O que é um Grupo Focal e como ter bons resultados?

Maria Luísa Andrade
O que é um Grupo Focal e como ter bons resultados?

Se você está procurando entender qual a percepção dos consumidores sobre a sua marca, um grupo focal pode ser a solução que você estava procurando. O grupo pode analisar novos produtos e atualizações, explorando como as pessoas pensam e se comportam. 

Organizar um grupo focal pode não ser uma tarefa fácil, mas pode ficar tranquilo que vamos te ajudar a fazer isso. Confira o post e aprenda tudo o que você precisa saber sobre grupo focal, descubra como ter mais resultados com essa técnica de pesquisa.

O que é um grupo focal? 

O grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa realizada com um pequeno grupo de pessoas para encontrar soluções e respostas para problemas de uma forma aprofundada. 

No grupo focal o interesse maior é saber com profundidade as percepções sobre uma marca, produto ou serviço. O objetivo do grupo não é chegar a um consenso sobre o tema. Em vez disso, procura identificar e entender as percepções do cliente sobre o que está sendo abordado.

Como deve ser realizado? 

O grupo focal não deve ser formado por participantes aleatórios, quem participa da entrevista deve ser escolhido de acordo com o problema. Nesta técnica o mais importante é a interação que se estabelece entre os participantes. 

Por exemplo, se você deseja saber qual a visão dos consumidores sobre uma marca, deve selecionar somente pessoas que consomem os produtos dela. Por isso, um dos primeiros passos para fazer uma pesquisa com um grupo focal é selecionar os participantes. Quem faz parte do grupo precisa atestar que faz uso do produto ou serviço avaliado. 

Assim, você terá uma perspectiva sobre a experiência completa com a marca e não só por um curto período de tempo. 

Como extrair o máximo de um grupo focal

Crie o ambiente adequado 

Para conseguir tirar mais informações daquelas pessoas, é preciso reunir os participantes em um ambiente informal. Dessa forma, quem está participando do grupo focal se sente mais confortável em falar sobre o que está sendo avaliado. 

Os participantes devem estar à vontade para falar todas as suas percepções, se esquecendo que estão participando de uma pesquisa de mercado. Um ambiente informal é um ambiente descontraído, por exemplo um café ou um almoço. 

Escolha boas ferramentas

É preciso analisar todas as informações que o grupo pode te fornecer. Por isso, não deixe de investir em boas ferramentas. Além da escolha de um local agradável para o encontro do grupo focal, fazer o uso de recursos de áudio e vídeo imperceptíveis vai trazer mais conforto para os participantes. 

Os aparatos tecnológicos vão te ajudar a analisar as expressões faciais, corporais, tom de voz para ter os melhores resultados para a pesquisa. Porém, não se esqueça de estar atento aos dados legais para que posteriormente você possa usar as imagens e áudio dos participantes. 

Fique de olho no tempo 

Os encontros de grupos focais costumam levar cerca de 1 a 4 horas. Contudo, por ser um encontro descontraído pode acabar se estendendo um pouco. 

Pensando nisso antes de reunir os participantes, pré estabeleça um horário para começar e terminar. Defina um período que tempo que todos os participantes vão ter a oportunidade de falar sobre as suas experiências.

Tenha um moderador

Para ajudar a controlar o tempo e introduzir a conversa, é importante ter um profissional que vai atuar como moderador do grupo focal. É necessário ter um profissional que tenha o conhecimento necessário para saber quando evoluir a conversa e quando se estender mais sobre um tópico para extrair mais insights.

Escolha uma boa moderação 

Em um grupo focal o moderador nunca deve assumir o papel de entrevistador. Ou seja, é preciso ter alguém que vai apenas conduzir a conversa. O moderador não deve intervir, somente fomentar a discussão com questionamentos, induzir que todos falem e controlar o tempo.

Apesar de não poder exercer a função de um entrevistador, o moderador em um grupo focal pode, em alguns momentos, fazer perguntas sobre o tema. Isso vai ajudar a guiar a discussão e contribuir com o diálogo. 

O moderador deve ser alguém com experiência em instigar as outras pessoas a responderem os questionamentos. Além disso, precisa ter um poder analítico para avaliar não só as respostas mas também os comportamentos dos participantes.

Aumente seus resultados

Por fim, se você quer ter ainda mais resultados para sua pesquisa, uma boa opção é combinar um grupo focal com uma pesquisa quantitativa. Fazendo uma pesquisa quantitativa mais uma pesquisa qualitativa, você pode validar suas hipóteses antes de aprofundar no tema. 

A pesquisa quantitativa pode ser usada para fornecer dados, números e informações que completem a apresentação e a análise dos resultados. Além disso, pode ser um canal que vai te ajudar a reunir os participantes do grupo focal. Com ela você pode identificar pessoas que se encaixam no perfil que está procurando.

Se você quer fazer uma pesquisa quantitativa para complementar os resultados da sua pesquisa qualitativa, fale agora mesmo com um de nossos especialistas. Com o Opinion Box, você pode fazer pesquisas de forma rápida e barata, sem precisar sair da frente do computador.

Também poderá gostar de: