5 pesquisas de mercado para ajudar na sua análise de concorrência

Pedro D'Angelo
5 pesquisas de mercado para ajudar na sua análise de concorrência

Encarar de frente a competição faz parte dos desafios de toda e qualquer empresa. Em mercados cada vez mais competitivos e acirrados, encontrar seus pontos fortes e explorar as fraquezas do concorrente vai ajudar a sair na frente. Como instrumento para gerar insights e ajudar na sua análise de concorrência, a pesquisa de mercado é um trunfo importante.

Pesquisas de mercado geram insights sobre seu mercado e principalmente sobre seus consumidores. Naturalmente, podemos utilizá-las também para conhecer melhor a concorrência. Com dados de pesquisa você pode avaliar a aceitação, a imagem e vantagens e desvantagens dos seus maiores competidores no mercado. Veja então as 5 pesquisas de mercado que mais vão te ajudar na sua análise de concorrência:

1. Pesquisas de hábitos de consumo

As pesquisas de hábitos de consumo servem para apoiar empreendedores em suas decisões e oferecem dados importantes.

As perguntas de uma pesquisa de hábitos de consumo procuram entender como os consumidores agem, os fatores que influenciam suas decisões de compra, o que, quando e onde eles costumam comprar seus produtos, e muito mais. Com essa pesquisa de mercado, ainda é possível identificar, de forma clara, questões mais específicas sobre o seu consumidor.

A análise de concorrência em pesquisas de hábitos vem em forma de perguntas diretas ao consumidor. Esse tipo de questionário pode investigar:

  • Quais são as suas marcas preferidas na hora de comprar um produto X?
  • Qual foi a última vez que comprou de tal marca?
  • O que te faz escolher uma marca ao invés de outra?
  • Se considera fiel à marca escolhida?
  • O que te faria comprar de outras marcas?

Por meio de perguntas como essas, você poderá ouvir diretamente do cliente o que ele pensa de você e da concorrência. Investigue, de acordo com a opinião do consumidor, o que está fazendo a diferença na hora de decidir por uma marca ou outra. Com os dados de hábitos de consumo, você pode descobrir tudo o que o consumidor busca em um produto ou serviço e entender por que ele compra da sua concorrência, por exemplo.

2. Pesquisa de recall de campanha

Campanhas publicitárias marcantes tem tudo para alavancar os negócios de uma marca. Propagandas positivas e bem aceitas pelo público ficam na memória por muito tempo e ajuda no brand awareness.

Uma pesquisa de recall de campanha serve justamente para medir o quanto as pessoas foram impactadas por propagandas veiculadas na mídia. As perguntas do questionário investigam o que ficou na memória do público e como eles reagiram a alguma campanha publicitária. Dessa forma, você pode medir tanto a reação sobre as suas campanhas quanto as de seus concorrentes.

A dica é sempre começar a pesquisa questionando se o consumidor se lembra de ter visto campanhas de determinadas marcas ou produtos. Em seguida, é hora de explorar o que ele se lembra da mensagem, se gostou, se comprou, considerou ou procurou saber mais sobre o anúncio.

3. Pesquisa de imagem de marca

Como sua marca é percebida pelo seu público? Qual é a imagem que os clientes têm da sua empresa? Essa imagem é positiva ou negativa?

E em relação à concorrência, como o seu negócio está sendo percebido pelo consumidor?

Essas e outras perguntas essenciais para construir um relacionamento sólido com o consumidor só serão respondidas de uma forma. É preciso fazer uma pesquisa de imagem de marca.

Pesquisas de imagem de marca existem para medir a percepção do público. Como eles avaliam sua identidade visual, suas ações de marketing e a forma como a empresa se posiciona publicamente? Pergunte aos seus consumidores para descobrir. Aproveite para avaliar também os seus principais concorrentes em uma única pesquisa. Compare os resultados e veja o que pode melhorar para subir no conceito do público.

4. Pesquisa de teste de preço

Entre os vários atributos que você pode pesquisar na hora da análise de concorrência, o preço sempre vai ser um dos mais importantes. O melhor preço e a empresa que oferece o melhor custo-benefício sempre saíram na frente entre os competidores de um mesmo mercado.

Aproveite então para incluir uma pesquisa de teste de preço na sua análise de concorrência. Faça uma pesquisa de mercado para avaliar a sua precificação e compare a avaliação dos consumidores com o preço exercido pelos seus concorrentes. Quanto os clientes estão dispostos a pagar? Eles estão satisfeitos com os custos do seu produto? Pagariam mais para uma marca do que para outra? Use esses dados para rever sua estratégia de precificação e oferecer um custo mais atraente para seu consumidor.

Se quiser saber mais sobre como precificar produtos, leia aqui nosso artigo sobre o tema.

5. Pesquisa de satisfação do consumidor

As pesquisas de satisfação são provavelmente a forma mais conhecida de explorar a opinião do consumidor. Isso se justifica pois medir a satisfação significa descobrir facilmente os pontos fortes e fracos de qualquer negócio.

A partir de uma pesquisa de satisfação, você pode descobrir o que está fazendo certo e em que está errando. Além disso, com um questionário de satisfação, pode aproveitar a chance de descobrir como melhorar cada ponto de seu serviço e ainda posicioná-lo entre os concorrentes. Você não pode perguntar a um cliente seu o que ele acha de outras empresas tão abertamente, mas existem formas de fazer análise de concorrência por meio de pesquisas de satisfação. Pergunte, por exemplo, se o seu cliente trocaria sua empresa por alguma outra – e qual seria ela. Peça para que ele mesmo compare sua experiência com outras marcas e use esses dados a seu favor.

Procure também: relatórios de insights do mercado

Uma solução às pesquisas de mercado é procurar por relatórios de insights já prontos para consultar. Na análise de concorrência, caso não tenha acesso a ferramentas ou não tenha conhecimento de pesquisa, busque soluções mais simples e conte com ajuda externa.

Com a nossa série de estudos Opinion Box Insights, por exemplo, você já pode conferir dados sobre a percepção do consumidor sobre vários mercados. Todo mês nós elegemos um mercado diferente para explorar na percepção dos consumidores dos brasileiros.

Até hoje já compartilhamos resultados de pesquisas exclusivas sobre o mercado de laticínios, planos de saúde, smartphones e farmácias. Baixe gratuitamente os relatórios e descubra:

Quero fazer uma análise de concorrência

Caso queira usar as pesquisas de mercado para análise de concorrência na prática, também vamos ajudar.  Você pode fazer pesquisas por conta própria, na nossa Plataforma de Pesquisa, sem sair da frente do computador. Se preferir, também pode entregar seu projeto para nosso time cuidar do início ao fim.

Fale com nossos time de especialistas de pesquisa e descubra nossas soluções para deixar os concorrentes para trás.

Também poderá gostar de: