Hoje, vou te mostrar o modelo de briefing ideal para o seu projeto. Esse documento, para o desenvolvimento de qualquer projeto, será um registro das principais ideias e servirá como um guia durante toda a execução.
Por isso, se você está com dúvidas de como criar um briefing, confira o post e aprenda como montar um briefing do zero!
O que é um briefing?
O briefing é um resumo das informações e estratégias que serve como um guia para o planejamento de uma tarefa. Esse documento traz uma série de dados e direcionamentos para executar um projeto.
Com todas essas informações registradas você consegue agilizar a entrega dos seus projetos, além de estar preparado para eventuais imprevistos.
Modelo de Briefing
A criação de um briefing consiste em várias etapas que vão coletar dados, descrever objetivos e necessidades da empresa que está solicitando o projeto. Para te ajudar a fazer isso, confira abaixo os passos para elaborar o modelo de briefing ideal!
1. Informações da empresa
Ao criar um briefing é muito importante que contenha todas as informações da empresa.
Você deve contar um pouco de qual o atual contexto da empresa e como era o cenário no passado. Além disso, também é muito importante mostrar quem é aquela empresa, contar um pouco da sua história, qual o seu produto ou serviço, sua missão e até mesmo os valores.
Dessa forma, os profissionais envolvidos no desenvolvimento desse projeto sabem quem é a empresa, pensando em ações que estão alinhadas com a marca e a sua necessidade.
2. Qual o seu produto ou serviço?
No briefing não podemos esquecer de também descrever qual o produto ou serviço a sua empresa oferece. Explique tudo sobre o produto, como ele funciona, quais as dores de um consumidor ele vai resolver e o que ainda precisa ser trabalhado.
Ao descrever o seu produto não se esqueça de explicar:
- Suas principais características;
- O custo;
- Os diferenciais;
- Quais são seus benefícios;
- A percepção de mercado sobre o produto ou serviço.
3. Quem é o seu consumidor?
Nessa etapa é preciso que você descreva quem é o seu público-alvo, ou seja o segmento que o seu negócio pretende atingir. Para isso, você deve dar o máximo de detalhes possíveis sobre quem são os consumidores alvo desse projeto.
Sinalize dados de comportamento do consumidor, informações demográficas, hábitos e suas preferências. Descrever esse grupo de pessoas irá contribuir para que as estratégias e campanhas do negócio se voltem para elas, aumentando as chances de obter sucesso nas vendas.
Dessa maneira, é mais fácil traçar estratégias de comunicação para quem realmente precisa do seu produto ou serviço para resolver uma dor.