7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Pedro D'Angelo
7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Para qualquer profissional ter sucesso no mercado de trabalho, é essencial se manter atualizado, bem informado e pronto para lidar com qualquer assunto que aparecer pelo caminho.

No mundo das pesquisas de mercado, essas características são ainda mais fundamentais. Todo profissional que trabalha com pesquisas deve ser curioso por natureza e estar sempre em busca de aprendizado, além de ter boa capacidade analítica, organização e atenção.

Quem trabalha com marketing também tem que estar pronto para vários desafios, especialmente se trabalhar com novas formas de marketing, como marketing de conteúdo e Inbound Marketing. Com a quebra recente de vários paradigmas da área, o profissional de marketing precisa se envolver cada vez mais em outros processos e áreas da empresa, principalmente em vendas.

Tudo isso requer versatilidade, capacidade de adaptação e, claro, muita vontade de aprender. Por isso, separamos algumas dicas e ferramentas que ajudam na difícil função de coletar, filtrar e organizar o turbilhão de informações que chega até a gente todos os dias.

1. Feedly

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Às vezes a gente tem uma lista enorme de blogs preferidos, segue todos eles nas redes sociais e, por um motivo ou por outro, muito conteúdo interessante acaba ficando para trás. Quem nunca passou por isso provavelmente é usuário de soluções como o Feedly.

Criando uma conta gratuita por lá, você consegue muito intuitivamente criar seu feed da forma mais organizada possível. É possível criar categorias e segmentos com as páginas que você deseja seguir, acompanhar os feeds de outras pessoas e seguir as sugestões personalizadas que a própria ferramenta te dá com base nos seus interesses.

É de encher os olhos de quem ama organização e precisa agilizar a vida na internet sem perder um segundo sequer.

2. Feeds de redes sociais

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Sim, também vamos recomendar o Facebook e o Twitter, que você provavelmente já tem. As duas redes sociais possuem um feed de conteúdo que também – e devemos ter isso em mente – é controlado por você.

No Twitter, tudo é compartilhado essencialmente em tempo real. Seguindo os perfis certos, é possível ter noção de tudo que vai acontecendo na hora que as coisas de fato acontecem.

Já no Facebook, muito se fala sobre algoritmos que decidem tudo por você, mas lembre-se sempre que os algoritmos leem as suas ações na rede social, ou seja, os posts que você curte, as páginas que você mais interage, os amigos que você mais comenta.

Além disso, é possível escolher seus amigos e páginas que aparecerão primeiro, no topo do seu feed. É só selecionar com a opção “mostrar primeiro”. Quanto às páginas, também, é possível pedir para receber notificações de novidades postadas.

Então lembre-se: quem faz seu feed, no fim das contas, é você.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: o que as redes sociais te ensinam sobre seu público

3. Google Trends

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Todo mundo tem uma ferramenta preferida do Google, certo? Tem gente que ama o Gmail de coração, há quem não abra mão do Drive para nada e eu, particularmente, sou fã mesmo é do Google Trends.

O Trends é uma ferramenta que traz os termos e assuntos mais buscados do Google e o que está bombando também no Youtube. Os tópicos podem ser explorados com vários filtros, que vão desde localização – abrangendo o mundo todo, até período de tempo, categorias de assuntos e formato de pesquisa – imagens, notícias etc.

4. Pocket

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

O Pocket funciona bem como sua tradução do inglês: é basicamente um bolso. Muitas vezes, passando por qualquer canto da internet, a gente encontra aquele artigo que parece ser super interessante mas que, na correria, não vai conseguir ler naquela hora. Adicionar aos favoritos não é a opção mais prática para garantir a leitura para depois, sabia?

O Pocket serve para guardar mídias que você encontra e deseja ler depois, nos mais diversos formatos, integrado a centenas de aplicativos de conteúdo e sincronizando com todos os seus gadgets. Se já vale conferir pela proposta, ainda te conto que é tudo gratuito.

5. Newsmonitor

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Uma opção mais “robusta” para quem quer acompanhar notícias do Brasil e do mundo é o Newsmonitor, que funciona como um monitorador de notícias e clipping digital.

Especialmente boa para agências digitais e para quem precisa fazer um clipping profissional, a ferramenta também cria e customiza newsletters e, de quebra, tem um design super prático e bonito. O Newsmonitor é gratuito para testar e quem já paga pelo serviço garante: vale o investimento.

6. Scoop It

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Também funcionando como uma espécie de curadoria de conteúdo, o Scoop It é ideal para quem trabalha com marketing de conteúdo e precisa estar antenado em tudo. Lá você consegue descobrir novos conteúdos em uma ferramenta de busca poderosa, editar e enriquecer o conteúdo como curadoria e publicar e distribuir tudo de forma muito prática. Ele também é ótimo para criar newsletter e super fácil de usar pelo celular. O cadastro também é gratuito.

7. Blogs, Newsletters e E-mails

7 Ferramentas e dicas profissionais para se manter atualizado

Por último, mas não menos importante, não desconsidere os blogs, suas newsletters e o bom e velho e-mail.

Na era do marketing de conteúdo bem feito e relevante, acompanhar com frequência os blogs que te interessam é uma experiência muito proveitosa.

Existem muitos blogs, sobre os mais diferentes assuntos, para você acompanhar. E você pode assinar aqueles que mais te interessam para receber as newsletters. Isso ajuda a filtrar conteúdo relevante para quando você não tem tempo ou quer a praticidade de receber tudo por e-mail.

E e-mail, é claro, continua sendo uma grande forma de comunicação, de troca de conhecimento e de compartilhamento de conteúdo. De maneira simples, casual e super pessoal, valorize o conteúdo que você recebe e troca com seus contatos via e-mail.

Ao baixar um e-book, infográfico ou white paper, você fornece seu e-mail e permite que aquela empresa mantenha contato com você. Valorize as informações que serão enviadas para você, pois, se o trabalho daquela empresa for bem feito, muitos conteúdos interessantes poderão ser enviados diretamente para a sua caixa de entrada, sem que você precise buscar por eles.

Aproveitando que estamos no assunto, que tal manter contato com a gente? Assine nossa newsletter no topo da página do blog e mande um e-mail para gente com dúvidas, sugestões ou elogios.

Também poderá gostar de: