Indicadores para acompanhar durante o trabalho remoto

Pedro D'Angelo
Indicadores para acompanhar durante o trabalho remoto

No momento atual que vivemos, não tem sido nada incomum ver empresas inteiras trabalhando de forma remota. O home office já era uma realidade para diversos negócios, mas nos dias de hoje ele tem sido a regra para muitos outros. E o que muda com isso? Pensando nas metas e objetivos dos negócios, provavelmente nada. Mas e os indicadores para acompanhar? São os mesmos que já estávamos de olho?

Veja agora alguns dos principais indicadores para acompanhar enquanto trabalha de casa – ou de qualquer lugar! Continue lendo para saber o que não pode ficar para trás, desde os números mais básicos do seu negócio, até aqueles que vão te oferecer maior competitividade em tempos difíceis.

Indicadores de marketing digital

A rotina do marketing digital é cheia de métricas e indicadores importantes.

Acompanhar o Google Analytics, sua ferramenta de automação de marketing e os dados de SEO do seu negócio já era fundamental. Agora, trabalhando de casa, preste ainda mais atenção no que esses números te dizem.

Enquanto está no trabalho remoto, diante da situação atual, você vai perceber mudanças no comportamento do consumidor. E o departamento de marketing precisa entender o que muda para agir a partir dessas novidades.

O primeiro e maior aliado nessa hora é o Analytics. Por lá, você não deve se descuidar de acompanhar as visitas no seu site e de onde elas estão vindo. O Analytics oferece gratuitamente uma série de indicadores essenciais de marketing, que permitem saber onde está o seu público e todo o seu comportamento no que diz respeito ao acesso e relacionamento com as páginas do seu negócio.

Pode ser que o volume de acessos ao seu site esteja caindo, o que nos leva a outros indicadores: o volume de leads que está chegando, quantos deles se qualificam e todos os demais números do seu funil de vendas.

Acompanhando o funil até o fim, você ainda terá como calcular um dos principais indicadores de qualquer estratégia de marketing: o ROI. Sabendo como seu consumidor interage e converte nas suas ações de marketing, inclusive as mais emergenciais, você terá dados para entender o que está funcionando – e o que não está.

Em tempos mais incertos, é normal que menos pessoas recorram até você. Ao mesmo tempo, porém

Indicadores de vendas e financeiros

Este é um item que dispensa apresentações. Em períodos atípicos, ninguém pode esquecer de olhar para os números de vendas e financeiros do negócio.

Os números da sua estratégia de vendas são, obviamente, os que tem mais impacto direto sobre os indicadores financeiros.

Por isso, além do que você acompanhou sobre a jornada do consumidor pelo marketing, veja como esses esforços se convertem em vendas. De longe do escritório, toda ferramenta de gestão de leads e clientes vai te dar dados concretos sobre o perfil do cliente que está comprando no momento.

Aproveite para avaliar se os clientes caíram, é claro, mas também o que eles estão comprando. Tempos de crises e incertezas podem fazer com que certos produtos e serviços tenham muito mais saída do que o normal, enquanto outras vendas garantidas passam a cair.

Também fique sempre de olho, entre os indicadores para acompanhar, no ticket médio. O valor gasto por projeto, produto ou serviço é um número importante para medir a saúde do seu negócio a qualquer momento. Quando ele cai, novas ações de marketing e vendas serão necessárias para convencer o cliente a comprar mais e novamente.

Indicadores de produtividade

Se você e sua equipe estão no home office, sem ter muito costume de trabalhar nesse formato, é natural que a preocupação com a produtividade apareça.

Trabalhar de casa pede uma série de boas práticas para que o trabalho renda ao mesmo tempo em que as pessoas se sentem confortáveis e prontas para produzir normalmente.

Por isso, alguns indicadores também são necessários nesse caso.

Aqui, a ideia é ir muito além de horas trabalhadas, mesmo tendo esse controle também.

Uma boa dica é mensurar tarefas como se fossem indicadores de produtividade. Planeje as ações que devem ser cumpridas durante o trabalho remoto, estime o tempo gasto para cada uma delas e use esses dados como indicadores para acompanhar a produtividade.

Pode parecer muito simples, mas essa ideia é importante para mensurar a efetividade do trabalho, principalmente ao cruzar esse indicador com as horas trabalhadas e os resultados que cada ação gerou em sua respectiva área.

Ferramentas digitais de gestão de tarefas oferecem essa funcionalidade. Encontre a que melhor se encaixa na sua rotina e obtenha dados concretos do rendimento do seu home office!

Indicadores de satisfação e experiência do cliente

Os indicadores citados até aqui são bastante comuns. Afinal, é difícil imaginar que alguma empresa se descuidaria de seus números mais importantes de performance, não é mesmo?

Agora, então, vamos a uma dica que pode passar despercebida para muitos – mas não devia!

Mesmo de longe, trabalhando todo mundo de casa, é preciso ficar de olho na satisfação e na experiência do cliente.

Pense comigo: a realidade da sua empresa mudou bastante com o regime home office. A produtividade entrou em pauta, as reuniões tiveram que ser adaptadas e até a moral da equipe pode ser abalada de alguma forma.

Da mesma forma que gestores se preocupam com tudo isso, eles devem se perguntar: o que mudou na vida do meu cliente?

Indicadores de satisfação existem para que você possa entender o que dá certo e o que não dá nas suas estratégias. O cliente está satisfeito com o produto? Gosta do atendimento e do relacionamento com a marca? Voltaria a comprar?

Períodos mais conturbados podem fazer com que a satisfação do cliente caia, o que pede ações imediatas – e ao longo prazo também. Por isso, sempre vale recorrer a uma pesquisa de satisfação como um dos indicadores para acompanhar.

Indicadores para acompanhar durante o trabalho remoto

E a experiência do cliente?

Além das pesquisas tradicionais de satisfação, a experiência do cliente não pode ficar para trás nesse momento. Uma pesquisa online para medir a experiência do seu consumidor pode gerar insights importantes para entender o que está funcionando no momento e o que pode ser decisivo para fidelizar seu cliente ou perdê-lo de vez.

Os indicadores para acompanhar, mapear e impulsionar a experiência do cliente são vários.

Eles passam por itens básicos de satisfação e medem até mesmo o vínculo emocional que o cliente tem com a marca.

Para entender melhor os indicadores básicos para acompanhar, veja aqui um infográfico com os 7 principais indicadores de customer experience para acompanhar. 

Caso toda essa conversa tenha te deixado com dúvidas ou tenha surgido algum assunto relacionado a pesquisa de mercado no seu trabalho remoto, não deixe de falar com o Opinion Box.

Nossa equipe está disponível e online para te atender quando precisar. Para facilitar, você pode clicar no banner abaixo e agendar uma consultoria gratuita com nossos especialistas em pesquisa e customer experience.

Indicadores para acompanhar durante o trabalho remoto

Também poderá gostar de:

AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.