Opinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startups

Daniela Schermann
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Opinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startups

Imagem: San Pedro Valley
O mercado de startups está a todo vapor no Brasil. Algumas cidades entraram para o mapa como polos de inovação, onde novas startups surgem a todo o momento.

Em Florianópolis, por exemplo, existem diferentes parques tecnológicos e o programa Startup SC, criado pelo Sebrae. Em Recife, o parque tecnológico do Porto Digital abriga diversas empresas. E Belo Horizonte, onde fica o Opinion Box, é o maior centro de inovação e empreendedorismo fora do eixo Rio-São Paulo. A capital mineira vem atraindo profissionais e investidores de todo o país e do mundo.

Aqui em Belo Horizonte, nós fazemos parte do San Pedro Valley. A comunidade de startups mineira surgiu reúne mais de 200 empresas de diversos setores, aceleradoras, investidores e espaços de co-working.

O que é o San Pedro Valley?

O San Pedro Valley surgiu como uma brincadeira entre alguns empreendedores que sempre se cruzavam nas ruas do bairro São Pedro. Um deles brincou que aquilo estava parecendo o Silicon Valley, na Califórnia, e outro continuou a brincadeira, dando o apelido San Pedro Valley.

O nome pegou rapidamente e logo foi destaque em diversos jornais e revistas, como a Exame, a Folha de São Paulo e até mesmo a renomada The Economist.

Hoje o San Pedro Valley é uma comunidade orgânica e independente, que incentiva a colaboração entre as startups. Por meio de canais digitais, como WhatsApp e Slack, as empresas estão o tempo todo trocando experiências. Os participantes indicam colaboradores, serviços e fornecedores, repassam aprendizados e compartilham dores e soluções.

O que diferencia o San Pedro Valley de outras comunidades de startups do Brasil é o fato do SPV, como é conhecido, ter surgido de forma orgânica. Não houve nenhum incentivo do governo, instituições acadêmicas ou aceleradoras. A comunidade não para de crescer, mas segue até hoje sem lideranças formais e sem um conselho administrativo. Qualquer um dos membros pode participar, sugerir e contribuir.

O Opinion Box e o San Pedro Valley

Para nós, é muito importante fazer parte de uma comunidade como essa. Estamos muito felizes com o que vivenciamos diariamente, ao lado de startups mais experientes e outras em estágios mais iniciais.

Essa vontade de querer que o mercado como um todo cresça, de forma colaborativa, vai muito de encontro com o que nós acreditamos. Esta é a forma que trabalhamos internamente, com nossos colaboradores.

O Opinion Box e o ecossistema de startups

Além de integrar o SPV, o Opinion Box vem trocando experiências e parcerias com diversos agentes do ecossistema de startups.

Fazemos parte do Hub do Empreendedor, uma iniciativa que une as maiores empresas de tecnologia do Brasil para fazer outros negócios crescerem. Lá você encontra ferramentas e soluções para os mais diferentes serviços. Há empresas como assessoria de imprensa, consultoria, gestão de projetos e meios de pagamento e muitas outras. Tudo com descontos exclusivos para impulsionar o seu negócio.

Desde o início, sabíamos da importância da troca de experiências para crescer. Por isso, fizemos parte da primeira turma do Startup Brasil. A parceria até hoje nos rende frutos muito bacanas, como a produção de um vídeo sobre o nosso dia a dia e uma viagem para São Francisco para apresentar o Opinion Box para investidores internacionais.

Tem também as parcerias que desenvolvemos com diversas empresas de BH. A  Hekima, nossa parceira na pesquisa sobre homofobia , a Buscar ID, com a qual fizemos o ebook sobre a Jornada de Compra do E-Consumidor e o StartUp Sebrae Minas, que realizou com a gente o ebook sobre pesquisas para agências digitais são alguns exemplos.

Ajudamos a organizar a reunião com os candidatos a prefeitura de Belo Horizonte desse ano, em um evento que teve iniciativa do San Pedro Valley e que contou com o apoio da FIEMG, da Endeavor e da Abstartups. O objetivo foi aproximar as startups e os candidatos, para que nós pudéssemos ouvir suas propostas sobre empreendedorismo. Ao mesmo tempo, eles puderam conhecer nosso mercado, que vem tornando-se cada vez mais importante para a economia da cidade.

Empreendedorismo e educação

Hoje, nós sabemos que a nossa história também serve de exemplo para outras empresas e empreendedores. Temos muitos aprendizados para compartilhar, além de todo nosso conhecimento e know-how em pesquisa de mercado. Por isso, estamos sempre participando de diferentes eventos pelo Brasil.

Em 2016, foram cerca de 15 palestras em eventos de diferentes segmentos.O Felipe Schepers também deu aulas sobre pesquisa de mercado nas faculdades UFMG, UNA e UNI-BH. E o nosso CEO, Christian Reed, participou da banca do Shark Tower, evento promovido pelo Seed, programa de aceleração de startups realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

Esse é o nosso jeito de fazer. Acreditamos que trocando experiências e disseminando conhecimento, podemos contribuir para que as empresas cresçam e obtenham sucesso. Afinal, esse é o nosso produto. Pesquisa de mercado nada mais é do que informação para ajudar empresas, pessoas e organizações a tomarem decisões com segurança. Por falar nisso, e você? Já fez sua pesquisa de mercado? Fale com nosso time de especialistas e deixe a gente te ajudar.

Opinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startupsOpinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startupsOpinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startupsOpinion Box, San Pedro Valley e o ecossistema de startups

Também poderá gostar de:

AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail