Lealdade e fidelidade: construindo relações duradouras com clientes

Maria Luísa Andrade
Lealdade e fidelidade: construindo relações duradouras com clientes

Já parou para pensar como a lealdade e fidelidade de um consumidor são importantes para o sucesso do seu negócio? 

Estamos vivendo na era da experiência e no cenário atual, não basta apenas atrair clientes; mantê-los engajados e fiéis é o que realmente faz a diferença. Quando um cliente não apenas retorna, mas também se torna um defensor fervoroso da sua marca, ele age como um embaixador que amplifica a reputação da sua empresa. 

Neste post, vamos explorar estratégias poderosas para transformar clientes fiéis em verdadeiros defensores, fortalecendo a base de clientes e impulsionando o crescimento sustentável do seu empreendimento.

O que é lealdade do cliente? 

Quando falamos sobre lealdade do cliente, estamos tratando daqueles clientes que possuem um vínculo tão forte com uma empresa, que os fatores externos passam a não intervir nisso. Esses fatores podem ser, por exemplo, o aumento do preço, ausência do produto ou serviço e até mesmo a concorrência.

 A lealdade é construída ao longo do tempo por meio de interações positivas. Para isso, é preciso investir em algumas ações como oferecer um atendimento ao cliente inigualável e experiências memoráveis.

O que é fidelidade do cliente? 

A fidelidade do cliente é quando o consumidor procura espontaneamente uma empresa depois de já ter tido uma experiência com ela. Ou seja, é a tendência de um cliente continuar comprando produtos ou serviços de uma determinada empresa outras vezes ao longo do tempo. 

Diferença entre lealdade e fidelidade do cliente

Apesar de parecidos, como você viu, os dois termos se diferem. Enquanto a fidelidade do cliente está ligada a repetição de compras devido a fatores práticos, como por exemplo qualidade e preço. Já a lealdade do cliente vai além, incluindo conexão emocional e disposição de manter fidelidade à marca mesmo diante de alternativas.

Ou seja, a principal diferença entre fidelidade e lealdade do cliente é que o cliente fiel, apesar de poder ser recorrente e recomendar a marca para outras pessoas, é mais suscetível à intervenção de fatores externos. Por isso, é muito importante investir em oferecer uma experiência excepcional para cada um dos seus clientes para torná-los em clientes leais. 

Transformando clientes fiéis em defensores leais da marca 

A fidelidade do cliente é muito valiosa, mas lealdade é o verdadeiro pote de ouro. Quando um consumidor se mantém leal à sua marca, ele se transforma em um promotor, atraindo novos consumidores por meio de recomendações genuínas.

Contudo, a jornada de transformar um cliente fiel em um cliente leal é um processo que vai além da simples repetição de compras. Para fazer isso, é preciso construir uma conexão emocional mais profunda e duradoura com a marca ao longo do tempo. 

Confira a seguir algumas dicas para transformar a fidelidade do seu cliente em lealdade. 

Crie um bom relacionamento

Estabelecer um relacionamento próximo e pessoal com os clientes é um dos principais pontos para transformar um cliente fiel em um cliente leal. Uma comunicação transparente, honesta e direta, fará com que seu público confie em quem passa aquela mensagem.

Peça o feedback do cliente

Entender o que o seu cliente está pensando é fundamental para entender como está sendo a experiência oferecida pela empresa. Quando o feedback do cliente é coletado de forma recorrente, é possível analisar as mudanças no comportamento do consumidor ao longo do tempo e adaptar-se às suas exigências.

Além disso,  quando você acolhe o retorno do seu cliente é possível identificar gargalos nos processos do seu negócio que poderiam passar despercebidos.

Ofereça um bom atendimento 

É muito importante que o atendimento ao cliente seja feito com excelência, afinal de contas, este é o momento em que o cliente está mais próximo do seu negócio. Consequentemente, um atendimento ruim pode até mesmo fazer com que um cliente abandone uma compra e nunca mais procure o seu negócio.

Eleve a lealdade e fidelidade com dados concretos! 

A construção da lealdade do cliente é um processo contínuo que requer consistência. Por isso, para entender se suas ações estão dando certo é muito importante realizar pesquisas de satisfação e avaliar como os seus consumidores se sentem. 

Na Plataforma de Customer Experience do Opinion Box, você consegue medir os principais indicadores de satisfação e lealdade do cliente.

Elas ajudarão a sua marca a tomar decisões com base em dados para aprimorar as suas estratégias de Customer Experience e aumentar o número de clientes leais à sua marca.

Quer saber mais? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: