Como garantir a qualidade dos dados de pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Como garantir a qualidade dos dados de pesquisa de mercado

Coletar dados de pesquisa de mercado é extremamente importante. É sério. Toda empresa pode tomar decisões com muito mais segurança ao levantar informações, mas isso não acontece a qualquer custo.

Para que uma pesquisa seja útil de verdade para um negócio, você precisa garantir a qualidade dos dados. E esse post vai te ensinar como fazer isso.

Garantir que dados serão úteis pode parecer uma tarefa subjetiva demais, mas pode acreditar: existe uma série de cuidados que você pode tomar para ter certeza que poderá usar seus dados para embasar suas decisões. Veja agora:

Alinhando os objetivos da pesquisa de mercado

Pode parecer muito batido mas o processo de garantir a qualidade dos dados deve começar no planejamento.

Toda pesquisa de mercado parte de uma situação que ela deseja explorar e resolver. Essa questão central é chamada de problema de pesquisa.

Em outras palavras, o problema de pesquisa é o que está entre você e o seu objetivo. Esse problema vai ser traduzido no formato de perguntas que formam um questionário. As perguntas deverão transmitir o que seu problema busca resolver e terão a ver com o público que vai resolvê-las.

Por isso, o sucesso de cada etapa da pesquisa vai depender desse ponto inicial – e principal.

Escolhendo a metodologia de pesquisa correta

Agora as decisões começam a ser mais técnicas na pesquisa de mercado. Qual será a metodologia escolhida no seu estudo? Para responder a essa pergunta será necessário um bom conhecimento de pesquisa, mas vamos ao ponto mais básico e que cobre a maioria dos caso.

Não dá para falar de metodologia sem falar sobre pesquisas quantitativas e qualitativas.

A pesquisa qualitativa explora as informações de forma mais subjetiva, levando em conta o contexto, as particularidades e outros elementos não mensuráveis que permeiam o ambiente da pesquisa e os entrevistados.

Já a pesquisa quantitativa utiliza-se de uma amostra representativa para validar estatisticamente uma hipótese. Qual pesquisa é melhor, a qualitativa ou a quantitativa? A resposta para essa resposta depende de algumas variáveis. Mas existem alguns casos em que o ideal será utilizar as duas abordagens de pesquisa.

Os objetivos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa são diferentes, e os resultados que você vai obter em cada uma delas também são bem distintos. Mas você pode usar a pesquisa quantitativa para complementar os resultados da qualitativa e obter resultados mais precisos ou rápidos. Veja mais sobre o assunto aqui!

Como escolher o público certo

Para obter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas para as pessoas certas. Não adianta fazer uma pesquisa de satisfação com quem nunca consumiu o seu produto, por exemplo. Também não dá para pedir a opinião de um homem sobre um produto voltado para mulheres.

Da mesma forma, se você for avaliar uma ideia de negócio, você deve pedir a opinião de pessoas que não te conhecem e não tem envolvimento pessoas com a sua ideia. Se você perguntar para os seus amigos o que eles acham da sua ideia, provavelmente eles vão dar um bom feedback pois gostam de você e acreditam no seu potencial, certo?

Para definir o público da sua pesquisa, leve em conta qual o perfil das pessoas que você precisa que respondam à pesquisa. Se são os seus clientes, faça com seus próprios contatos. Mas se são consumidores em geral, é mais interessante recorrer aos painéis de consumidores.

Como criar o questionário de pesquisa

O questionário é o centro da questão que levantamos neste artigo. Ele é o corpo da sua pesquisa, então todo cuidado na hora de elaborar as perguntas é necessário para garantir a qualidade dos dados de pesquisa de mercado.

O questionário de pesquisa é o formulário que será respondido pelos seus entrevistados. Nele estarão todas as perguntas cujas respostas vão te alimentar com dados valiosos para tomar decisões melhores. Só assim já dá para perceber que errar na hora de criar um questionário de pesquisa não é uma opção.

Para montar corretamente um questionário de pesquisa você deverá criar um roteiro coerente, com perguntas diretas, objetivas e bem escritas. Além disso, é claro, tendo o público-alvo em mente o tempo todo. 

Para essa tarefa, você terá disponível vários tipos de pergunta, que atendem a objetivos diversos. É importante conhecer cada uma e saber quando e como usá-las. Uma pergunta mal escrita e mal interpretada pode colocar em risco toda a qualidade dos dados!

O questionário também não deve ser longo demais e nem querer cumprir muitos objetivos de uma vez só. Pode parecer muito difícil criar um questionário de pesquisa, mas não se preocupe – temos aqui um guia de como criar o seu questionário.

Conheça aqui também alguns erros comuns na hora de criar um questionário e aprenda a nunca, nunca mesmo cometê-los.

Como coletar dados de pesquisa de mercado

Agora chegamos na coleta dos dados.

Considerando que você fez tudo corretamente até aqui, a preocupação agora é, antes de mais nada, com a forma de coletar as entrevistas.

Essa coleta deve acontecer dentro de um espaço de tempo pré-definido que, preferencialmente, não deve ser longo demais. Uma pesquisa de intenção de compra para uma data especial, por exemplo, deve acontecer em um período mais próximo do dia. Dessa forma, o consumidor já terá mais claro na sua mente se irá comprar ou não.

Caso a pesquisa seja feita muito tempo antes, pode ser que os resultados da sua pesquisa não tragam nenhum dado relevante, pois a data em questão ainda nem passou pela mente do consumidor.

A mesma lógica funciona para pesquisas de recall de campanha publicitária. Se você quer avaliar o sucesso de uma campanha, a pesquisa com o consumidor não deve acontecer muito tempo depois do anúncio ser veiculado. Dessa forma, o material ainda está “fresco” na mente do público para ser avaliado.

Além disso, é bom que a coleta seja acompanhada de perto, especialmente em pesquisas realizadas com seus próprios contatos. É importante acompanhar o nível de engajamento dos respondentes, se eles estão indo até o fim da pesquisa e se está acontecendo algum tipo de problema na hora de registrar as respostas.

No Opinion Box, a coleta das entrevistas pode ficar por sua conta, nas pesquisas com seus próprios contatos. Nas pesquisas realizadas no nosso Painel, ou caso prefira um projeto customizado, você já pode ficar mais tranquilo. Nosso time cuida da sua pesquisa do início ao fim. 

Quer continuar essa conversa sobre a qualidade dos dados de pesquisa de mercado? Então fale com a nossa equipe! Converse com o time do Opinion Box para que possamos te ajudar não só a obter dados, mas a conseguir o melhor deles. Você pode entrar em contato aqui ou marcar uma conversa rápida com algum dos nossos especialistas clicando no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso Se você vai fazer uma pesquisa de mercado online pela primeira vez, antes de mais nada, parabéns! Este é o primeiro pass...
Conheça o Customer Emotional Value e aprenda como a emoção influencia ... Customer Emotional Value (CEV) é o índice que mede a parte irracional da experiência do consumidor. Ou seja, mede os sen...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.