Consumer insights: como descobrir os dados certos sobre seu consumidor

Pedro D'Angelo
Consumer insights: como descobrir os dados certos sobre seu consumidor

Você já ouviu falar em consumer insights? Esse termo remete a uma série de dados e estratégias baseadas no comportamento do consumidor.

Nesse sentido, através dele, as empresas conseguem descobrir informações muito importantes sobre os seus consumidores que ajudarão – e muito! – no planejamento estratégico dos negócios.

Os consumer insights são tão importantes, que o termo já dá nome para áreas específicas em grandes empresas.

Dessa forma, considerando a relevância desse tema, eu reuni neste post informações importantes sobre o que se trata o conceito de consumer insights, para que você possa aprender sobre o valor dos dados do comportamento de seus consumidores. Além disso, você também verá como conseguir esses dados da melhor forma. Confira!

Sendo assim, veja então o que você pode descobrir com o conceito de consumer insights, bem como as melhores formas de conseguir os dados certos sobre seu consumidor.

O que é “consumer insights”?

Consumer insights são quaisquer dados relevantes sobre seu consumidor. Sim, o conceito é bem simples assim.

Na prática, qualquer informação obtida sobre o seu público-alvo que tenha uma aplicação útil nos negócios pode formar os seus consumer insights.

Alguns exemplos de dados que você pode coletar sobre o consumidor e que podem ajudar nas mais diversas estratégias são:

  • Dados sociodemográficos: quem é o seu cliente? Onde ele mora, como é sua família, que idade ele tem? Os dados sociodemográficos são o primeiro passo para mapear corretamente quem são os seus consumidores. Conhecer seu perfil sociodemográfico é o primeiro passo para pensar em qualquer ação voltada de verdade ao seu cliente.
  • Hábitos de pesquisa, compra e consumo: além de saber quem é o consumidor, precisamos saber como ele age. Como é o seu processo de pesquisar para comprar um produto ou contratar um serviço? Como ele prefere comprar e pagar por algum produto? Com que frequência compra cada produto?

Por que precisamos entender os consumer insights?

Empresas de todo o mundo estão investindo tempo e recursos em desvendar o comportamento dos seus consumidores.

Nesse sentido, os dados sobre o consumidor alimentam estratégias poderosas da empresa, principalmente o marketing e o processo de vendas.

Além disso, sabendo o que seu consumidor deseja, gosta e pensa, é possível tomar decisões melhores e mais seguras. Consumer insights são verdadeiras ferramentas para validar hipóteses, alimentar suas estratégias e conhecer a fundo o personagem principal de toda empresa: seu cliente.

Sendo assim, a necessidade de se conectar com os consumidores é real. Estamos cada vez mais exigentes enquanto clientes e as empresas precisam oferecer diferenciais que realmente conquistem a confiança do seu público. Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso se diferenciar da concorrência.

Nesse sentido, quem quer vender e conquistar clientes fiéis já deve saber que é preciso encantar o cliente e oferecer experiências agradáveis e memoráveis com a sua marca.

Dessa maneira, ao estabelecer essa relação saudável com seu cliente, uma empresa consegue informações valiosas em troca. Para impulsionar qualquer estratégia, saber o que o cliente espera de você fará toda a diferença.

Consumer Insights nas empresas

Investir em consumer insights vem se tornado um fator tão importante que, dentro das grandes empresas, já está cada vez mais comum dedicar uma área inteira para essa estratégia.

Nesse sentido, é nesse setor que são desenvolvidas as pesquisas de mercado da empresa e levantados os dados mais relevantes sobre o público. Geralmente atrelada ao departamento de marketing, a área de consumer insights acompanha de perto, o tempo todo, os mais diversos estudos sobre o consumidor da marca.

No entanto, mesmo que o consumer insights tenha se tornado até mesmo uma área das empresas, não se preocupe em se dedicar tanto a montar uma estrutura como essa. O importante, antes de mais nada, é ter a noção da importância de conhecer os consumer insights.

Nesse sentido, profissionais engajados nesta tarefa podem estar dentro da área de marketing ou trabalhar com vendas na sua empresa. O importante é que haja dedicação de verdade para desvendar o comportamento do consumidor.

Como conseguir dados sobre o seu consumidor?

A seguir, você verá onde e como é possível obter dados sobre o comportamento do seu consumidor para trabalhar em uma estratégia de consumer insights.

Google Trends

O Google Trends é um favorito na hora de recomendar fontes para conhecer consumer insights. De forma bastante completa, a ferramenta mostra gratuitamente o que os internautas de todo mundo estão buscando.

Dessa maneira, entender como o consumidor usa o Google é ficar por dentro dos interesses, dúvidas e de todo tipo de hábito de consumo de conteúdo na internet. Nesse sentido, especialmente para quem está mais presente no mundo digital, vale ficar de olho no que está sendo buscado pelo Brasil e pelo mundo.

Recomendado para você:  Novo consumidor digital: conheça as tendências do comportamento do consumidor digital

Análise de redes sociais

As redes sociais também contam muito sobre cada um de seus usuários. Pelas redes nós compartilhamos nossos interesses, interagimos com marcas, compramos e vendemos. Por lá, então, é fácil alimentar sua estratégia de consumer insights.

Sendo assim, com análises sobre seus seguidores ou trabalhos mais robustos de big data, por exemplo, é possível levantar informações importantes analisando o conteúdo do Facebook, Twitter, Linkedin ou Instagram da sua marca e de seus públicos.

Think With Google

Mais um projeto do Google, o Think With Google oferece insights diversos e completos sobre o consumidor. O portal traz uma série de artigos sobre comportamento do consumidor, tendências de consumo e muito mais.

Além disso, com dados do próprio Google, fica bem mais fácil entender o que se passa na cabeça dos usuários do buscador e de seus produtos em todo o mundo. Nesse sentido, os artigos são de conteúdo bastante rico e já trazem análises do comportamento do consumidor brasileiro e em outros países. Vale a leitura!

Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são uma ótima forma de conseguir os dados diretamente com seu consumidor. Nesse sentido, elas são fonte de informações que são fornecidas diretamente pelo consumidor, oferecendo os insights necessários para que as empresas possam traçar qualquer estratégia.

Além disso, com uma pesquisa, você pode explorar os hábitos de compra e consumo, medir a satisfação do consumidor, testar ideias e validar suas campanhas. Além disso, as pesquisas de mercado funcionam como um canal para conversar com o consumidor. 

Invista em pesquisas de mercado para perguntar direto ao seu consumidor a sua opinião, entender como ele avalia cada ponto do seu negócio e testar todo tipo de validação de hipóteses que podem ajudar no seu marketing, na abordagem de vendas e até no lançamento de novidades e novos produtos no seu negócio.

Por fim, aqui no Opinion Box, você consegue realizar as suas próprias pesquisas de mercado. Na Plataforma de Pesquisa, é possível elaborar questionários próprios e acompanhar todos os resultados em tempo real. Para projetos mais complexos, você também pode contar com as nossas Pesquisas Customizadas, que terão a ajuda de especialistas que cuidarão do seu projeto do início ao fim.

Além disso, todas as nossas pesquisas são feitas com o nosso Painel de Consumidores, que é composto por mais de 150 mil usuários presentes em todas as partes do país, aptos para responder qualquer tipo de pesquisa, respeitando as proporções de faixa etária, gênero, região e classes sociais.

Para saber mais, é só clicar no banner abaixo.

Também poderá gostar de: