Protopersona: o que é e como usar

Maria Luísa Andrade
Protopersona: o que é e como usar

Para criar um bom produto é muito importante entender qual a necessidade dos usuários. Pensando nisso, definir uma protopersona é essencial para saber com mais detalhes quem o seu produto ou serviço deve ser direcionado. 

A persona funciona como uma porta voz do usuário, representando todas as suas expectativas. Então se você não quer ter dúvidas de como criar uma protopersona confira o post e saiba tudo!

O que é uma protopersona? 

A protopersona é uma descrição dos usuários de um produto com base nas suposições da própria equipe sobre quem são seus público alvo. Ao contrário de quando criamos uma persona, as hipóteses não são criadas não com base em pesquisas

O principal objetivo da protopersona é entender o comportamento do usuário para desenvolver o produto ideal para seu consumidor. Estando alinhado com as necessidades e expectativas dos seus consumidores é mais fácil criar um produto que se destaque no mercado.

Por que usar uma protopersona?

Mesmo que você tenha uma ideia do que precisa ser feito e de como seria o produto ideal, nós não somos os reais usuários e é aí que entra o papel da persona. Por ser construída com base nas característica de quem vai estar consumindo esse produto, é  mais entender e atender suas necessidades

Além disso, os usuários possuem comportamentos diferentes e a protopersona compreender quais são as variações e facilitam na hora da criação do produto. Nesse sentido, um personagem vai nos guiar entendendo como uma funcionalidade resolve possíveis problemas de cada usuários.

Por que usar uma protopersona ao invés de uma persona?

Se o orçamento está um pouco apertado ou o tempo está curto, a protopersona pode ser a solução dos seus problemas. Por possuir dados mais simples, pode ser mais fácil e barato de conseguir. 

Apesar de as informações não serem tão aprofundadas, são baseadas no comportamento de quem usa o seu produto e podem trazer insights valiosos. Além disso, é mais rápido criar uma protopersona do que uma persona. 

Como usar a protopersona no UX e no Marketing

A protopersona pode ser usada para tomar decisões estratégicas principalmente dentro dos times de Marketing e UX. Quando estamos criando um produto novo devemos sempre pensar em como simplificar e melhorar a experiência do usuário. Pensando nisso,a protopersona vai te ajudar a entender melhor essas possíveis dores, tornando o seu produto indispensável na visão de um consumidor.

Ter definida uma protopersona durante a etapa de criação de um produto e tomada de decisões. Já que você já conhece a necessidade inicial daquela pessoa, sendo possível saber o que o seu produto precisa ter em um primeiro momento.

Além disso, a protopersona pode te ajudar a encontrar a solução de problemas. Ao criar um personagem imaginamos também as suas dificuldades no dia a dia, podendo pensar em como o produto pode solucioná-las. 

Não se esqueça: ao desenvolver um produto todas as decisões devem ser tomadas pensando nas necessidades do usuário.

Como criar uma protopersona 

A criação da protopersona é feita pela própria equipe. Por isso, o primeiro passo é definir quais colaboradores vão fazer parte desse processo. 

Durante a criação o time levanta várias hipóteses de perfis do usuário ideal com base em seus conhecimentos sobre os seus clientes. É nesse momento que entra em ação o trabalho do UX Research, por ele entender o cenário do mercado em que o produto está inserido e o comportamento do usuário, pode auxiliar com insights para a equipe.

Ao criar um cliente ideal todos os participantes devem falar suas percepções, para traçar um perfil detalhado do usuário.

Leve a sua protopersona para outro nível!

Apesar de a protopersona não ter tanto aprofundamento, nós podemos te ajudar a ter mais dados sobre o seu usuário ideal. Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box fazer uma pesquisa pode ser mais fácil do que você imagina. 

Você pode fazer pesquisas de mercado online a um custo baixo e ter o resultado em poucos dias. Na plataforma, você pode usar o nosso questionário com as principais perguntas para ajudá-lo a descobrir o perfil do usuário. Também é possível personalizar as perguntas de acordo com a sua necessidade.

Não se esqueça de avaliar quais perguntas têm mais a ver com o seu produto ou mercado e quais vão ajudá-lo entender melhor o que está no seu cliente ideal. Você ainda pode editar o questionário. Caso tenha alguma dúvida ou necessidade, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe.

Também poderá gostar de: