas pessoas entrevistas para obter os resultados que espera na sua pesquisa de mercado.

Termos que você precisa saber

O cálculo amostral, na prática, é formado por algumas variáveis. Atenção para esses termos – todos eles são muito importantes para quem quer aprender sobre pesquisa de mercado!

  • População: a população de uma pesquisa é o de indivíduos ou eventos que é objeto do seu estudo.

Por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa com os seus clientes, a sua população será o número total de clientes que você possui. Agora, se você vai lançar um produto que será comercializado no estado de São Paulo e se destina a mulheres de 25 a 34 anos A e B, a sua população serão todas as mulheres paulistas de 25 a 34 anos das classes A e B. No site do IBGE, você encontra diversos dados sobre a população brasileira que poderão ajudá-lo a encontrar a população certa do seu estudo.

  • Amostra: a parcela aleatória da população que você vai ouvir.

A amostra da pesquisa é um recorte populacional que respeita critérios e proporções da população para representá-la corretamente. É importante sabermos o conceito de amostra de pesquisa pois, antes de mais nada, é praticamente impossível entrevistar toda a população. 

  • Nível de confiança: esse é o índice que mostra a probabilidade dos resultados obtidos na pesquisa refletirem as opiniões da população. Nas pesquisas do Opinion Box, por exemplo, trabalhamos com um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que se a mesma pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas o resultado obtido deve ser o mesmo.

De forma geral, o valor do intervalo de confiança costuma variar entre 90%, 95% e 99%. Desse modo, embora não haja uma regra que proíba a escolha de intervalos de confiança menores, não é recomendável que ele tenha níveis inferiores a 90%, pois isso pode comprometer a confiabilidade do seu estudo.

Como calcular o tamanho de uma amostra para pesquisa?

Para ter certeza de que os resultados de sua pesquisa são representativos, é extremamente importante que você tenha um bom número de participantes selecionados aleatoriamente em cada grupo que você pesquisa entrevistar.

Então, qual seria um bom número de entrevistas para sua pesquisa?

Como cada pesquisa tem uma finalidade específica, não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, mas você pode seguir algumas dicas importantes para que você possa chegar ao seu cálculo amostral ideal.

1- Determine a amostra mais específica com a qual você poderá trabalhar.

Isso significa que, para que os seus dados sejam realmente representativos da população que vai estudar, você precisa encontrar o grupo de respondentes mais homogêneo possível.

Dessa forma, você deve encontrar as características e padrões compartilhados pelo seu público-alvo. Assim, você não entrevistará um grupo de pessoas amplo demais e que, no fim das contas, não vai te render bons resultados.

2- Defina o quão exata deve ser a sua pesquisa

Se você precisa que os resultados da sua pesquisa tenham 100% de precisão, é necessário entrevistar todos os indivíduos da sua população. Nesse caso, apenas uma pesquisa de censo, como as realizadas pelo IBGE, poderia resolver.

No entanto, na maioria dos casos, você vai trabalhar com um resultado que não é completamente preciso. Isso não quer dizer, é claro, que a pesquisa não é confiável. Dessa forma, uma amostra que seja representativa da sua população já é suficiente para uma análise completa e detalhada.

Neste caso, seleciona-se aleatoriamente pessoas que tenham características em comum, que representem a sua população, e realiza-se a pesquisa apenas com este grupo aleatório.

Por se tratar de uma amostra aleatória e que não representa o todo, sempre haverá uma margem de erro e, quanto menor a sua amostra, maior a sua margem de erro.

 Por isso, voltamos à pergunta inicial: o quanto sua pesquisa precisa ser exata?

Afinal, qual é a amostra ideal para sua pesquisa de mercado?

Chegando até aqui e sem passar por cálculos mirabolantes para chegar ao seu cálculo amostral, você deve estar se perguntando: como isso fica na prática?

Para resolver essa situação, o Opinion Box desenvolveu a Calculadora de Margem de Erro e Amostra, uma ferramenta gratuita para você descobrir a amostra ideal e a margem de erro do seu projeto. Na calculadora você pode editar o tamanho da população, quantidade de entrevistas e a margem de erro desejada. E não se esqueça, a qualquer momento, você pode entrar em contato com o nosso time de especialistas.

Por fim, você também pode agendar uma consultoria gratuita com o nosso time para entender melhor sobre o assunto. Converse com nossos especialistas e discuta o cálculo amostral ideal para os seus projetos de pesquisa de mercado!

Também poderá gostar de: