Geração de leads: como a pesquisa de mercado ajuda a conquistar novos clientes

Pedro D'Angelo
Geração de leads: como a pesquisa de mercado ajuda a conquistar novos clientes

Os leads são pessoas que demonstram um interesse real pelo seu negócio. Eles são consumidores que ainda não estão no momento de compra, mas que potencialmente podem se tornar clientes. Já dá para entender por que a geração de leads é um objetivo tão importante das empresas, certo?

Dentro da lógica do funil de marketing e vendas, os leads estão no topo. Eles representam o primeiro estágio rumo à compra no fundo do funil. Por isso, qualquer estratégia que visa vender mais e conquistar clientes fiéis precisa se preocupar em montar – e colocar para funcionar – um funil que realmente funcione do topo até o fundo.

Para ajudar na geração de leads para conquistar clientes, vamos ensinar alguns caminhos. Todas as dicas estão relacionadas com benefícios que as pesquisas de mercado oferecem. Confira cada uma delas e escolha as que mais vão ajudar de acordo com seu objetivo e sua estratégia de captação de leads.

Geração de leads e pesquisa de mercado: o que tem a ver?

Uma boa pesquisa de mercado tem como principal benefício a informação que ela gera. O processo de geração de leads vai se misturar com as pesquisas de mercado justamente por essa característica: ele se baseia em informações e dados sobre seu público.

Os leads de um negócio são atraídos quando eles fornecem informações pessoais e de contato, que servirão para guiar o trabalho do time de marketing e de vendas, posteriormente.

As pesquisas de mercado vão ajudar, então, a obter essas informações, encontrar mais facilmente seu cliente ideal e chegar até o público-alvo de forma mais direta. Confira como a pesquisa de mercado ajuda na tarefa de geração de leads e como utilizá-la na prática:

1. Defina as personas certas do seu negócio

O primeiro passo para uma estratégia eficaz de geração de leads é definir as buyer personas certas.

As personas de um negócio são os clientes ideais para quem serão planejadas as estratégias de marketing e vendas. Se os leads são clientes em potencial, as personas representam a etapa anterior a eles – a idealização dos clientes.

Para definir as personas de um negócio, as pesquisas serão grandes aliadas. A dica é realizar uma pesquisa com seu público-alvo para levantar dados sobre seu perfil, comportamento e hábitos.

Vale lembrar para começar que buyer persona é um personagem criado, mas não inventado. Dessa forma, ela é um personagem baseado em dados, não em suposições. Por isso, o primeiro passo para criar as Buyer Personas de sua empresa é entrevistar o seu público e descobrir por quem ele é formado.

2. Teste campanhas e estratégias de marketing

A estratégia de marketing de um negócio é a porta de entrada do consumidor que pode ou não se tornar um lead. Com campanhas inteligente e relevantes para o público é que ele demonstrará o interesse necessário para entrar no seu funil de vendas.

Por isso, antes de veicular qualquer oferta ou ação de marketing experimente testá-la antes. Peça a opinião do seu público-alvo para descobrir como eles se sentem em relação a ela. O público reage bem? Demonstra interesse em conhecer mais, clicar ou comprar?

Valide todas as hipóteses de marketing possíveis antes de colocá-las no ar. Assim é possível garantir melhores resultados com base na opinião de quem importa: o seu consumidor.

3. Use dados de pesquisa como conteúdo para atrair leads

Como já falamos, o principal retorno das pesquisas de mercado é que elas geram informação. Essa informação, no processo de geração de leads, pode ser usada de várias formas.

Além de conhecer mais sobre os consumidores e suas opiniões, dá para fazer muito mais. Os dados de uma pesquisa podem ser compartilhados em forma de conteúdo relevante para seu público. Elabore pesquisas que podem gerar insights pelos quais seu público vai se interessar.

Supondo que a essa altura você já conheça seu público-alvo, compartilhe com ele dados interessantes que tenham a ver com o seu negócio e com o interesse dele ao mesmo tempo. Esses dados podem ser transformados em ebooks e outros materiais para geração de leads. 

Quer ver exemplos de dados de pesquisa que levantamos e transformamos em conteúdo? Confira nossa seção de resultados de pesquisa.

4. Faça pesquisas para se relacionar com o público-alvo, leads e prospects

Além da geração de novos leads, a pesquisa de mercado ajuda a nutrir e manter um bom relacionamento com aqueles que você já tem. Mais que isso, clientes regulares, prospects – toda a sua base de contatos oferece uma chance para que você crie um relacionamento saudável e que pode resultar em vendas, recorrência e fidelização de clientes.

A ideia aqui é enviar pesquisas para engajar e ouvir em geral o que o público tem a dizer. Seja uma pesquisa de satisfação, um formulário de NPS ou qualquer questionário que queira, genuinamente, abrir um diálogo com o consumidor. O importante é usar as informações que você tem para entrar em contato e construir um relacionamento com o consumidor.

Geração de leads: como a pesquisa de mercado ajuda a conquistar novos clientes

Quero fazer uma pesquisa de mercado

Consegui deixar claro que a melhor forma de chegar até o seu lead é usando os benefícios das pesquisas de mercado? Então vamos fazer a sua pesquisa!

Aprenda a fazer pesquisas de mercado sozinho, gastando pouco ou até mesmo gratuitamente. Conheça a Plataforma de Pesquisa e o Painel de Respondentes do Opinion Box. Você pode realizar contar com nossos respondentes prontos para responder aos seus questionários. Se tiver dúvidas ou quiser que nosso time de especialistas assuma seu projeto por inteiro, também é possível.

Cadastre-se no Opinion Box e comece agora mesmo!

 

Também poderá gostar de: