Briefing: o que é e como criar para o seu projeto

Maria Luísa Andrade
Briefing: o que é e como criar para o seu projeto

Você sabe o que é um briefing? Se você está pensando em criar um novo projeto ou lançar uma campanha é muito importante estar preparado.

Por isso, o primeiro passo ao elaborar um novo projeto é fazer um resumo com todas as informações importantes. Dessa maneira, você terá um guia com todas orientações necessárias além de um resumo completo dos dados mais importantes.

Se você tem dúvidas sobre o que é briefing ou não sabe por onde começar a criar vem comigo que vou te contar tudo o que você precisa saber. Leia o post e confira dicas imperdíveis!

O que é briefing? 

O briefing é um resumo das informações e estratégias que serve como um guia para o planejamento de uma tarefa. Um briefing traz uma série de dados e direcionamentos para executar um projeto. 

Nesse sentido, é muito utilizado para fornecer informações rápidas e eficazes sobre um problema. O briefing pode ser um documento em texto ou até mesmo falado. Contudo, é muito importante verificar todos os dados e coletar o máximo de informações possíveis para fazer um bom resumo. 

Dessa forma, você consegue se preparar para todos os cenários quando tiver que lidar com alguma questão ou tomar uma decisão. 

Por que fazer um briefing 

Estar preparado pode te ajudar a poupar tempo e até mesmo economizar dinheiro. Por isso, é tão importante criar um briefing já que ele vai te fornecer informações e soluções rapidamente. 

Além disso, ter esse documento vai agilizar a entrega dos seus projetos. Já que organiza todo o processo para execução de uma ação, podendo até te ajudar para elaboração de planejamentos mais completos.

Como criar um briefing

Agora que você já sabe o que é um briefing, vou te ensinar como estruturar todas essas informações. Afinal, é necessário ter organização para que quem for acompanhar o documento seja capaz de entender qual a melhor decisão.

Propósito

O primeiro passo para criar um briefing é definir qual será o objetivo deste resumo. Nesse sentido, vamos analisar qual o problema ou questão que será estudado para então começar a buscar por informações, pensar soluções e recomendações. 

Reúna todas as informações

Para criar um bom briefing é fundamental que tenha todas as informações sobre a empresa. Por isso, você deve trazer o tanto o contexto atual do negócio e sua posição no mercado, além de também mostrar qual era a situação no passado. Avaliar qual era o cenário anterior pode trazer insights valiosos ao criar uma estratégia.

Dessa forma, você deve reunir dados como o local da empresa, o posicionamento da marca e a sua persona, qual o público alvo e até mesmo os recursos disponíveis em caixa. Quanto mais completo será mais fácil de analisar e propor soluções.

Defina prazos e orçamento

Como já falamos anteriormente o briefing deve conter todas as informações para a execução de um projeto. Por isso, não se esqueça de determinar os prazos para entregas, quem será o responsável. 

Além disso, estabeleça qual o orçamento disponível para aquela ação. Assim, todos os envolvidos estão alinhados e têm conhecimento do que está sendo feito. 

Recomendações

Por fim, com todas as informações organizadas chegou o momento de criar a conclusão. Pensando nisso, ao deixar sugestões ao leitor de como proceder é essencial usar uma linguagem de fácil entendimento com instruções bem explicadas. 

Tipos de briefing

Estar preparado para não tomar decisões erradas é sempre importante. Por isso, o briefing pode ser usado por várias áreas, seja no marketing, nas vendas e até mesmo no relacionamento com o cliente. 

Criação

Um briefing de criação é usado nas primeiras etapas do processo criativo, podendo ser usado no desenvolvimento de um produto, um post em um blog ou até mesmo em uma arte gráfica. Por isso, 

Publicitário

Os briefing são muito utilizados nas campanhas publicitárias. Esses relatórios apontam todos os detalhes do lançamento de uma campanha, como por exemplo a identidade visual, a persona da marca, datas e orçamento. 

Marketing 

Antes de lançar uma ação de marketing é indispensável se planejar. Desse modo, o briefing de marketing pode trazer dados sobre o número de leads, meta de visitantes, quais são as oportunidades de venda e qual a buyer persona. Esse documento contém todos os detalhes necessários para guiar um projeto desde seu início até o fim.

Negócios

O briefing de negócios mostra qual o contexto atual de uma empresa, além de relembrar qual era o cenário no passado. Também traz quais são os objetivos e metas daquele negócio, além de trazer dados sobre concorrentes.  

Otimize o seu briefing!

Ainda está com dúvida de como criar um briefing ou não sabe por onde começar a buscar as informações? Pode ficar tranquilo que eu vou te ajudar! 

Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer pesquisas com milhares de consumidores em poucos dias e a um custo acessível. Dessa forma, você consegue obter mais dados para buscar soluções ainda mais assertivas.

Não perca tempo e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: