Consumo de moda no Brasil: pesquisa revela dados inéditos

Danielle Salgado
Consumo de moda no Brasil: pesquisa revela dados inéditos

Nosso país tem o nono maior mercado de roupas e acessórios do planeta. Isso mostra a potência do consumo de moda no Brasil e como esse segmento é impactante na vida da população.

Mas quais são os hábitos e preferências de compras desses consumidores?

Por isso, para entender melhor como os consumidores brasileiros estão se vestindo, o Opinion Box realizou um estudo inédito com mais de 2.000 pessoas consumidoras em todo o país. Confira os principais insights da pesquisa a seguir.

O consumo de moda no Brasil

Nos últimos anos, o consumo de moda no Brasil experimentou mudanças significativas devido a diversos fatores, como a pandemia e o isolamento social que aumentaram as vendas online e as mudanças nas tendências de consumo.

Além disso, o Brasil é um país multicultural, e essa diversidade se reflete na forma em que as pessoas consomem moda. Afinal de contas, as diferentes regiões têm suas próprias influências e estilos, o que torna o mercado de moda brasileiro bastante diversificado.

E a frequência de compras é bem alta por aqui! De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados compram itens de moda pelo menos uma vez por mês.

Compras em lojas físicas x online

A pandemia mudou os hábitos de consumo de forma geral. Nesse sentido, muitas pessoas passaram pela experiência de comprar online pela primeira vez ou aumentaram a frequência de compras pela internet.

Dessa forma, por mais que o período pandêmico tenha passado, as compras online seguem sendo a forma em que os consumidores mais costumam fazer compras de moda.

Ainda assim, boa parte das pessoas ainda preferem realizar compras de itens de moda nas lojas físicas. Sendo assim, investigamos o que motiva as pessoas a comprarem pela internet ou fisicamente.

De acordo com a pesquisa, 66% costumam fazer compras online e 53%, em lojas físicas de departamento. Além disso, entre as pessoas que compram online, 59% afirmaram que um dos principais fatores de decisão para realizar esse tipo de compra são os preços competitivos.

Compras internacionais de roupas, sapatos e acessórios

As compras internacionais se popularizaram no país ao longo dos últimos anos. Desse modo, buscamos entender quais são os principais fatores que motivam os consumidores a realizarem esse tipo de compra.

A pesquisa mostra que 70% já fizeram compras internacionais. Entre essas pessoas, 53% continuam comprando e 17% não fazem mais esse tipo de compra. Além disso, 21% nunca compraram produtos de outros países, mas gostariam de comprar.

Você provavelmente já teve ou conhece alguém que enfrentou algum problema com compras internacionais. E os dados não mentem: 43% dos entrevistados que já fizeram esse tipo de compra já passaram por algum problema por causa disso.

Entre essas pessoas, 47% já foram taxados pela alfândega, 46% tiveram problemas com o tamanho/ajuste das peças e 29% afirmaram que ocorreu um atraso na entrega do produto.

Opiniões sobre o consumo de moda no Brasil

Para entender mais detalhes sobre o consumo de moda no Brasil, fizemos uma série de perguntas específicas para compreender melhor a opinião dos consumidores.

Desse modo, um ponto de destaque é a importância de oferecer uma boa experiência ao cliente. Afinal, 69% já deixaram de comprar em uma marca de roupas, sapatos e acessórios por terem recebido um atendimento ruim.

Além disso, outro dado que chamou bastante atenção é que 55% já deixaram de comprar em marcas de roupas, sapatos e acessórios que estavam envolvidas com trabalho análogo à escravidão. Essa discussão ética vem ganhando cada vez mais relevância nos últimos anos, devido a escândalos advindos principalmente de fast fashions, mas também de marcas luxuosas.

Comprar roupa te deixa feliz? A pesquisa também mostrou que 52% associam comprar itens de moda a momentos felizes.

Consumo de moda no Brasil: sobre a pesquisa

Por fim, a pesquisa Consumo de Moda no Brasil foi realizada com 2.172 pessoas em todo o país que compraram pelo menos um item de moda nos últimos 3 meses, respeitando as proporções de gênero, classe social, faixa etária e região. A margem de erro é de 2,1pp e a coleta foi realizada em novembro de 2023.

O compartilhamento dos dados e análises contidos neste relatório são permitidos tanto em documentos públicos quanto privados, desde que acompanhados do devido crédito à fonte: Opinion Box: Pesquisa Consumo de Moda no Brasil – Novembro/2023.

Curtiu os dados e quer acessar a pesquisa completa? Baixe agora o infográfico gratuito! 

 

Também poderá gostar de: