Modelo de briefing: 8 passos para montar do jeito certo

Maria Luísa Andrade
Modelo de briefing: 8 passos para montar do jeito certo

Hoje, vou te mostrar o modelo de briefing ideal para o seu projeto. Esse documento, para o desenvolvimento de qualquer projeto, será um registro das principais ideias e servirá como um guia durante toda a execução. 

Por isso, se você está com dúvidas de como criar um briefing, confira o post e aprenda como montar um briefing do zero!

O que é um briefing? 

O briefing é um resumo das informações e estratégias que serve como um guia para o planejamento de uma tarefa. Esse documento traz uma série de dados e direcionamentos para executar um projeto. 

Com todas essas informações registradas você consegue agilizar a entrega dos seus projetos, além de estar preparado para eventuais imprevistos. 

Modelo de Briefing 

A criação de um briefing consiste em várias etapas que vão coletar dados, descrever objetivos e necessidades da empresa que está solicitando o projeto. Para te ajudar a fazer isso, confira abaixo os passos para elaborar o modelo de briefing ideal! 

1. Informações da empresa

Ao criar um briefing é muito importante que contenha todas as informações da empresa. 

Você deve contar um pouco de qual o atual contexto da empresa e como era o cenário no passado. Além disso, também é muito importante mostrar quem é aquela empresa, contar um pouco da sua história, qual o seu produto ou serviço, sua missão e até mesmo os valores.

Dessa forma, os profissionais envolvidos no desenvolvimento desse projeto sabem quem é a empresa, pensando em ações que estão alinhadas com a marca e a sua necessidade.

2. Qual o seu produto ou serviço? 

No briefing não podemos esquecer de também descrever qual o produto ou serviço a sua empresa oferece. Explique tudo sobre o produto, como ele funciona, quais as dores de um consumidor ele vai resolver e o que ainda precisa ser trabalhado.

Ao descrever o seu produto não se esqueça de explicar:

  • Suas principais características;
  • O custo;
  • Os diferenciais;
  • Quais são seus benefícios;
  • A percepção de mercado sobre o produto ou serviço.

3. Quem é o seu consumidor?

Nessa etapa é preciso que você descreva quem é o seu público-alvo, ou seja o segmento que o seu negócio pretende atingir. Para isso, você deve dar o máximo de detalhes possíveis sobre quem são os consumidores alvo desse projeto.

Sinalize dados de comportamento do consumidor, informações demográficas, hábitos e suas preferências. Descrever esse grupo de pessoas irá contribuir para que as estratégias e campanhas do negócio se voltem para elas, aumentando as chances de obter sucesso nas vendas.

Dessa maneira, é mais fácil traçar estratégias de comunicação para quem realmente precisa do seu produto ou serviço para resolver uma dor.

4. Análise a concorrência

Você sabe qual a posição da sua empresa em relação a outras empresas no mercado? Ao criar um briefing é muito importante trazer dados sobre a concorrência. 

Uma ótima maneira de observar isso é acompanhando o seu Net Promoter Score. O NPS é uma métrica de lealdade utilizada para prever os impactos positivos ou negativos que a experiência do cliente pode gerar no seu negócio.

Como o NPS é facilmente comparável, você também pode medir o NPS do seu concorrente, identificar como a sua empresa está posicionada dentro do seu mercado, encontrar oportunidades para melhorar a experiência do seu cliente e se diferenciar.

Dessa maneira, você pode aprender com os seus concorrentes sabendo o que está dando certo e errado para eles. No briefing, mostre quais pontos podem ser aproveitados no seu negócio. 

5. Defina seus objetivos

Nesta etapa da criação do briefing você irá expor os seus objetivos e quais resultados deseja serem alcançados com o projeto. Como por exemplo, aumentar as vendas, lançar um novo produto e criar uma nova campanha.

Deixe claro para quem irá ler o briefing o que você deseja alcançar. É nesse momento que você irá descrever quais ações serão realizadas para atingir o resultado esperado.

6. Determine o orçamento

Um passo muito importante ao criar um projeto é definir qual o seu orçamento e essa informação deve estar presente no seu briefing. Assim, todos os envolvidos estão cientes de qual o caixa disponível e quais ações podem ser desenvolvidas com o dinheiro disponível.

7. Crie um cronograma

Para o bom funcionamento do projeto é necessário que as datas de entrega estejam estabelecidas. Pensando nisso, não se esqueça de criar um cronograma e indicar o responsável por cada uma das etapas. 

Com os prazos definidos é mais fácil de saber como está o andamento do projeto.

8. Sinalize as preferências

Por fim, é importante pontuar quais são as preferências da empresa que está solicitando o projeto. Por isso, sinalize no briefing o que o cliente ou a marca está acostumado a fazer, quais ações não estariam dispostos. Isso será um diferencial para guiar a equipe durante todo o trabalho.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa estar no seu briefing, mas se você deseja deixar o seu relatório ainda mais completo, não deixe de trazer dados de pesquisas de mercado. Esse pode ser um grande diferencial no seu planejamento, pois a pesquisa te fornece as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e crie um briefing ainda mais completo!

Também poderá gostar de: