Inteligência Artificial nos negócios: como aplicar?

Beatriz Gonçalves
Inteligência Artificial nos negócios: como aplicar?

A inteligência artificial (IA) tem conquistado cada vez mais espaço, principalmente no mundo dos negócios. Desde a automação de tarefas rotineiras até a personalização de experiências do cliente, a IA está remodelando o panorama empresarial, proporcionando oportunidades para inovação e crescimento sustentável.

Neste contexto, explorar o impacto da inteligência artificial nos negócios torna-se não apenas crucial, mas também inevitável para aqueles que buscam manter uma vantagem competitiva no mercado atual, que é tão dinâmico. Saiba mais sobre o tema a seguir. 

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA) refere-se à capacidade de sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Esses sistemas são projetados para perceber o ambiente ao seu redor, interpretar dados, aprender com essas informações e tomar decisões ou realizar ações baseadas nesse aprendizado.

Atualmente, existem diferentes tipos de inteligência artificial que estão em constante evolução. Com o avanço da tecnologia, os sistemas de IA estão se tornando cada vez mais sofisticados, permitindo que as máquinas não apenas executem instruções pré-programadas, mas também aprendam e se adaptem ao ambiente em tempo real, impulsionando assim a inovação e transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e com o mundo ao nosso redor.

Tipos de Inteligência Artificial

Existem diversos tipos de Inteligência Artificial, sendo que os mais conhecidos e utilizados são: Inteligência Artificial Limita (ANI), Inteligência Artificial Geral (AGI) e Superinteligência (ASI).

Inteligência Artificial Limita (ANI)

São máquinas que armazenam um grande volume de dados, sendo capazes de realizar cálculos complexos com rapidez. Realizam funções específicas e solucionam problemas pré-determinados. 

Elas estão presentes no reconhecimento facial ou no sistema de atendimento de uma empresa, por meio de um chatbot.

Esse tipo de IA engloba duas subcategorias: Máquinas Reativas e Memória Limitada. 

  • Máquinas Reativas: esse tipo de inteligência não é capaz de armazenar dados, ela apenas responde a estímulos aos que foi configurada.
  • Memória Limitada: esse software é capaz de armazenar dados e usá-los para tomar decisões. Ao passo que o usuário vai tomando escolhas, a inteligência artificial grava aquelas informações para oferecer conteúdos parecidos.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

A AGI trabalha de forma semelhante ao ser humano. Ela é capaz de aprender a replicar comportamentos para solucionar diversos desafios, e, por esse motivo, é considerada um dos modelos mais versáteis disponíveis atualmente. 

Por ainda ser um tipo de IA em desenvolvimento, não há exemplos que façam parte do nosso dia a dia. 

Assim como a ANI, a AGI possui duas subcategorias: 

  • Máquinas cientes: são capazes de compreender os estímulos que recebem para assim processar informações;
  • Máquinas autoconscientes: têm consciência do mundo e também de si próprias, o que facilita a compreensão dos estímulos externos.

Superinteligência (ASI)

A Superinteligência ou ASI é ainda uma suposição para o futuro. Especula-se que esse sistema terá poderes intelectuais sobre-humanos em praticamente toda área do conhecimento, incluindo ciência, criatividade e habilidades sociais.

Por que implementar a IA na sua empresa?

Implementar a inteligência artificial em uma empresa oferece uma série de benefícios que podem impulsionar o crescimento e a competitividade no mercado atual. Primeiramente, a IA permite uma análise mais profunda e rápida de grandes volumes de dados, fornecendo insights valiosos que podem orientar tomadas de decisão mais assertivas. 

Além disso, a automação de processos repetitivos e a otimização de tarefas rotineiras liberam recursos humanos para atividades mais estratégicas e criativas. Isso resulta no aumento da eficiência operacional e na redução dos custos a longo prazo. 

De forma resumida, a implementação da IA não apenas aprimora a capacidade de adaptação da empresa em um ambiente em constante mudança, mas também abre portas para inovação e crescimento sustentável.

Áreas que usam a Inteligência Artificial nos negócios 

A inteligência artificial está se tornando uma ferramenta indispensável em uma variedade de áreas de negócios, impulsionando a eficiência e a inovação. No nosso Relatório de Inteligência Artificial, os entrevistados que já utilizam IA no trabalho destacaram as áreas da empresa onde as soluções estão sendo utilizadas. Tecnologia (33%) lidera o ranking, seguido do Administrativo-Financeiro (26%), Marketing (24%) e Atendimento ao Cliente (18%). 

Confira abaixo as possíveis aplicações para diferentes áreas de um negócio: 

Marketing e Vendas

Por meio da análise de grandes volumes de dados, a Inteligência Artificial pode identificar padrões de comportamento do consumidor, prever tendências de mercado e personalizar campanhas de marketing para atender às necessidades individuais de cada cliente. 

Além disso, a IA impulsiona a eficiência das equipes de vendas ao fornecer insights sobre leads qualificados, automatizar tarefas repetitivas e otimizar o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento do negócio. Com ela, as empresas podem criar estratégias mais inteligentes e orientadas por dados, aumentando a eficácia de suas iniciativas e impulsionando o crescimento das vendas.

Gestão de Pessoas

Com a ajuda da IA, as empresas podem otimizar processos de recrutamento, seleção e treinamento de funcionários. Com ela, é possível personalizar a experiência do colaborador e obter insights sobre o desenvolvimento profissional individualizado.

Além disso, a IA aplicada à Gestão de Pessoas ajuda a prever tendências de rotatividade e identificar padrões de engajamento dos funcionários, permitindo que as empresas ajam proativamente para reter talentos e melhorar a satisfação no trabalho. Ao automatizar tarefas administrativas e oferecer recomendações baseadas em dados, a IA libera tempo para os gestores se concentrarem em estratégias de desenvolvimento de equipe e no cultivo de uma cultura organizacional positiva e colaborativa.

Com o Opinion Box CX, por exemplo, você consegue fazer pesquisas de satisfação com os funcionários e utilizar nossa Inteligência Artificial para classificar as respostas abertas, economizando tempo para focar no que realmente importa.

Pesquisa e Desenvolvimento

Na área de P&D, a IA pode ajudar a identificar padrões complexos em grandes conjuntos de dados. Isso permite que os pesquisadores façam descobertas de forma mais ágil  e com maior precisão. 

Além disso, é possível acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, simular cenários para testar ideias e fornecer previsões sobre o desempenho do produto.

Financeiro

Desde a detecção de fraudes até a otimização de carteiras de investimento, a IA proporciona uma vantagem competitiva significativa, permitindo uma gestão mais eficiente e precisa dos recursos financeiros. 

Além disso, chatbots alimentados por IA estão sendo cada vez mais utilizados para melhorar a experiência do cliente, oferecendo suporte personalizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, e automatizando processos como consultas de saldo e transferências, agilizando operações bancárias e reduzindo custos operacionais.

Logística 

Nesta área, os algoritmos de IA são capazes de prever demandas futuras, identificar padrões sazonais e antecipar possíveis problemas na entrega. Os sistemas podem ser utilizados para otimizar rotas de transporte, minimizando custos e reduzindo o tempo de entrega, enquanto algoritmos de machine learning aprimoram continuamente as previsões de demanda e as estratégias de estoque, garantindo que as empresas possam atender às necessidades dos clientes de forma eficaz.

A automação impulsionada pela IA também está presente nos centros de distribuição, onde robôs autônomos e sistemas de gerenciamento inteligente coordenam as operações de armazenamento, picking e embalagem de maneira eficiente e precisa. Além disso, a utilização de veículos autônomos e drones para a entrega de produtos está se tornando uma realidade, aumentando a rapidez e a flexibilidade das operações logísticas. 

É inegável que a Inteligência está impactando a vida das pessoas e das organizações. Nos últimos tempos ela vem se aprimorando e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas – seja na vida pessoal ou no trabalho. Para obter mais insights sobre esse tema, confira a pesquisa exclusiva sobre a percepção e os usos da IA no Brasil

Também poderá gostar de: