Perfil do consumidor: o que é e como mapear

Danielle Salgado
Perfil do consumidor: o que é e como mapear

É impossível crescer e prosperar com um negócio sem entender o perfil do consumidor. Afinal de contas, como você irá direcionar as suas ações para um público desconhecido ou pouco conhecido?

Se você quer obter sucesso com a sua marca ou empresa, entender e mapear o perfil do seu consumidor será uma das etapas mais importantes deste processo.

Mas do que estamos falando exatamente quando o assunto é perfil do consumidor? E quais são as melhores estratégias para fazer o mapeamento dele?

Para ajudar a responder essas questões, eu separei nesse post tudo que você precisa saber sobre o perfil do consumidor e como ele pode ser definido. Confira.

Afinal, o que é perfil do consumidor?

O perfil do consumidor nada mais é do que o conjunto de características que definem os hábitos, comportamento e preferências de quem consome o seu produto ou serviço.

Nesse sentido, a construção do perfil do consumidor é influenciada por diversos elementos externos, como fatores sociais, culturais, pessoais, profissionais, entre outros.

É muito importante ter em mente que definir o perfil do consumidor não é algo que deve ser feito por meio de achismos, e sim com estudos e dados concretos.

Sendo assim, para definir o perfil de consumo do seu negócio, não é possível levar em consideração quem você imagina que seja o seu público-alvo.

Além disso, nos últimos tempos o perfil do novo consumidor vem ganhando bastante espaço. Esse conceito está relacionado às novas tecnologias.

Possivelmente você já deve ter ouvido falar em consumidor 4.0 e, mais recentemente, consumidor 5.0, que basicamente são definidos por pessoas conectadas e ultraconectadas, respectivamente. Nesse sentido, para traçar o perfil do seu consumidor, é importante que esses novos conceitos também sejam levados em consideração. 

Qual a importância de traçar o perfil de consumo?

Quando você conhece o seu consumidor, você sabe exatamente para quem irá direcionar as campanhas de marketing e vendas do seu negócio.

Além disso, também terá a oportunidade de desenvolver ações de aperfeiçoamento voltadas para a área de customer experience de forma mais assertiva.

Afinal de contas, quando você sabe com quem está falando, consequentemente saberá direcionar corretamente a sua comunicação para essa pessoa.

Além disso, você irá alinhar as expectativas do seu público-alvo com as demandas do seu negócio. Sendo assim, as consequências serão consumidores satisfeitos com os seus produtos e serviços. 

Outras vantagens de conhecer o perfil do seu consumidor são:

  • Planejamentos baseados em dados e não achismos;
  • Maior chance de assertividade nas campanhas de marketing e vendas;
  • Melhor escolha dos canais de comunicação e pontos de venda;
  • Melhoria nos indicadores de satisfação;
  • Aumento na receita.

Como mapear o perfil do consumidor?

Bom, agora que você já sabe o que é a importância do perfil do consumidor e os principais benefícios de elaborá-lo, vamos para a parte prática.

Confira a seguir algumas dicas e ferramentas importantes que eu separei para que você possa traçar o perfil do seu consumidor da melhor forma possível.

1- Defina a sua persona e mapa de empatia

A persona é basicamente a representação ideal do seu cliente. Para criá-la, você deve personificar o seu cliente ideal e caracterizá-lo com detalhes.

Por exemplo, os hobbies, atividades do dia-a-dia, lugares que frequenta e traços de personalidade são apenas alguns exemplos de campos que você pode construir para definir a sua persona.

Isso tudo será importante para dar vida ao seu cliente ideal, facilitando na compreensão de seus hábitos e preferências.

Nesse sentido, existem diversas ferramentas online que podem auxiliar para a criação de uma persona práticas e intuitivas que podem lhe auxiliar. O Fantástico Gerador de Personas é uma delas.

Lembrando que uma marca pode ter – e muitas vezes terá – mais de uma persona. 

Além disso, o mapa de empatia funcionará como um complemento da sua persona. O objetivo dele é trazer mais detalhes para a personalidade da persona que você construiu.

Sendo assim, para criá-lo, você precisa responder 6 perguntas voltadas para a sua persona, que são:

  • O que ela pensa e sente? Quais são os principais sentimentos dela?
  • O que ela ouve?
  • Quais são suas dores?
  • O que ela vê? 
  • O que ela fala e faz?
  • Quais são suas necessidades?

Para criar o mapa de empatia, existem diversas ferramentas e templates gratuitos disponíveis na internet. O Canvas Generation e o Lucidspark são algumas delas. 

2- Acompanhe influenciadores do seu segmento

O marketing de influência é uma prática que se tornou muito comum nos dias de hoje. Afinal de contas, vivemos na era da influência. 

O poder desse tipo de estratégia digital é imenso, e os dados comprovam isso. De acordo com uma pesquisa sobre o Instagram feita pelo Opinion Box, 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.

Nesse sentido, por mais que você ainda não queira adotar essa estratégia em seu negócio, é fundamental acompanhar os conteúdos que os influenciadores digitais voltados para o seu segmento de atuação estão produzindo. Afinal de contas, eles se comunicam com o mesmo público-alvo que o seu, e você poderá replicar essas ideias em seu negócio.

Além disso, ao fazer essa análise, você também terá a oportunidade de acompanhar como o público estará reagindo a esses conteúdos, compreendendo o que está funcionando ou não.

3- Faça pesquisas de mercado

Um dos métodos mais assertivos para traçar o perfil do seu consumidor é a pesquisa de mercado. Existem diversos tipos de pesquisas voltadas para o comportamento do consumidor que podem lhe auxiliar nesse processo.

Entre elas, uma das mais conhecidas é a pesquisa de buyer persona. Ela ajudará a construir a sua persona com mais segurança, uma vez que você entrevistará pessoas reais que representam o seu público. 

Nesse sentido, o questionário da pesquisa irá variar de acordo com o modelo do seu negócio.

4- Mantenha uma atualização constante dos dados

Por fim, é fundamental que você mantenha uma rotina de atualização dos dados e informações sobre o comportamento dos seus consumidores.

Afinal de contas, o mapeamento do perfil do consumidor é um processo contínuo, pois as preferências e necessidades dos consumidores podem mudar ao longo do tempo. Dessa forma, é importante revisar e atualizar regularmente as informações coletadas para manter-se atualizado sobre o seu público-alvo.

Comece a traçar o perfil do seu consumidor agora mesmo!

Nós podemos ajudar você a dar o primeiro passo para criar o perfil do consumidor.

Você pode, por exemplo, criar a sua pesquisa de buyer persona na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.

Além disso, caso você queira realizar um estudo mais aprofundado, você também pode contar com a ajuda dos nossos especialistas, que cuidarão do seu projeto de pesquisa do início ao fim.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais!

Também poderá gostar de: