Muito se fala sobre posicionamento de marca e sua importância. Mas a verdade é que pouca gente realmente sabe o que significa esse conceito e para que ele serve na prática.
Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo e com rápidas mudanças, as empresas que querem se estabelecer ganhando relevância e reconhecimento precisam definir um posicionamento.
No entanto, como definir de forma correta o posicionamento de marca?
Pensando nisso, eu reuni nesse post tudo que você precisa saber para que a sua marca tenha um posicionamento forte e uma presença marcante na mente dos consumidores. Confira!
O que é posicionamento de marca
Se você procurar na internet ou perguntar para pessoas da área de marketing, vai encontrar diferentes definições para o que é posicionamento de marca. Ainda assim, a minha preferida é a que Al Reis e Jack Trout trazem no livro: “Posicionamento: A batalha por sua mente”.
Dessa forma, de acordo com os autores, o posicionamento de marca representa como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes.
Essa frase traz algumas informações importantes. Primeiramente, não é como seus clientes enxergam a sua marca, mas sim como você quer que eles a enxerguem. Segundo, não é o que sua marca é ou como ela é reconhecida atualmente, mas sim como você quer que ela seja reconhecida.
Como definir o posicionamento da sua marca
Agora que você já entendeu o conceito do posicionamento de marca, vamos explicar praticamente como definir o posicionamento da sua marca.
O posicionamento de marca pode ser sintetizado em uma frase ou um parágrafo. Em geral, para definir o posicionamento de marca, é preciso responder a três perguntas básicas:
A quem o seu produto se destina?
Ou seja, quem são as buyer personas e o público-alvo da sua marca? Sem saber quem você quer que reconheça a marca, fica impossível definir qual posicionamento você quer ter.
Para isso, defina exatamente quem é o público da sua marca. Uma dica válida é elaborar um mapa de empatia para ajudar a detalhar informações sobre a persona.
A pesquisa de mercado também ajudará a traçar o perfil do cliente ideal e outros detalhes sobre quem irá consumir seu produto ou serviço.
Qual a dor que o seu produto resolve?
O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz.
Qual o seu diferencial perante a concorrência?
Aqui você precisa definir quais os valores da marca que justificam comprar o seu produto e não o da concorrência. Ele é mais barato? É melhor? O mais saboroso? O mais rápido?
Juntando as três respostas, é possível definir o posicionamento. Assim, um produto que se destina a classe C, por exemplo, pode ter como diferencial ser o mais barato, enquanto um produto similar que tem como público-alvo a classe A vai se posicionar como o mais durável.
Uma dica para entender melhor como você se destaca perante a concorrência é fazer benchmarking.