Inteligência competitiva: 3 formas eficientes de gerar dados e sair na frente da concorrência

Daniela Schermann
Inteligência competitiva: 3 formas eficientes de gerar dados e sair na frente da concorrência

Descubra como a inteligência competitiva pode oferecer dados e informações para tornar seu negócio mais sustentável e competitivo. 

Empresas que querem se sobressair no seu mercado e ocupar a liderança entre os concorrentes precisam ter inteligência competitiva.

Esta estratégia pode ser adotada por diferentes empresas que querem obter dados e informações para tomar decisões mais inteligentes.

Antes de mais nada, é preciso entender o que é inteligência competitiva. Neste post, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para monitorar o seu mercado.

Além disso, vamos mostrar ferramentas gratuitas que podem ajudar a sua empresa a fazer inteligência competitiva:

O que é inteligência competitiva

Inteligência competitiva é um processo contínuo de monitoramento e análise estratégica, fundamental para qualquer empresa se destacar em seu mercado.

A inteligência competitiva identifica tendências de mercado, monitora a concorrência, estuda o comportamento do consumidor e realiza benchmarking constantemente para auxiliar os gestores em seus processos de tomada de decisão.

O objetivo da inteligência competitiva é aumentar as forças e identificar as fraquezas de uma empresa, tornando-a mais competitiva. É uma ferramenta fundamental para quem vai fazer um planejamento estratégico, estabelecer metas ou criar um modelo de negócio.

Por que fazer inteligência competitiva?

Ao conhecer melhor seu mercado, seus concorrentes e seus consumidores, você obtém dados e informações que vão ajudar os gestores a tomar decisões mais inteligentes e com mais segurança.

Empresas que não fazem inteligência competitiva perdem oportunidades de mercado, ficam atrás da concorrência e não conseguem encantar o seu consumidor. Veja algumas das principais vantagens de se investir em inteligência competitiva:

1. Aumentar competitividade

Ao fazer inteligência competitiva e obter dados sobre o mercado, você consegue perceber as estratégias dos seus concorrentes e as mudanças que estão impactando seu mercado. Ou seja, você pode minimizar riscos e surpresas.

Quem monitora a concorrência, por exemplo, pode aprender com os erros e acertos dos seus competidores.

2. Identificar oportunidades

Uma das formas de se obter inteligência competitiva é conversando com seus clientes. Ao conhecer melhor o comportamento do consumidor e suas necessidades, você pode identificar oportunidades de melhoria em diferentes áreas do seu negócio e também os melhores caminhos para crescer e se diferenciar.

3. Inovar

Com a inteligência competitiva, você também consegue ter uma visão mais completa do seu mercado. Ou seja, pode identificar  novas formas de resolver as dores e desejos do seu cliente, destacando-se através da inovação.

4. Rever a estratégia

Se sua estratégia não está funcionando, é preciso entender os motivos. A inteligência competitiva vai oferecer os dados que você precisa para saber onde você está acertando e onde está errando.

Em outras palavras, a inteligência competitiva permite que você reveja sua estratégia e encontre meios para tornar seu negócio mais sustentável e competitivo.

Como gerar inteligência competitiva nas empresas

Para desenvolver um processo de inteligência competitiva, é necessário reunir e organizar dados de forma sistêmica e proativa. Grandes empresas possuem áreas voltadas para inteligência competitiva ou profissionais dedicados exclusivamente a esta tarefa.

Em empresas menores, essa tarefa normalmente fica associada à equipe de marketing, que tem como uma de suas tarefas organizar e analisar dados relativos ao mercado de atuação da empresa.

Mas qual a melhor forma de obter esses dados?

Veja três formas eficientes de gerar inteligência competitiva para a sua marca e colocá-la à frente da concorrência:

1. Pesquisa de mercado online

Ouvir o seu consumidor é o primeiro passo para obter inteligência competitiva. Sem saber o que as pessoas que consomem sua marca pensam sobre seu produto, é muito difícil se diferenciar.

A pesquisa de mercado online é a forma mais rápida e eficiente de conversar diretamente com suas Buyer Personas. É possível fazer uma pesquisa de mercado online com seus próprios contatos ou em um painel de respondentes.

Ao fazer uma pesquisa de mercado online em um painel de respondentes, você seleciona o perfil dos entrevistados que irão participar da sua pesquisa. Assim, se seu produto é relacionado ao mercado automotivo, pode enviar seu questionário apenas para pessoas habilitadas ou que possuam carro.

Uma das principais vantagens da pesquisa de mercado online é que ela é bem mais rápida do que uma pesquisa tradicional. Você pode respostas completas em poucos dias, ou até mesmo em menos de vinte e quatro horas.

Além disso, a pesquisa de mercado online também possui preços mais acessíveis, podendo chegar a ser feita até mesmo gratuitamente.

Inteligência competitiva: 3 formas eficientes de gerar dados e sair na frente da concorrência

2. Data-Driven Marketing

Para quem não está familiarizado com o termo, a gente explica. Data-Driven Marketing é o marketing orientado por dados. Ou seja, através de números de audiência e outros dados que ajudam a identificar a entender o comportamento do consumidor, é possível reunir dados e informações que ajudam na tomada de decisão.

Mais do que reunir os dados, o Data-Driven Marketing analisa e extrai inteligência dos números para desenvolver o planejamento estratégico, traçar metas e monitorar as ações da empresa.

Algumas empresas utilizam o Data-Driven Marketing de forma bastante complexa. Mas algumas bases de dados podem e devem ser acompanhadas por qualquer empresa. Por exemplo:

  • Dados do Google Analytics: visitantes por mês, tempo média de visitas, origem dos visitantes etc.
  • Monitoramento de redes sociais: alcance de postagens, engajamento da audiência, novos fãs etc.
  • Relatórios de email marketing: Taxa de abertura e cliques de email, descadastramentos etc.
  • Performance de mídia online: Impressões, cliques, CTR (clicks through rate) etc.
Inteligência competitiva: 3 formas eficientes de gerar dados e sair na frente da concorrência

3. Big Data Analytics

Assim como o Data-Driven Marketing, o Big Data Analytics também extrai informação de diferentes bases de dados. A diferença, aqui, é que não estamos nos restringindo ao marketing. Além disso, estamos falando de volumes de dados muito maiores, mais complexos e, muitas vezes, não estruturados.

O Big Data Analytics utiliza softwares de alto desempenho para coletar, organizar e interpretar dados obtidos em diferentes fontes para gerar inteligência e informação.

O Big Data Analytics pode analisar o histórico dos relatórios gerenciais da sua empresa, o comportamento dos clientes no ambiente do seu e-commerce, indicadores do cenário macroeconômico e o conteúdo das mídias sociais, para citar apenas alguns exemplos.

Qual a melhor forma de obter inteligência competitiva?

Como você pode perceber, a pesquisa de mercado online, o Big Data Analytics e o Data-Driven Marketing são formas complementares de se obter informações de dados. Portanto, o ideal é que elas sejam usadas em conjunto.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Para determinar qual a melhor forma de coletar dados para o seu negócio, pense no seu objetivo estratégico e nos seus principais desafios. Antes de mais nada, veja quais informações estão faltando para que você possa tomar decisões com segurança e avalie qual a melhor forma de obtê-las.

O importante é que você esteja sempre munido de informações, para não se basear apenas no seu instinto.

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas. Basta acessar o chat online do site do Opinion Box.

Também poderá gostar de: