Mercado de pães e biscoitos: quais marcas não saem da mesa dos brasileiros?

Danielle Salgado
Mercado de pães e biscoitos: quais marcas não saem da mesa dos brasileiros?

Você consegue imaginar uma mesa de café da manhã ou lanche da tarde do brasileiro sem pães e biscoitos? Difícil, não é mesmo? Esse tipo de alimento está muito presente no cotidiano das pessoas do país, devido a diversos fatores, principalmente pela praticidade do consumo.

Mas quais serão as marcas de pães e biscoitos preferidas pelos brasileiros? No Opinion Box Insights: Pães e biscoitos, avaliamos o comportamento e os hábitos de consumo de pães e biscoitos pelos brasileiros.

Nesse sentido, avaliamos na pesquisa dados sobre as preferências dos consumidores desse segmento no país, além da experiência com as marcas, com dados sobre a satisfação e o CEV das 15 marcas avaliadas. Confira a seguir os principais insights.

Comportamento de compra dos consumidores

A refeição em que os pães e biscoitos estão mais presentes na mesa do brasileiro é o café da manhã. De acordo com a pesquisa, 4 entre 5 brasileiros consomem os produtos durante essa refeição.

Nesse sentido, por serem alimentos considerados melhores quando frescos, e também com um curto prazo de validade, a frequência de compra dos pães e biscoitos também é bem alta: 43% compram mais de 1 vez por semana. Além disso, 12% chegam a comprar diariamente.

Em relação ao gasto médio por compra, 79% gastam até 50 reais em cada compra feita, sendo que, desses, 60% gastam entre R$ 10 e R$ 50. Nesse sentido, a maior parte dessas compras é feita nos supermercados: 89% costumam comprar pães e biscoitos por lá, seguido pelas padarias, com 58%.

Além disso, os fatores que mais influenciam na escolha dos pães e biscoitos são o preço, com 57% de preferência, seguido pelo sabor, com 44% e as promoções, com 31% de relevância. No entanto, existe uma parcela considerável dos consumidores que prioriza as marcas preferidas (29%), que ficam de olho na data de validade (25%) e nos produtos mais frescos (22%).

Presença das marcas de pães e biscoitos

Entre as 15 principais marcas de pães e biscoitos que foram avaliadas, a que mais se destacou entre elas foi a Bauducco. A marca lidera todos os rankings, sendo a mais lembrada espontaneamente, mais conhecida, considerada, comprada e mais vista em comerciais.

Além disso, a Nestlé e a Mabel também se destacaram nas posições de destaque dos rankings. Nesse sentido, as duas marcas ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos rankings das mais lembradas (conhecimento estimulado), consideradas e compradas.

Preferências dos consumidores

Ao longo da pesquisa, fizemos diversas perguntas relacionadas às preferências dos consumidores de pães e biscoitos.

Um dos resultados que mais chamou a atenção foi quando perguntamos aos entrevistados qual é a sensação que eles têm ao comprar esses produtos. Entre as respostas, a palavra “Feliz” foi a mais citada.

Além disso, 65% associam comer pães e biscoitos a momentos felizes. No entanto, sabemos que grande parte das opções de pães e biscoitos são bem calóricos. Nesse sentido, 71% afirmaram que, se fossem mais saudáveis, consumiriam esses produtos com mais frequência.

Da mesma forma, as grandes marcas também vêm aumentando a cartela de opções mais saudáveis de pães e biscoitos, considerando que as demandas aumentaram. Nesse sentido. E os dados confirmam: 65% preferem pães e biscoitos mais saudáveis.

Esses alimentos estão tão presentes no cotidiano dos brasileiros que metade dos entrevistados afirmaram que não vivem sem eles.

Além disso, também chama a atenção que 48% dos consumidores são fiéis às marcas desse segmento, o que mostra a importância do investimento em branding e ações de encantamento que melhoram a experiência do consumidor.

Experiência com as marcas de pães e biscoitos

Quando o assunto é experiência do cliente, o que mais chamou a atenção na pesquisa foi que a Bauducco perdeu o topo do pódio nos rankings de satisfação e CEV (Customer Emotional Value – indicador desenvolvido pelo Opinion Box e Expertise).

Quem levou a melhor na satisfação do consumidor foram Nestlé, Piraquê e Panco, empatadas em primeiro lugar, com 4,2. Ainda assim, a Bauducco, porém, não fica muito atrás e vem em segundo lugar, empatada com Nutrella, PlusVita, WickBold, Pullman e SevenBoys, com 4,1.

Já no CEV, a diferença entre as pontuações das marcas foi maior. Nesse caso, a Nestlé liderou o ranking com 86,4, seguida da Panco, com 84,8. Além disso, chama atenção que a Bauducco, líder em todos os outros rankings (exceto satisfação), ficou em quarto lugar, com 84,5.

Informações sobre a pesquisa

Os dados do Opinion Box Insights: Pães e Biscoitos foram coletados em outubro de 2021. com 2.036 internautas de todos os estados brasileiros pelo Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 2,2pp.

Você também pode fazer a sua pesquisa de mercado conosco para avaliar as principais marcas do seu segmento e ajudar nas tomadas de decisões do seu negócio. Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato com um de nossos especialistas clicando no banner abaixo.

 

Também poderá gostar de: