Pesquisa sobre Sustentabilidade: o que os brasileiros esperam das empresas?

Danielle Salgado
Pesquisa sobre Sustentabilidade: o que os brasileiros esperam das empresas?

Falar sobre sustentabilidade já faz parte do nosso cotidiano há um bom tempo. As pessoas vêm considerando cada vez mais esse fator ao adquirir um produto ou um serviço.

Sendo assim, empresas que não se preocupam em desenvolver produtos e soluções sustentáveis e se posicionarem sobre o tema acabam ficando para trás. 

Nesse sentido, para compreender melhor o quanto a sustentabilidade vem sendo levada em consideração pelos consumidores, o Opinion Box fez uma pesquisa exclusiva sobre sustentabilidade.

Confira os principais insights da pesquisa e saiba o que os consumidores brasileiros esperam das empresas. Além disso, confira as principais atitudes e hábitos sustentáveis adotados pelos brasileiros no dia-a-dia.

O que é sustentabilidade?

Antes de tudo, é importante ter o conceito do que é a sustentabilidade bem definido em mente.

A sustentabilidade vai além de somente cuidar da natureza. Uma ação sustentável tem como objetivo unir o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Mas o que isso significa na prática? O objetivo de harmonizar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental é utilizar o mínimo de recursos naturais do planeta para que futuras gerações não sejam prejudicadas com a falta desses recursos.

A pesquisa mostrou que o pensamento sustentável está cada vez mais presente na mente dos brasileiros: 84% temem pelo futuro das próximas gerações por causa de questões ambientais

Pesquisa sobre Sustentabilidade: hábitos sustentáveis no dia a dia 

Os dados revelaram que a preocupação dos usuários com uma rotina mais sustentável vem crescendo bastante. De acordo com a pesquisa, 91% dos entrevistados já diminuíram o consumo de bens supérfluos para reduzir o uso dos recursos naturais. Desses, 39% afirmaram que diminuíram bastante.

Além disso, 49% leem os rótulos dos produtos que compram e 46% dão preferência ao transporte coletivo, bicicleta ou caminhada.

Em relação às ações sustentáveis nas empresas em que os usuários trabalham, 46% buscam informações sobre práticas sustentáveis da empresa e metade dos entrevistados já sugeriram alguma prática de mudança sustentável no trabalho.

Ações sustentáveis no lar

Quando o assunto são ações sustentáveis no lar, 66% utilizam lâmpadas econômicas, 63% adotam medidas para economizar água e 59%, para economizar energia elétrica.

No entanto, somente 11% utilizam fontes alternativas de energia, como a energia solar, por exemplo, que ajuda bastante na redução do consumo de energia elétrica. Um motivo para essa baixa porcentagem é o alto custo da instalação dessa fonte de energia.

Além disso, apenas 18% fazem a troca de produtos de limpeza por menos nocivos ao ambiente e somente 17% fazem o mesmo com produtos de higiene.

Algumas medidas não são acessíveis para toda a população, devido ao alto custo dos produtos ou da instalação de serviços. Ainda assim, 62% preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente.

Pesquisa sobre sustentabilidade: compras sustentáveis e relacionamento com empresas

De acordo com a pesquisa, 62% levam o fator da sustentabilidade em consideração em um momento de decisão de compra, sendo que desses, 26% levam muito em consideração. 

Isso é um reflexo do quanto os hábitos de consumo sustentável vêm sendo levados cada vez mais a sério e que a população vem se conscientizando pouco a pouco.

Nesse sentido, 37% dos consumidores já deixaram de consumir os produtos ou serviços de alguma empresa por não serem sustentáveis. A porcentagem ainda não é alta, mas pode-se notar que está ficando cada vez mais expressiva.

Além disso, 60% procuram frequentemente ou sempre por embalagens e formas de transportar os produtos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente.

Fatores que podem impedir de comprar produtos ou contratar uma empresa

Entre os fatores que fariam o consumidor desistir de uma compra, o fator de envolvimento de uma empresa com casos de trabalho escravo aparece no topo da lista: 61% afirmaram que desistiriam caso isso ocorresse.

Em seguida, os fatores da empresa ser conhecida por poluir a natureza, envolvimento com escândalo de corrupção e histórico de maltratar/não dar boas condições a funcionários fariam com que 57% desistissem de fechar negócio.

Além disso, 54% também não comprariam de uma empresa que estivesse ligada a casos de agressão à natureza e 53% também não compraria caso os produtos da empresa fossem agressivos ao meio ambiente.

Com base nisso, pode-se perceber que a sustentabilidade pode ser decisiva para atrair clientes. 82% afirmaram que empresas que têm práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.

Depois do momento de compra, a satisfação do cliente tende a ser maior: 81% concordam que se sentem mais satisfeitos ao comprar produtos sustentáveis.

Pesquisa sobre sustentabilidade: sobre a pesquisa

A pesquisa foi feita com mais de 2.200 homens e mulheres de todo o Brasil que fazem parte do Painel de Consumidores do Opinion Box. A coleta de dados aconteceu em junho de 2021 e a margem de erro é de 2,1pp.

Gostou da pesquisa e quer acessar o infográfico gratuito com o relatório na íntegra? É só clicar aqui para fazer o download.

Você também pode fazer a sua pesquisa para entender os hábitos de consumo, comportamentos do consumidor e muito mais!

Quer saber mais sobre qual das nossas soluções será ideal para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Também poderá gostar de: