Amostragem aleatória simples: o que é e quando usar?

Maria Luísa Andrade
Amostragem aleatória simples: o que é e quando usar?

Você sabe o que é a amostragem aleatória simples? Essa é uma técnica comum de amostragem muito usada em pesquisa em pesquisas de mercado e para descobrir a opinião dos consumidores. A amostragem aleatória simples é um método imparcial para selecionar uma amostra representativa de uma população, em que cada elemento da população tem uma chance igual de ser selecionado para a amostra. 

Neste post, vou te contar mais sobre o que é a amostragem aleatória simples, como ela funciona e em que situações pode ser utilizada. Leia agora e descubra como a amostragem aleatória simples pode transformar seus dados em insights valiosos e confiáveis!

O que é a amostra em uma pesquisa? 

Antes de começar a te contar sobre o que é a amostragem aleatória simples e como ela é usada na prática, existem alguns termos de pesquisas que você precisa entender. Para você não ter dúvidas, vou te explicar um pouquinho sobre cada um deles. Na pesquisa, chamamos de população o número total de indivíduos dentro do público-alvo da sua pesquisa. Por exemplo, se você vai fazer uma pesquisa com os seus clientes, a sua população será o número total de clientes que você possui. 

Já a amostra representa o grupo de pessoas que vão participar e responder a sua pesquisa. Em uma pesquisa de mercado online, por exemplo, todos que receberem e completarem o questionário são a sua amostra. Bom, agora que você já sabe o que significa cada termo vou te explicar tudo sobre a técnica de amostragem aleatória simples.

O que é amostragem aleatória simples? 

A amostragem aleatória simples é uma técnica de seleção amostra em que cada indivíduo de uma população tem a mesma probabilidade de ser selecionado. Este método, pode ser utilizado para realizar diversos estudos, para a seleção dos indivíduos pode ser usado gerador de números aleatórios ou algum outro tipo de processo aleatório. 

Na amostragem aleatória simples podemos considerar como uma  representação próxima da realidade, já que a escolha dos participantes não é favorecida. 

Quando usar a amostragem aleatória simples?

A amostragem aleatória simples pode ser utilizada sempre que for preciso representar uma parte da população. Ou seja, ela pode ser usada em pesquisas de mercado, testes de campanha, pesquisas de opinião ou testes de produto. 

Isso porque amostragem aleatória simples, pode ser usada para selecionar uma amostra de consumidores de um produto ou serviço para avaliar a satisfação do cliente ou identificar preferências de mercado. Além disso, com esse tipo de amostra também é possível avaliar a opinião do público sobre a percepção de uma marca ou questão específica.

Por exemplo, você possui um e-commerce e deseja avaliar como anda a satisfação dos seus clientes que fazem compras através das redes sociais. Para realizar a pesquisa de satisfação, você vai precisar selecionar uma amostra que represente quem são esses consumidores. Nesse caso, a amostragem aleatória simples será ideal pois vai selecionar aleatoriamente uma amostra de clientes da lista de clientes que fizeram compras online durante o período especificado.

Amostragem probabilística e amostragem não probabilística: qual a diferença? 

Amostragem são as técnicas usadas para seleção e análise dos dados, uma amostra pode ser probabilística ou não probabilística. A grande diferença entre elas é a maneira como os elementos da amostra vão ser selecionados e a forma que a seleção vai impactar na probabilidade de que cada elemento da população seja incluído na amostra.

  • Amostragem probabilística: É um tipo de amostragem que garante o acaso na escolha da amostra. Em outras palavras, todos os elementos do universo têm a mesma chance de ser selecionado para a amostra. Isso quer dizer, se tivermos uma população de 100.000 pessoas, cada uma delas tem a mesma probabilidade de participar da pesquisa. 
  • Amostragem não probabilística: Nesse tipo de amostragem há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Nesse caso, a escolha dos participantes da pesquisa é determinada. 

Faça sua pesquisa de mercado agora mesmo!

Por fim, se você deseja fazer pesquisas de mercado de forma rápida e fácil, você precisa conhecer a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box. Com ela, você pode fazer pesquisas com consumidores do Brasil inteiro sem precisar sair da frente do computador, tudo isso em poucos dias e com um custo acessível. São mais de 1 milhão de usuários inscritos na nossa Plataforma!

Além disso, também é possível fazer uma pesquisa sob medida para o seu negócio. Com as pesquisas customizadas, você conta com a experiência do nosso time para escolher a melhor metodologia, construir o questionário e gerar insights.

Quer obter insights preciosos e valiosos por meio de pesquisas de mercado? Fale agora com um de nossos especialistas e descubra a solução que você precisa!

Também poderá gostar de: