5 motivos para você fazer pesquisa de mercado para sua empresa

Pedro D'Angelo
5 motivos para você fazer pesquisa de mercado para sua empresa

Qual a importância da pesquisa de mercado? No dia a dia de qualquer negócio, existem uma série de decisões cotidianas que pautam o sucesso de um empreendimento. A todo momento, a tomada das decisões mais diversas impacta empresas e pessoas a curto, médio e longo prazo, o que faz com que cada passo dado exija estratégia e planejamento. Considere também que, em mercados cada vez mais competitivos, as decisões precisam ser tomadas cada vez com menos margem para erros.

É assim que se separam os negócios que alcançam o sucesso e aqueles que fracassam. Mas o que fazer para tomar as decisões certas? Ora, a resposta é até bastante simples: você precisa de informação. E em um cenário em que a informação não só é imprescindível, mas também é uma carta na manga muito valiosa, você precisa realmente fazer pesquisa de mercado.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Se pesquisa de mercado ainda não é um hábito comum para você e para sua empresa, precisa ser o quanto antes. A pesquisa de mercado existe, justamente, para ajudar a tomar as decisões mais acertadas e com embasamento em diversas situações vividas por qualquer empresa. Seja para lançar um produto novo no mercado, definir uma campanha de mídia ou até trabalhar para melhor o clima da sua empresa, você deve usar as pesquisas para te amparar na hora de agir.

Para provar isso, separamos alguns objetivos básicos, que toda empresa tem, para exemplificar por que realmente você precisa fazer pesquisas de mercado.

1. Conhecer o seu cliente

Não é novidade para ninguém que, para ter sucesso no seu negócio, é preciso conhecer muito bem o seu cliente. Nessa tarefa, é muito importante contar com a ajuda da pesquisa de mercado para identificar quem deve comprar o seu produto, o que esse cliente espera de você, o que fazer para garantir sua satisfação completamente, e muito mais.

Para começar, se sua empresa ainda não tem em mente quem é o cliente ideal que vai se interessar pelo seu produto ou serviço, é preciso fazer uma pesquisa de Buyer Persona. Esse termo, que no marketing indica os clientes em potencial que serão seu público-alvo, é extremamente importante como primeiro passo para saber tudo sobre seus consumidores.

Para fazer uma pesquisa de mercado de Buyer Persona, já criamos um questionário gratuito e editável com todas as perguntas ideais para traçar o perfil do seu consumidor, então já separe o seu mailing de clientes para descobrir agora mesmo suas Buyer Personas.

Já tendo em mente o perfil do seu consumidor, é hora de entrar na mente dele e entender seus hábitos de consumo, como ele prefere pagar pelas suas compras, quais são as mídias que ele costuma consumir, se ele costuma preferir compras pela internet ao invés de lojas físicas, e muito mais. Todas essas informações são obtidas através de uma pesquisa de mercado, e só com elas será possível ter todo esse volume de informações que vão garantir a relação ideal entre empresa e cliente.

2. Entender a concorrência

Você entendeu tudo o que se passa na vida do seu cliente, mas está ficando para trás em comparação à sua concorrência. Antes de se desesperar e declarar falência, vamos entender o porquê disso – fazendo pesquisas de mercado, é claro.

Se os consumidores estão preferindo outras marcas, realize uma pesquisa para identificar a motivação eles. Você está perdendo em preço? Seu produto não possui uma embalagem atraente? Suas campanhas de mídia não estão sendo vistas? Ou será que o atendimento na sua loja não está agradando os clientes? Faça essas perguntas ao seu público-alvo e você terá todos os dados para planejar seus próximos passos e se preparar para dar a volta por cima.

3.Testar produtos, conceitos e hipóteses

Antes de lançar um novo serviço, um produto inovador, uma campanha publicitária, ou qualquer novidade na sua empresa, não precisa nem dizer que todo cuidado é pouco. É muito importante testar tudo com um grupo de pessoas antes de lançar no mercado e na mídia, para garantir que a aceitação será a mais próxima possível daquela que consta no seu planejamento.

Crie um questionário de pesquisa e peça para os respondentes avaliarem vídeos, imagens, embalagens, seu novo site, a nova identidade visual da empresa ou tudo de mais novo que você pretende lançar. Lembre-se que um recall de produto ou uma nova verba de campanha são difíceis de se colocar em ação e uma dor de cabeça e tanto, portanto errar não é uma opção.

4. Descobrir o que fazer para vender mais

Saber o que fazer para vender mais é o maior objetivo de qualquer negócio. Este é um desafio para quem está começando, uma necessidade para quem está com dificuldades para se manter, e a oportunidade perfeita para quem está bem e quer estar ainda melhor.

A resposta para a pergunta do que fazer para aumentar as vendas nem sempre é fácil, mas se essa dúvida está presa na sua cabeça, você realmente precisa fazer pesquisas de mercado. Para quem está no início do negócio, ainda com poucos clientes, a resposta pode estar em pesquisas de mercado exploratórias, como avaliações de hábitos de consumo e mídia.

Se o negócio não vai muito bem, a chave para vender mais também pode ser encontrada ao pesquisar a divulgação do produto, a imagem da marca ou a satisfação dos clientes. Já para os sortudos que só têm a melhorar, que tal perguntar ao mercado o que ele espera além do que você já oferece? Viu como a pesquisa vai ajudar a todos?

Recomendado para você: Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

5. Descobrir erros estratégicos

Dentro das empresas é normal que aconteçam erros nas estratégias, nos métodos e nas dinâmicas de trabalho. As pesquisas também ajudam na hora de identificar erros, entender o que os motivou e a planejar as ações para corrigi-los.

Por isso, é importante sempre realizar pesquisas internas para garantir que seu negócio funcione corretamente de dentro para fora, começando no planejamento interno, nos processos de produção e nas dinâmicas pessoais da sua empresa. Faça, portanto, pesquisas de clima organizacional, pesquisas específicas dentro de cada área da empresa para descobrir o que anda dando certo e o que não está funcionando, e pesquisas que avaliem com cuidado todas as ações realizadas na sua empresa. Saber o que faz sucesso e o que prejudicar sua empresa internamente é importante em todos os aspectos, seja avaliando a festa de fim de ano, a política de benefícios oferecida aos funcionários, as instalações da empresa etc.

Se ao longo do texto você identificou que sua empresa está falhando em algum dos itens acima, pare tudo o que estiver fazendo, se cadastre no Opinion Box e comece agora mesmo a realizar sua pesquisa de mercado. Se ainda não está convencido ou ficou com alguma dúvida, vamos conversar? É só chamar a gente agora mesmo.

Também poderá gostar de: