Marketing B2C: como fazer marketing direto para o consumidor?

Pedro D'Angelo
Marketing B2C: como fazer marketing direto para o consumidor?

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing B2C e B2B, certo?

Esses dois termos estão sempre presentes em qualquer conteúdo sobre marketing pois são decisivos para planejar e executar estratégias. Isso acontece porque marketing B2c e B2B dizem respeito ao seu público-alvo, então o primeiro passo é entender bem esses dois conceitos.

Para deixar claro o que é marketing B2C, a diferença para o modelo B2B e como executar uma boa estratégia de marketing para o consumidor, é só continuar lendo este texto!

O que é Marketing B2C

Marketing business-to-consumer, ou marketing B2C, refere-se às táticas e estratégias nas quais uma empresa promove seus produtos e serviços para pessoas físicas.

Ao contrário do B2B, onde a venda é realizada para uma empresa, o alvo nessa modalidade é o consumidor final. Por isso, as empresas agem criando, anunciando e vendendo produtos para os clientes usarem em suas vidas cotidianas.

B2C x B2B: qual a diferença?

Existem muitas diferenças quando se trata de marketing B2C e B2B.

A primeira e mais marcante é a escala. De forma muito óbvia, você tem um público mais amplo quando fala de pessoas comuns do que quando vende para empresas. Os dois modelos requerem boa segmentação de clientes, é claro, mas é muito mais provável que o B2C atinja números maiores de pessoas ao mesmo tempo.

Algumas das outras características importantes que mudam de um para o outro incluem o processo de compra e venda, os tomadores de decisão envolvidos e o custo das compras.

Por um lado, uma empresa provavelmente conduz pesquisas e avaliações mais rígidas antes de investir em um novo software, em materiais para o escritório ou serviços contratados. Já as transações B2C são frequentemente mais impulsivas e instantâneas.

Os consumidores geralmente procuram bens e serviços com base em uma necessidade mais imediata e fazem compras mais rapidamente, com menos pesquisa do que uma empresa faria. Isso concede aos profissionais de marketing B2C uma janela de oportunidade menor para influenciar o comportamento do consumidor.

Por essas razões, as ações B2C bem-sucedidas normalmente desencadeiam reações ou respostas emocionais, enquanto as campanhas B2B se concentram em oferecer valor imediato. Entender essas diferenças e fazer as mudanças apropriadas em sua estratégia de marketing irá melhorar seus resultados.

Como fazer marketing B2c: dicas, conceitos e estratégias

Considerando que no marketing B2C a sua empresa precisa ser capaz de se conectar com pessoas individualmente, algumas boas práticas são necessárias. Veja alguns exemplos de como fazer marketing B2C bem feito a seguir:

Fale como um ser humano

Muitos profissionais de marketing B2C cometem o erro de escrever de uma forma muito profissional e impessoal. Em vez de criar conteúdo que vai criar diálogo com pessoas comuns, eles escrevem como se estivessem falando com outros profissionais da sua área.

Se você escrever usando termos ou linguagem confusos que soam “frios”, simplesmente não será convincente para seu público-alvo. Lembre-se sempre que os consumidores precisam se engajar e criar vínculo emocional com as marcas para se tornarem fiéis e satisfeitos de verdade.

Eduque seu consumidor

Existem informações sobre seu setor ou seu produto que o consumidor pode não entender tão bem?

Aproveite para educar o seu futuro cliente sobre o que você está oferecendo. Faça com que ele te veja como uma empresa que quer oferecer valor de verdade e não apenas vender. Isso vai ajudar a conquistar a confiança do seu público ao mesmo tempo que faz com que ele avance na jornada de compra.

Isso pode ser na forma de um artigo, um vídeo, um infográfico ou uma postagem de blog. Você começará a ser visto como uma fonte confiável de informações, em vez de uma empresa que esconde o jogo.

Conheça o comportamento do consumidor

Para falar e engajar com pessoas, é imprescindível saber como elas se comportam.

As empresas que desvendam o comportamento do consumidor são aquelas que criam ações de marketing mais efetivas e conseguem oferecer exatamente o cliente quer.

Isso porque o comportamento do consumidor envolve tudo aquilo que essa pessoa faz antes, durante e depois da compra de um produto ou contratação de um serviço.

Pesquisas de mercado são a melhor forma de conhecer o comportamento do consumidor, então não poupe esforços na coleta de informação sobre seu público-alvo. A dica vale também para o marketing B2B, mas é no B2C que as pesquisas são ainda mais fáceis de serem realizadas!

Para conhecer de verdade o comportamento do seu consumidor, aproveite para ler nosso artigo completo sobre o tema. Leia aqui o guia do comportamento do consumidor.

Facilite a compra

Se o seu processo de compra for muito complicado, nenhum cliente em potencial perderá tempo para lhe dar o dinheiro ganho com dificuldade. Lembre-se que estamos falando de consumidores comuns, que tem uma infinidade de opções de marcas, lojas e produtos para comprar. Ele pode perder facilmente o interesse caso seu processo não seja facilitado e intuitivo.

Conte quantas etapas leva para um cliente incluir a mercadoria em seu carrinho de compras e finalizar a compra.

Se houver algum que possa ser condensado ou eliminado, procure maneiras de fazer isso.

Experiência do consumidor para impulsionar o marketing B2C

Outro ponto importante do marketing como um todo, e principalmente das estratégias B2C, é se preocupar com a experiência do cliente.

Todo consumidor quer ter uma experiência tranquila e positiva quando interage com uma marca. Após a decisão de compra, então, se torna fundamental garantir que a experiência seja amigável e, de preferência, memorável para o consumidor.

Em nossa pesquisa Panorama da Experiência do Cliente, descobrimos que 91% das pessoas apontam a experiência como um fator importante nas decisões de compra. Além disso, e também muito importante:

  • 69% dos consumidores pagariam mais por uma experiência melhor.

Pensando nisso, garantir a melhor experiência não é só uma forma de garantir vendas, mas também um ticket médio mais alto. Além disso, claro, experiências melhores para os clientes B2C também ajudam a fidelizá-los.

Para entender melhor o que é a experiência do cliente – ou customer experience, aproveite para ler nosso guia completo sobre o tema clicando no banner abaixo!

Marketing B2C: como fazer marketing direto para o consumidor?

Também poderá gostar de: