8 dicas valiosas para oferecer um atendimento personalizado

Maria Luísa Andrade
8 dicas valiosas para oferecer um atendimento personalizado

Oferecer um atendimento personalizado para seus clientes é extremamente importante para que eles tenham uma boa experiência com sua empresa. Atualmente, garantir a satisfação dos clientes se tornou essencial para o sucesso de qualquer negócio e a peça chave para fazer isso pode estar na forma como você atende o seu consumidor. 

Se você ainda não sabe como fazer isso, pode ficar tranquilo que eu vou te ajudar. Hoje vou te ensinar como transformar seu atendimento em uma experiência personalizada para cada cliente. 

Leia o post e veja 8 dicas de como oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes!

O que é atendimento personalizado?

O atendimento personalizado busca responder a cada um dos seus clientes de forma única e de acordo com suas necessidades. Com esse atendimento, mesmo que uma empresa tenha milhares de consumidores, todos eles vão se sentir especiais em qualquer contato.

Esse pode ser um grande diferencial de uma marca com a concorrência. Além disso, se você oferece um atendimento personalizado para os seus clientes, é maior a probabilidade de eles voltarem a fechar negócios e se tornarem fiéis à marca. 

Dicas para oferecer um atendimento personalizado

Agora que você já sabe o que é um atendimento personalizado e qual a importância disso, está na hora de colocar a mão na massa e começar a aprimorar a experiência do seu cliente. 

Confira a seguir 8 dicas valiosas para oferecer um atendimento excepcional e único para os seus consumidores.

Ofereça um atendimento individualizado 

Oferecer um atendimento individualizado para cada cliente quer dizer que você conhece aquela pessoa. Para fazer isso, você deve entender quem é aquele consumidor, o que ele está buscando.

A comunicação também é essencial para oferecer um atendimento individualizado, pois cada cliente é diferente e a forma como você se comunica deve acompanhar isso. Em um atendimento B2B, por exemplo, o consumidor geralmente tem um conhecimento de mercado maior. Por isso, a comunicação deve ser mais direta e objetiva,  já no atendimento B2C pode ser preciso dar mais explicação para o cliente.

Seja proativo

Além de oferecer um bom atendimento é necessário ter proatividade quando um cliente procurar por ajuda. Pensando nisso, sempre esteja um passo a frente do seu consumidor, procure saber qual é a questão e se isso pode acarretar em outros problemas.

Não seja um robô

Em uma era em que a tecnologia dominou o atendimento, às vezes o que o cliente quer é se sentir acolhido e para isso não há solução melhor do que oferecer um atendimento humanizado. 

Nessa forma de atendimento, é preciso unir a inteligência emocional com o conhecimento técnico. Dessa maneira você demonstra que cada um deles são indivíduos únicos e que estão sendo atendidos de acordo com suas particularidades.

Além de fortalecer a sua relação com o cliente, com o atendimento humanizado os consumidores ficarão imediatamente satisfeitos. 

Demonstre empatia 

Para oferecer um atendimento personalizado não basta apenas encontrar soluções para os problemas de um cliente, é preciso saber escutá-lo. Para fazer isso, você deve entender as dores do cliente e ter empatia com o que ele está passando. 

Durante o processo, procure entender qual está sendo a dificuldade, e o que está levando a isso. Também não deixe de acompanhar cada passo do caminho, colocando sempre o cliente no centro da sua atenção. 

Faça perguntas

Para entender melhor o que o seu cliente está passando e quais são as suas necessidades, uma boa dica é fazer perguntas. Ao fazer questionamentos, você demonstra que está interessado em saber o que está acontecendo e disposto a investigar até encontrar a raiz do problema. 

Além disso, as perguntas podem te ajudar na compreensão da situação e revelar informações valiosas sobre o caso. 

Esteja presente em diferentes canais

O atendimento omnichannel permite que os clientes entre em contato com a sua empresa por meio de diferentes canais de comunicação. Dessa forma, o cliente pode escolher o canal que preferir para entrar em contato com a marca.

Peça Feedbacks

Não deixe de perguntar ao seu cliente como foi a experiência durante o atendimento. O feedback do cliente é uma resposta que aponta como você está se saindo e indica alguns pontos em que talvez precise melhorar. 

E ele também pode apontar problemas que você não teria percebido sem ter a visão de alguém de fora. Além disso, ao perguntar ao consumidor sobre sua experiência você valoriza a sua opinião mostrando como a sua empresa realmente se preocupa com os seus clientes.

Tenha uma boa plataforma de CX 

Por fim, é super importante investir em uma boa ferramenta para estruturar um processo de coleta de feedbacks. 

Com o Opinion Box CX, você consegue tomar decisões estratégicas com base na voz dos seus clientes. É possível escolher o momento exato em que as pesquisas serão enviadas e pode monitorar diferentes pontos da jornada do cliente.

Também é possível acompanhar diversos indicadores em um dashboard automatizado. Além disso, todas as métricas estão disponíveis em tempo real, o que te ajuda a tomar decisões rápidas e certeiras.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e comece a oferecer um atendimento excepcional aos seus clientes.

Também poderá gostar de: