Pesquisa de mercado para varejo: benefícios e quais pesquisas fazer

Pedro D'Angelo
Pesquisa de mercado para varejo: benefícios e quais pesquisas fazer

Empresas que vendem diretamente para o consumidor final tem muitos desafios, e a pesquisa de mercado pode ajudar em vários deles. Veja os tipos de pesquisa de mercado para varejo você não pode deixar de fazer!

Toda empresa, em qualquer segmento, pode se beneficiar das pesquisas de mercado. No varejo, então, isso não é diferente. O segmento que trabalha vendendo em pequenas quantidades diretamente para o consumidor tem muito o que aprender e a ganhar realizando suas próprias pesquisas. Aprenda neste texto o que uma pesquisa de mercado para varejo pode trazer de vantagem para qualquer negócio!

E não interessa se estamos falando de um mercado, uma loja de shopping ou um e-commerce. Qualquer negócio que vende produtos direto para o consumidor final tem muito a aprender com pesquisas.

O varejo precisa lidar constantemente com consumidores cada vez mais exigentes. Por isso, é preciso estar sempre buscando informações, tanto sobre o cliente, quanto sobre o mercado e os concorrentes de forma geral.

Por que fazer pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda as empresas a tomar melhores decisões. Ela oferece dados e informações sobre seu mercado, público-alvo, concorrentes e sobre seu próprio negócio. 

Com dados em mãos, é possível tomar todo tipo de decisão com mais segurança, sem medo de errar. Assim, antes de lançar um novo produto, ampliar as operações ou atacar um novo público-alvo no mercado, faça uma pesquisa. Uma boa pesquisa de mercado será um ótimo norte para dar os próximos passos no seu negócio.

Estamos vivendo um momento em que os consumidores buscam experiências únicas. Mas como saber quais experiências o consumidor está buscando? É preciso conhecer o consumidor a fundo e entender suas dores, angústias e desejos. A pesquisa de mercado é, sem dúvida, o melhor caminho para você entrar na mente do seu consumidor.

Pesquisa de mercado para varejo: quais pesquisas fazer

Pensando especificamente no varejo, algumas pesquisas são fundamentais para entender melhor o consumidor e o que ele espera dos seus produtos, preços, estratégia de vendas e muito mais. Confira as principais pesquisas que o varejista deve conhecer e fazer, assim como suas vantagens:

Buyer persona

Antes de começar a perguntar para os seus clientes o que eles pensam sobre seu produto ou serviço, é preciso ter certeza que você está se relacionando com as pessoas certas. Ou seja, é preciso identificar quem é o seu cliente ideal. A pesquisa de Buyer Persona descobre as características e as motivações por trás do seu cliente.

Por isso, este é o primeiro passo para quem quer utilizar pesquisas de mercado para ter sucesso no mercado varejista. Nós oferecemos gratuitamente um modelo editável de pesquisa de Buyer Persona, para que você comece a aproveitar as vantagens da pesquisa de mercado o quanto antes.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Buyer Persona.

Hábitos de consumo e compra

As pesquisas de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais. Para o varejo, todas essas informações são decisivas.

Com esse tipo de pesquisa, ainda é possível identificar questões específicas como por exemplo: o que o consumidor pesquisa antes de fazer uma compra; quanto eles costumam investir em determinados produtos; e com que frequência e prioridade realizam suas compras.

Por isso, vale investigar o comportamento de compra do consumidor para saber, na prática, como oferecer os produtos que o cliente quer, na hora que ele quer, com um preço pelo qual ele está disposto a pagar. Uma pesquisa de hábitos também oferece dados para uma experiência melhor de compra em geral.

Recomendado para você:  Pesquisa de hábitos de consumo: como conhecer seu consumidor e tomar as decisões certas

Pesquisa de meios de pagamento

Depois de saber como o cliente pesquisa, compra e consome produtos, vamos falar de outra etapa crucial da venda no varejo: o pagamento. Na hora de fazer uma pesquisa de mercado para varejo, então, vamos testar também a forma como o cliente prefere pagar pelo que comprar.

Qual o principal meio de pagamento do consumidor? Ele prefere pagar suas compras no cartão de crédito, por meio de boletos bancários ou já aposta em novas formas de pagamento online ou via aplicativos?

Pergunte qual meio de pagamento ele não usaria de jeito nenhum, qual ele considera usar no futuro – e por quê ainda não começou a utilizar – e explore as motivações por trás dessas respostas. Você pode descobrir, por exemplo, o que o impede de usar ferramentas de pagamento online, por que ele só escolhe boleto bancário como opção de pagamento e muito mais.

Recomendado para você:  [Questionário] O que você precisa saber sobre os meios de pagamento do seu cliente

Teste de campanha, promoções e marketing

O varejo tem suas próprias formas de fazer marketing. Pode ser no formato de uma promoção vinculada na internet ou na loja física. Uma ação promocional, uma liquidação, o lançamento de um novo produto ou coleção. Tudo isso será anunciado para o consumidor e deve ser feito do jeito certo.

Pergunte ao consumidor o que ele acha da sua promoção ou da sua publicidade. Peça para que ele avalie peças gráficas e as ideias por trás das ações. Os resultados certamente vão ajudar na efetividade das ações de marketing.

Pesquisa de teste e elasticidade de preço

Precificar produtos nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso entender os custos embutidos em cada unidade, considerar as tributações, definir uma margem de lucro e ainda levar em conta os preços praticados pelos seus concorrentes.

No varejo, uma precificação errada pode significar produtos encalhados nas prateleiras. Antes de precificar um produto, é fundamental fazer uma pesquisa de elasticidade de preço e entender quanto seus clientes estão dispostos a pagar por uma unidade e.

Pesquisa de satisfação

Uma particularidade do varejo que pode ajudar muito nas ações que visam a satisfação dos consumidores é o cadastro de clientes.

Boa parte das lojas tem o hábito de reunir informações de contato de seus clientes e isso virá a calhar agora. Enquanto muitas empresas do varejo não utilizam informações que têm dos consumidores, elas são importantíssimas para pesquisas de satisfação.

Peça sempre aos clientes que deixem dados de contato no momento da compra. Mesmo que não de forma obrigatória, os dados fornecidos podem servir para enviar uma pesquisa de satisfação. A pesquisa de satisfação pode abordar temas diversos. Os principais são o atendimento na loja, avaliação do espaço físico, do produto adquirido e muito mais!

Faça as perguntas certas e a pesquisa de satisfação terá muito a oferecer para melhorar sempre o serviço. Você vai poder melhorar ainda o que já funciona bem e mais ainda. Aproveite para recompensar funcionários pelo bom trabalho e trabalhar em pontos de atenção que o cliente apontar.

Além disso, dá para fazer muito mais para estimular a satisfação do cliente. Os dados de contato de um cadastro de clientes podem servir para envio de promoções e brindes, por exemplo, o que ajuda a manter o consumidor fiel e feliz com a marca.

Análise da concorrência

O mercado varejista é muito competitivo. Promoções, novos canais de venda e novos produtos surgem a todo momento, impactando diretamente as vendas. Por isso, é importante estar constantemente de olho no mercado.

As pesquisas de análise da concorrência mostram quais são os diferenciais de cada um dos players do mercado e o que os consumidores pensam de todos eles. Além disso, mostra os pontos fracos de cada um e as oportunidades que você pode explorar.

Por isso, este tipo de pesquisa é muito estratégica e eficiente para quem quer conquistar o primeiro lugar na mente do consumidor.

Quero fazer uma pesquisa de mercado

Agora você já conheceu os principais tipos de pesquisa de mercado para varejo. Aposto que deve estar se perguntando como fazer suas pesquisas.

Hoje, é possível fazer uma pesquisa de mercado online de forma simples, rápida e acessível. No Opinion Box, nós entregamos pesquisas de mercado completas, em média, em cinco dias úteis.

Além disso, nós temos um painel de respondentes em todo o país com mais de 100 mil consumidores online. São internautas prontos para responder à sua pesquisa! Você pode segmentar os entrevistados de acordo com o perfil demográfico ou por características mais específicas. Por exemplo, você pode fazer uma pesquisa de mercado para varejo apenas com mães, motorizados, pessoas responsáveis pela compras da casa, pessoas que consomem carnes etc.

Os respondentes são qualificados e auditados constantemente para garantir a credibilidade dos dados. Você mesmo pode criar o seu questionário e lançar a sua pesquisa sozinho, ou contar com o apoio do nosso time de especialistas. Cuidamos do seu projeto do início ao fim.

Quer conhecer o Opinion Box e fazer sua própria pesquisa de mercado para varejo? Entre em contato com a gente.

Também poderá gostar de:

O que você pode aprender sobre pesquisa de mercado assistindo Masterch... O principal assunto das noites de terça-feira é um só: o Masterchef Brasil. O reality show, famoso pelo mundo e adaptado...
Pesquisa de mercado online: aprenda como fazer As ferramentas de pesquisa de mercado online estão ajudando empresas de todos os tamanhos e mercados a tomar decisões co...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail