Lançamento de produto: passo a passo completo para lançar um produto no mercado

Pedro D'Angelo
Lançamento de produto: passo a passo completo para lançar um produto no mercado

Quer investir com segurança em um produto novo no mercado? Confira nosso passo a passo completo de lançamento de produto e veja os pontos que não pode deixar passar!

Investir em um novo produto é uma decisão difícil para qualquer empresa ou empreendedor. Para oferecer algo de valor real para os consumidores é preciso muita segurança – e claro, informação.

Para os futuros empreendedores ou pequenas e médias empresas que ainda não sabem bem o passo a passo para o sucesso do lançamento de produto novo, não se preocupe. Este guia foi elaborado para trilhar o caminho certo para lançar uma novidade no mercado.

Siga cada passo e responda cada questão antes de colocar o produto à venda. Sempre com base em dados, nunca em achismos, seus resultados serão muito melhores, pode apostar.

1. Quem serão os clientes? As buyer personas

Para traçar o plano de lançamento de produto novo, vamos começar idealizando quem serão os clientes. Qual é o público-alvo que esse produto vai atingir?

O primeiro passo para traçar o perfil do consumidor no lançamento de produto novo é criar as buyer personas. Buyer personas são idealizações do seu cliente ideal. A buyer persona é um personagem criado com características e hábitos imaginados, mas não inventados. Isso quer dizer que ela é resultado de uma boa pesquisa. Por isso, o primeiro passo para criar as Buyer Personas de sua empresa é entrevistar os seus clientes e descobrir quem são eles.

Pensando no público-alvo em geral do seu novo produto, aplique um questionário de pesquisa para descobrir mais sobre ele. Pesquise hábitos, preferências e necessidades desses consumidores. Com os dados dessa pesquisa, procure padrões de comportamento e de personalidade dessas pessoas para desenhar verdadeiros personagens. As buyer personas serão poucas e terão nome, uma imagem imaginária, características e personalidade própria. Com essa figura em mente será mais fácil seguir com o lançamento de produto novo.

Lançamento de produto: passo a passo completo para lançar um produto no mercado  

2. O que você está vendendo? Atributos de valor e teste de conceito

Todo produto novo precisa entregar algum tipo de valor para seu consumidor. Antes de lançar um produto no mercado, então, apresente esse valor para o consumidor e veja se está de acordo com o que ele busca.

Em uma pesquisa de mercado, apresente o conceito do seu produto aos consumidores. Mostre para eles a proposta, descrevendo o produto em linhas gerais. Pergunte também as percepções que o próprio público tem daquela ideia. Esse tipo de insight vai contar muito sobre o potencial de aceitação e venda do seu produto. Mais uma vez, é a oportunidade ideal para revisar estratégias do lançamento de produto a fim de evitar problemas e prejuízos futuros.

3. Quem mais está vendendo? A análise da concorrência

Você pode ter o produto perfeito pronto para ser lançado. Mas e a concorrência? O que ela oferece?

Durante o lançamento de produto é essencial investigar o que já existe de semelhante no mercado. Avaliar a concorrência ajuda a evitar fracassos que independem da qualidade do seu produto. Um produto semelhante muito mais barato, ou vendido por uma marca bastante consolidada no mercado podem apresentar grandes riscos à sua estratégia.

Nessa etapa, o importante não é ser o único a vender um determinado produto. Quando precisar encarar a concorrência, o que vale é encontrar algum diferencial. Seja no preço, na qualidade, no visual, na experiência de compra… enfim: estude a concorrência antes do lançamento de produto para saber como se diferenciar para ter sucesso.

4. Como será apresentado o produto? Teste de embalagem

O visual do produto entregue ao cliente conta muito também. A embalagem de um produto é o primeiro contato que o consumidor terá de fato com ele. Por isso, entregar uma embalagem que o consumidor rejeita não é uma opção.

Teste protótipos e conceitos de embalagem para saber qual agrada melhor na percepção do público-alvo. Garanta um pacote prático e atrativo para turbinar as vendas do produto. Para te ajudar, temos um outro post que conta tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de teste de embalagem. Vamos te ensinar até a criar o seu próprio questionário, então não deixe de conferir.

5. Quanto vai custar para o cliente? A precificação

Agora que chegamos até aqui, falta definir um ponto importantíssimo: quanto vai custar o produto! A precificação, no lançamento de produto, é uma etapa prévia bem delicada.

É preciso chegar no valor certo para garantir uma boa margem de lucro e ainda assim atrair os consumidores. Quem tem em mente o consumidor certo, consegue provar para ele o valor do produto e sabe se posicionar perante a concorrência, não terá tantos problemas para precificar.

E mais uma vez, essa etapa do lançamento de produto requer dados. O roteiro da precificação é calcular os custos de produção, taxas e tarifas eventuais, comissão de vendedores quando necessário. Além disso, novamente vale recorrer à concorrência para conferir seus preços de mercado.

Para não restar mais dúvidas sobre como definir preço de produtos, confira nosso conteúdo completo sobre o assunto.

6. Como o cliente vai conhecer o produto? Campanhas e estratégia de marketing

Agora que temos o conceito, a cara e o preço do produto, falta vendê-lo de fato. O canal para unir consumidor e produto final, então, é a estratégia de marketing.

O marketing faz a ponte entre o produto e seu valor oferecido até os clientes. É com uma boa campanha que se atrai clientes e consolida as vendas. Por isso, novamente, muito cuidado na hora de oferecer o novo produto ao público.

Elaborar uma campanha eficaz de marketing para lançamento de produto também requer seu próprio passo a passo.

Antes de mais nada, precisamos ter em mente claramente para quem estamos vendendo. Na dúvida, volte ao passo 1 e insista em conhecer o seu consumidor.

Sabendo quem é o consumidor, precisamos saber que tipo de linguagem é a ideal para falar com ele. Quais os canais de mídia e comunicação ele costuma frequentar, assistir ou consumir? E que tipo de mensagem passa o valor correto do produto a fim de convencer o público a comprar?

Recomendado para você:  [Questionários] Modelos de questionário para teste de campanha

Com essas informações devidamente pesquisadas para o lançamento de produto, siga em frente. Elabore uma campanha e… teste-a também! Aplicar um questionário de teste de campanha ajuda a evitar furadas e prejuízos diversos.

Campanhas que pegam mal com o público, que soam ofensivas e que não atraem o interesse do consumidor podem matar a estratégia de lançamento de produto. Por isso, lembre-se que informação prévia nunca é demais. Apresente uma prévia das campanhas de marketing em uma pesquisa e veja o que o consumidor tem a dizer. a partir daí sim, coloque o seu produto para jogo!

Quer colocar a mão na massa e começar agora o lançamento de um novo produto? Conte com o Opinion Box! Temos um time de especialistas para te ajudar com sua pesquisa e um painel com mais de 150 mil consumidores para responder aos questionários. Entre em contato e vamos colocar o seu produto no mercado juntos!

 

Também poderá gostar de:

Lógica de questionário: 3 erros comuns que você pode evitar Ao criar um questionário de pesquisa de mercado no Opinion Box, você pode utilizar um recurso chamado lógica de question...
Pesquisa de mercado em redes sociais: vantagens e desvantagens Certamente você já viu links de pesquisa de mercado em suas redes sociais. Talvez até mesmo já tenha criado uma. Seja p...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.