Brand Experience: como criar experiências memoráveis

Maria Luísa Andrade
Brand Experience: como criar experiências memoráveis

Se você quer se destacar no mercado é preciso criar uma boa estratégia de brand experience. Hoje em dia a experiência que o consumidor tem com uma marca é tão importante quanto o produto ou serviço que está sendo oferecido.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência. Pensado nisso, se você deseja melhorar a relação com o seu consumidor é fundamental criar uma experiência de marca memorável.

Confira o post e descubra tudo o que você precisa saber sobre brand experience

O que é brand experience?

O Brand experience é traduzido para o português como experiência de marca, são todas as estratégias criadas para mostrar para o consumidor o que a marca representa.

Ou seja, está totalmente associada à percepção do público alvo sobre a empresa. Por isso, é preciso garantir que o cliente tenha uma boa experiência, para estar oferecendo uma boa brand experince.

Por que investir em brand experience?

Marcas que oferecem uma boa experiência tem mais chances de conquistar o consumidor e criar um cliente fiel. Além disso, uma percepção positiva de um cliente pode criar um promotor da sua marca e atrair novos consumidores.

Outra vantagem de investir em brand experience é aumentar a estabilidade da marca no mercado. Empresas que oferecem uma boa experiência aos seus clientes são mais relevantes em meio a concorrência, sendo dificilmente esquecidas pelo público.

Passo a passo para oferecer uma experiência de marca inesquecível

Alinhe o seu time

Não é apenas a parte visual, a sua equipe precisa estar alinhado aos valores que você seja transmitir. Todo ponto de contato do consumidor com a sua marca deve passar pela mesma experiência. Por isso, toda a sua equipe precisa entender a sua marca para transmitir isso para os seus consumidores.

Desde o pré até o pós vendas o atendimento ao cliente deve ser impecável, para sempre passar uma imagem positiva da sua empresa.

Relembre quem é sua empresa

Conheça a história da sua marca, para passar isso para o seu cliente. Pense no que te motiva, o que a sua empresa deseja mudar no mundo.

Lembre-se de qual a experiência você quer passar para o seu consumidor, tudo o que deseja proporcionar para ele.

Desenvolva a sua persona

Quando você entende quem é seu cliente fica mais fácil pensar em ações voltadas para ele. Por isso, um dos primeiros passos em uma estratégia de Brand experience é entender quem é a sua persona, onde ela está, quais são as suas dificuldades e como seu produto ou serviço resolve suas dores.

Assim, fica mais fácil pensar em estratégias que realmente são a cara do seu consumidor. Uma experiência coerente ao seu consumidor.

Faça uma pesquisa de Buyer Persona

Uma Buyer Persona é a representação dos clientes ideais da sua empresa. Para criar uma boa estratégia de brand experience é fundamental conhecer os seus clientes para saber como se comunicar com eles.

Por isso, é muito importante realizar uma pesquisa de buyer persona, que vai te ajudar a criar a construir esse personagem com base no retrato real dos seus clientes. sabendo quem são as suas buyer personas é possível trabalhar melhor a linguagem, o tom e falar com elas pelos canais corretos.

Avalie sua marca

Para criar uma experiência de marca memorável é necessário analisar o que já tem sido oferecido aos seus consumidores. Para isso, avalie os pontos de contato com o seu cliente, como por exemplo, como anda o atendimento, o contato com o público nas redes sociais.

Uma boa maneira de realizar essa avaliação é através da análise de SWOT.

Esse é um método de planejamento estratégico que tem como objetivo traçar as diretrizes da empresa para um determinado período de tempo.

Defina seus objetivos

Para seguir com a sua estratégia de Brand experience é necessário definir seus objetivos. Por isso, defina qual experiência você quer entregar ao seu público e qual impacto você quer causar. Com isso, será mais fácil definir seu objetivo principal.

Mas não se esqueça que a experiência do cliente com a sua marca não acaba quando fecha uma venda. Mesmo com os objetivos definidos é necessário pensar em ações antes, durante e depois de uma venda.

[banner-novo-slug=”kit-trilogia-cx”]

Exemplos de brand experience

Para te ajudar a entender melhor o que é brand experience, trouxe alguns exemplos de marcas muito conhecidas em todo o mundo.

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma empresa que tem uma estratégia de marca muito interessante que busca fazer com que o público se identifique com a empresa. Um exemplo disso, são suas ações especiais de fim de ano e outras datas comemorativas.

Red Bull

A Red Bull está sempre realizando ações de brand experience através de competições e patrocínios a atletas. A empresa traz experiências únicas que trazem a mensagem da marca.


Disney

A Disney é um ótimo exemplo de como oferecer uma experiência inesquecível aos seus clientes. A marca criou o chamado “Fator Uau”, que consiste exatamente em conseguir causar essa sensação de encantamento no seu cliente, a ponto de deixá-lo sem palavras.

A empresa sempre se preocupa em superar as expectativas dos convidados e está sempre atenta aos mínimos detalhes.

Por fim, se você quer saber como, onde e com quem falar sobre a sua marca o Opinion Box pode te ajudar. Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas e melhore a experiência do cliente com a sua marca.

Também poderá gostar de: