Lançamento de produto: checklist para lançar um produto no mercado

Pedro D'Angelo
Lançamento de produto: checklist para lançar um produto no mercado

Quer investir com segurança em um produto novo no mercado? Confira nosso passo a passo completo de lançamento de produto e veja os pontos que não pode deixar passar!

Investir em um novo produto é uma decisão difícil para qualquer empresa ou empreendedor. Para oferecer algo de valor real para os consumidores é preciso muita segurança – e claro, informação.

Para os futuros empreendedores ou pequenas e médias empresas que ainda não sabem bem o passo a passo para o sucesso do lançamento de produto novo, não se preocupe. Este guia foi elaborado para trilhar o caminho certo para lançar uma novidade no mercado.

Passo a passo para o lançamento de produto no mercado

Siga cada passo e responda cada questão antes de colocar o produto à venda. Sempre com base em dados, nunca em achismos, seus resultados serão muito melhores, pode apostar.

1. Quem serão os clientes? As buyer personas

Para traçar o plano de lançamento de produto novo, vamos começar idealizando quem serão os clientes. Qual é o público-alvo que esse produto vai atingir?

O primeiro passo para traçar o perfil do consumidor no lançamento de produto novo é criar as buyer personas. Buyer personas são idealizações do seu cliente ideal. A buyer persona é um personagem criado com características e hábitos imaginados, mas não inventados. Isso quer dizer que ela é resultado de uma boa pesquisa. Por isso, o primeiro passo para criar as Buyer Personas de sua empresa é entrevistar os seus clientes e descobrir quem são eles.

Pensando no público-alvo em geral do seu novo produto, aplique um questionário de pesquisa para descobrir mais sobre ele. Pesquise hábitos, preferências e necessidades desses consumidores. Com os dados dessa pesquisa, procure padrões de comportamento e de personalidade dessas pessoas para desenhar verdadeiros personagens. As buyer personas serão poucas e terão nome, uma imagem imaginária, características e personalidade própria. Com essa figura em mente será mais fácil seguir com o lançamento de produto novo.

Lançamento de produto: checklist para lançar um produto no mercado  

2. O que você está vendendo? Atributos de valor e teste de conceito

Todo produto novo precisa entregar algum tipo de valor para seu consumidor. Antes de lançar um produto no mercado, então, apresente esse valor para o consumidor e veja se está de acordo com o que ele busca.

Em uma pesquisa de mercado, apresente o conceito do seu produto aos consumidores. Mostre para eles a proposta, descrevendo o produto em linhas gerais. Pergunte também as percepções que o próprio público tem daquela ideia. Esse tipo de insight vai contar muito sobre o potencial de aceitação e venda do seu produto. Mais uma vez, é a oportunidade ideal para revisar estratégias do lançamento de produto a fim de evitar problemas e prejuízos futuros.

3. Quem mais está vendendo? A análise da concorrência

Você pode ter o produto perfeito pronto para ser lançado. Mas e a concorrência? O que ela oferece?

Durante o lançamento de produto é essencial investigar o que já existe de semelhante no mercado. Avaliar a concorrência ajuda a evitar fracassos que independem da qualidade do seu produto. Um produto semelhante muito mais barato, ou vendido por uma marca bastante consolidada no mercado podem apresentar grandes riscos à sua estratégia.

Nessa etapa, o importante não é ser o único a vender um determinado produto. Quando precisar encarar a concorrência, o que vale é encontrar algum diferencial. Seja no preço, na qualidade, no visual, na experiência de compra… enfim: estude a concorrência antes do lançamento de produto para saber como se diferenciar para ter sucesso.

4. Como será apresentado o produto? Teste de embalagem

O visual do produto entregue ao cliente conta muito também. A embalagem de um produto é o primeiro contato que o consumidor terá de fato com ele. Por isso, entregar uma embalagem que o consumidor rejeita não é uma opção.

Teste protótipos e conceitos de embalagem para saber qual agrada melhor na percepção do público-alvo. Garanta um pacote prático e atrativo para turbinar as vendas do produto. Para te ajudar, temos um outro post que conta tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de teste de embalagem. Vamos te ensinar até a criar o seu próprio questionário, então não deixe de conferir.

5. Quanto vai custar para o cliente? A precificação

Agora que chegamos até aqui, falta definir um ponto importantíssimo: quanto vai custar o produto! A precificação, no lançamento de produto, é uma etapa prévia bem delicada.

É preciso chegar no valor certo para garantir uma boa margem de lucro e ainda assim atrair os consumidores. Quem tem em mente o consumidor certo, consegue provar para ele o valor do produto e sabe se posicionar perante a concorrência, não terá tantos problemas para precificar.

E mais uma vez, essa etapa do lançamento de produto requer dados. O roteiro da precificação é calcular os custos de produção, taxas e tarifas eventuais, comissão de vendedores quando necessário. Além disso, novamente vale recorrer à concorrência para conferir seus preços de mercado.

Para não restar mais dúvidas sobre como definir preço de produtos, confira nosso conteúdo completo sobre como definir preço de produtos.

6. Como o cliente vai conhecer o produto? Campanhas e estratégia de marketing

Agora que temos o conceito, a cara e o preço do produto, falta vendê-lo de fato. O canal para unir consumidor e produto final, então, é a estratégia de marketing.

O marketing faz a ponte entre o produto e seu valor oferecido até os clientes. É com uma boa campanha que se atrai clientes e consolida as vendas. Por isso, novamente, muito cuidado na hora de oferecer o novo produto ao público.

Elaborar uma campanha eficaz de marketing para lançamento de produto também requer seu próprio passo a passo.

Antes de mais nada, precisamos ter em mente claramente para quem estamos vendendo. Na dúvida, volte ao passo 1 e insista em conhecer o seu consumidor.

Sabendo quem é o consumidor, precisamos saber que tipo de linguagem é a ideal para falar com ele. Quais os canais de mídia e comunicação ele costuma frequentar, assistir ou consumir? E que tipo de mensagem passa o valor correto do produto a fim de convencer o público a comprar?

Recomendado para você:  [Questionários] Modelos de questionário para teste de campanha

Com essas informações devidamente pesquisadas para o lançamento de produto, siga em frente. Elabore uma campanha e… teste-a também! Aplicar um questionário de teste de campanha ajuda a evitar furadas e prejuízos diversos.

Campanhas que pegam mal com o público, que soam ofensivas e que não atraem o interesse do consumidor podem matar a estratégia de lançamento de produto. Por isso, lembre-se que informação prévia nunca é demais. Apresente uma prévia das campanhas de marketing em uma pesquisa e veja o que o consumidor tem a dizer. a partir daí sim, coloque o seu produto para jogo!

Quer colocar a mão na massa e começar agora o lançamento de um novo produto? Conte com o Opinion Box! Temos um time de especialistas para te ajudar com sua pesquisa e um painel com mais de 150 mil consumidores para responder aos questionários. Entre em contato e vamos colocar o seu produto no mercado juntos!

Também poderá gostar de: