7 tipos de pesquisa de mercado para e-commerce

Daniela Schermann
7 tipos de pesquisa de mercado para e commerce

O e-commerce pode ser uma excelente forma de comercializar produtos e serviços diversos. Mas a concorrência é alta e o mercado está em constante mudança. Veja como a pesquisa de mercado pode ajudar a sua loja virtual a ser um case de sucesso!

Já não é novidade para ninguém a expansão do e-commerce no Brasil. Investir em uma loja virtual pode gerar excelentes resultados com custos de implantação relativamente baixos. No entanto, como qualquer empreendimento, não existe fórmula mágica. Por isso, quem está começando um negócio online ou quem já tem um e-commerce consolidado precisa estar sempre atento ao mercado, à concorrência e ao seu próprio negócio.

A pesquisa de mercado é um excelente aliado para quem quer ter sucesso nas vendas online. Ao ouvir a opinião dos consumidores, você vai encontrar oportunidades, entender os seus pontos fracos, identificar tendências de mercado e se preparar para enfrentar a competitividade que faz parte do universo do e-commerce.

Veja então os 7 tipos de pesquisa de mercado que você não pode deixar de fazer para alavancar suas vendas online:

1. Hábitos de consumo

O primeiro passo para ter sucesso no seu e-commerce é entender o comportamento do consumidor.

Ao fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, você vai descobrir várias informações úteis sobre o seu público-alvo: com qual frequência ele realiza compras online? Pesquisa apenas na web ou faz também pesquisas offline? Quais fatores mais pesam na sua decisão de compra? Tem preferência por alguma marca ou website? Utiliza redes sociais para pesquisar produtos? Quais?

Com essas respostas em mãos, você pode traçar suas estratégias de marketing e vendas com muito mais assertividade.

2. Meios de pagamento

Entender os meios de pagamento mais utilizados pelo seu público-alvo pode ser decisivo para alavancar suas vendas.

As suas Buyer Personas podem preferir utilizar algum meio de pagamento que o seu e-commerce não está oferecendo, como boleto bancário ou serviços de pagamento online, como PayPal e PagSeguro.

Com uma pesquisa bem simples, é possível identificar os meios de pagamento preferidos pelos seus clientes e os motivos por esta preferência.

Além disso, é possível saber quais meios de pagamento eles não usariam de jeito nenhum. Por isso, antes de investir em um novo formato, vale a pena consultar se é isso mesmo que o seu consumidor está querendo.

3. Análise da concorrência

Uma das principais características do e-commerce é a velocidade com que as coisas mudam. Um novo concorrente pode surgir a qualquer momento e impactar diretamente as suas vendas.

Outro site lança uma nova funcionalidade ou faz uma campanha mais agressiva, e sua loja virtual perde espaço.

Como estar atento a essas mudanças e se preparar para as mudanças de cenário? Faça constantemente uma análise detalhada da concorrência. Além de acompanhar seus websites e suas campanhas, não deixe de fazer pesquisa de mercado com os consumidores para saber como eles avaliam os seus concorrentes.

Com as pesquisas de análise de concorrência, você vai descobrir quais marcas o seu público-alvo prefere e por quê. É possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada player, e também se os consumidores são realmente fieis a uma determinada marca ou se estão dispostos a testar outros produtos.

4. Pesquisa de satisfação

Medir a satisfação do cliente deve ser feito de forma recorrente no e-commerce. Você pode fazer isso através de um formulário no seu site ou aplicativo, ou também por email, ao final de cada compra, por exemplo.

Ao fazer uma pesquisa de satisfação, peça para os clientes darem uma nota para um ou vários atributos do seu negócio. Não deixa também de perguntar por que eles deram aquela nota.

A pesquisa de satisfação ajuda a identificar os aspectos do seu e-commerce que precisam de melhorias. Se os seus clientes estão satisfeitos com o produto, mas reclamam do prazo de entrega, é preciso reformular sua logística. Se estão satisfeitos com o valor do frete, mas tiveram dificuldade de encontrar as informações sobre o produto, é hora de planejar uma reformulação da página online.

Esse são apenas alguns exemplos de como uma pesquisa de satisfação pode te ajudar.

7 tipos de pesquisa de mercado para e commerce

5. Pesquisa de imagem de marca

Você sabe como a sua marca é percebida pelo seu público-alvo? Ao acessar o seu site, ver um anúncio da sua empresa no Instagram ou receber um email-marketing com seus produtos, qual a imagem que vem à mente dos seus usuários?

A pesquisa de imagem de marca identifica a percepção do consumidor em relação à sua marca. Com essa informação em mãos, é possível entender se você precisa repaginar o design da sua loja virtual, mudar a linha das campanhas e peças de comunicação.

Esta é uma excelente forma de entender como você está se relacionando com os seus clientes e o que precisa mudar para atrair mais visitantes e clientes para o seu e-commerce.

6. Pesquisa de elasticidade de preço

Muitas vezes, o que pode estar dificultando o sucesso e as vendas do seu e-commerce é o preço que você está cobrando pelos produtos. No caso de lojas virtuais que vendem produtos de fabricação própria, isso é ainda mais comum.

Como entender se você está precificando seus produtos da forma correta? Faça uma pesquisa de elasticidade de preço. Na pesquisa de elasticidade de preço, o consumidor estabelece quanto estaria disposto a pagar por determinado produto, e ajuda a identificar a percepção de valor que ele tem sobre o que o seu e-commerce está vendendo.

7. Pré-teste de campanha

Todo e-commerce precisa fazer algum tipo de campanha. Seja no Google Adwords, No Facebook Ads, Instagram Ads ou outra social que seja mais pertinente ao seu negócio, é preciso expor sua marca ou produto.

Mas será que as suas campanhas estão trazendo as pessoas certas para o seu negócio online? Será que as pessoas estão entendendo a mensagem que você está querendo passar da forma correta?

Na mídia online, temos pouco espaço para transmitir uma mensagem, e muitos outros apelos visuais disputando a atenção do usuário. Como ter certeza que aquela imagem que você escolheu para o seu anúncio vai captar o olhar do visitante? Como saber que aquela frase vai transmitir a ideia correta do que seu e-commerce oferece? Mais do que isso, como saber se você está instigando o consumidor a clicar no seu anúncio?

Ao fazer uma pesquisa de pré-teste de campanha, você pode testar diretamente com seu público-alvo frases, imagens e títulos das suas campanhas. Veja quais são as preferidas, quais transmitem melhor a mensagem que você quer passar e quais fisgam a atenção do seu consumidor.

Como fazer uma pesquisa de mercado para e-commerce

Agora que você já sabe os tipos de pesquisa de mercado que deve fazer para bombar o seu e-commerce, deve estar se perguntando: como eu faço todas essas pesquisas de mercado?

O Opinion Box é uma empresa que oferece soluções digitais para pesquisa de mercado. Você pode fazer a sua pesquisa sozinho, sem sair da frente do computador, na nossa plataforma. Se preferir, pode contar com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto.

Nós fazemos pesquisas de mercado com o nosso Painel com mais de 150 mil consumidores. Ao fazer uma pesquisa no nosso Painel, você seleciona o perfil das pessoas que irão responder à pesquisa. Assim, vamos enviar o seu questionário apenas para pessoas que possuem o perfil das suas personas.

Se você está preocupado com o investimento que terá que fazer para realizar essas pesquisas, fique tranquilo. As pesquisas digitais são bem mais acessíveis do que você imagina. Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato por email ou pelo chat online do nosso site. Estamos te esperando!

Também poderá gostar de: