Como usar a técnica AIDA para vender mais

Maria Luísa Andrade
Como usar a técnica AIDA para vender mais

Se você quer vender mais, não dá para contar apenas com a sorte. Para isso, é preciso planejar e criar estratégias bem elaboradas para aumentar as vendas. Uma das metodologias utilizadas para ter sucesso nos negócios é a técnica AIDA.

O modelo AIDA acompanha o seu cliente durante cada uma das etapas do processo de venda. Dessa forma, garante que o consumidor complete o funil de vendas e tenha uma boa experiência durante a compra. 

Por isso, se quer aumentar as vendas da sua empresa, você não pode deixar de conhecer a técnica AIDA. Confira o post e descubra como a metodologia pode te ajudar a vender mais.

O que é AIDA? 

A técnica AIDA foi desenvolvida pelo publicitário americano Elmo Lewis. O acrônimo de palavras significa:

  • A – Atenção 
  • I – Interesse 
  • D – Desejo 
  • A- Ação

É um método muito utilizado em estratégias de marketing e vendas para atrair e fidelizar novos leads. Sendo assim, a técnica AIDA passa por todas etapas da jornada de compra do consumidor, guiando o lead ao longo do funil de vendas.

Assim, você garante que está comunicando a mensagem correta em cada uma das etapas do processo de vendas. 

Atenção

Esse é o primeiro contato de um possível consumidor com a sua marca. Por isso, é fundamental utilizar artifícios que despertem a curiosidade desse futuro cliente e atraiam a atenção para conhecer um pouco mais sobre os seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, é necessário criar conteúdos que se destaquem e se diferenciam da concorrência. Para fazer isso, invista em uma boa identidade visual, crie CTAs que chamem atenção e produza conteúdos relevantes. 

Interesse

Agora que você já conseguiu despertar a atenção do consumidor, é essencial manter ele interessado na sua empresa. Nessa etapa, o lead já está no seu funil de vendas, mas precisamos que ele continue seguindo até o final.

Pensando nisso, vamos utilizar estratégias para manter o interesse do cliente no seu produto ou serviço para que ele conclua a compra. Uma boa maneira de fazer isso é apresentando dados que ressaltam seus argumentos.

Quanto mais o lead entender sobre o assunto, maiores as chances de seguir para a próxima etapa. Em função disso, se você deseja levantar dados eficientes que vão educar o seu público, não deixe de investir em pesquisas de mercado.

Desejo

Neste momento, o lead já entende como a sua empresa pode ajudá-lo. No entanto, precisamos despertar o desejo no consumidor para que ele siga até a última etapa do funil de vendas. 

Nessa perspectiva, você precisa apostar em ações que mostrem a exclusividade e o que diferencia o seu produto ou serviço da concorrência. Ou seja, mostre quais as vantagens do que você está oferecendo e porque é o match perfeito para aquele consumidor. 

Criar o desejo pode ser uma das etapas mais demoradas da técnica AIDA. Para isso, você pode mostrar cases de sucesso de outros clientes, transmitindo confiança para o consumidor. 

Ação

Por fim, chegamos à última etapa da técnica AIDA. O lead já percorreu quase todo o funil de vendas e falta pouco para concluir o processo. Neste momento, precisamos conduzir o consumidor para a ação final, seja ela uma compra, baixar um material ou até mesmo participar de um evento.

Para alcançar seu objetivo, você pode usar gatilhos mentais que vão encorajar o cliente a tomar uma decisão. Além disso, outra estratégia é criar ofertas por tempo limitado, criando senso de urgência e levando o cliente a concluir a compra mais rápido.

Como aplicar a técnica AIDA na sua estratégia de Marketing? 

A técnica AIDA pode te ajudar a aumentar as suas vendas, já que assegura que o lead irá completar todo o funil de vendas. Porém, é preciso ter certeza de que a cada etapa que o seu consumidor avançar a sua empresa está oferecendo uma boa experiência.

Para aplicar a metodologia AIDA com eficiência, é importante investir em uma plataforma de CX. Com essa ferramenta, você vai conseguir avaliar como está sendo o contato da sua marca com o cliente, se está oferecendo um bom serviço e se o consumidor está realmente satisfeito. 

Dessa forma, você vai saber exatamente quais pontos precisam de melhorias. Além disso, você escuta do próprio consumidor o que ele pensa sobre a sua marca. 

Ofereça a melhor experiência para o seu cliente

Como você já sabe, uma ferramenta de customer experience é essencial para aplicar a técnica AIDA com êxito, além de certificar que os seus clientes estão tendo uma experiência inigualável. 

Pensando em te ajudar a fazer isso, o Opinion Box criou a plataforma que irá transformar a experiência do seu cliente. Com o Opinion Box CX, você pode fazer as principais pesquisas de satisfação aos seus clientes, além de poder monitorar vários indicadores da jornada do seu consumidor em tempo real.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite agora mesmo uma demonstração.

Também poderá gostar de: