4 estratégias de marketing digital que sua empresa deveria estar investindo

Daniela Schermann
4 estratégias de marketing digital que sua empresa deveria estar investindo

O Marketing está diretamente relacionado a como os indivíduos interagem com as marcas, tomam decisões de compra e consomem produtos. Como as novas tecnologias vem mudando a forma de se pensar, agir e comprar, o Marketing também vem passando por inúmeras transformações. Nesse processo, novas tendências e conceitos bastante relevantes surgiram nos últimos anos.

Vamos falar de 4 estratégias de marketing digital totalmente eficazes que sua empresa deveria estar investindo:

Otimização para dispositivos móveis

Começamos por aquela que é a mais urgente, caso você ainda não tenha resolvido. Além dos sites otimizados para mobile serem mais relevantes nas buscas do Google, cerca de 93% dos processos de compra se iniciam em ambientes online, de acordo com a Abradi-SC (Associação Brasileira de Agentes Digitais de Santa Catarina).

Por isso, não só o seu site precisa ser responsivo, mas todo o conteúdo que você produzir para o seu cliente. Email marketing, blog, newsletter e posts em redes sociais, tudo deve ser adaptado.

Inbound Marketing

Há anos o inbound marketing vem sendo anunciado como uma tendência, mas hoje ele já é uma realidade. E uma realidade que vem trazendo ótimos resultados para empresas de diferentes setores.

De acordo com a Hubspot, empresa que é considerada a criadora do termo, Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo. Em linhas gerais, é a prática de compartilhar conteúdo com seu público para conquistar a permissão de se comunicar diretamente com ele e criar um relacionamento duradouro.

Recomendado para você: Marketing de conteúdo e pesquisa de mercado: como gerar conteúdo relevante para o seu público-alvo

Estes conteúdos podem ocorrer de diversas formas e em diferentes formatos. Eles podem vir como blogs, ebooks, emails, webinars etc. O importante é que seja um conteúdo relevante, informativo, bem construído e atraente.

Mídia Online

Existem inúmeras formas de se fazer campanhas online. Você pode fazer anúncios no Facebook, no Google, no Linkedin, em blogs especializados etc. Tudo depende dos seus objetivos e do seu orçamento. O fato é que, sabendo utilizar os recursos e acompanhando os resultados de sua campanha de perto, é possível conseguir excelentes resultados e atrair novos clientes para o seu produto ou serviço.

Além disso, a mídia programática está em grande crescimento e já mostrou que é uma tendência que veio para ficar. De acordo com o IDC (Internet Data Corporation), em 2017, serão investidos 60 milhões de dólares em mídia programática no Brasil.

Pesquisa online

Há até bem pouco tempo, apenas grandes empresas podiam fazer pesquisas de mercado, pois contratar um instituto de pesquisa era muito caro. Hoje, com as plataformas de pesquisa de mercado online, os preços se tornaram bem mais acessíveis e, o que é melhor, os prazos também.

É muito difícil implantar qualquer ação de marketing sem conhecer o seu cliente, sem saber o que eles pensam sobre o seu produto e sobre a sua concorrência.

Por isso, as pesquisas online são fundamentais para qualquer ação de marketing que se pretende fazer. Antes de criar conteúdos para sua estratégia de inbound marketing, é preciso descobrir quais conteúdos seu público gostaria de receber. Antes de criar uma campanha online, é necessário saber quais redes sociais o seu público mais acessa.

Essas são práticas que toda empresa deveria estar investindo. Tudo isso para atrair novos clientes sem gastar muito dinheiro, aproveitando-se das oportunidades que o digital oferece. A boa notícia é que, se a sua empresa não está fazendo alguma delas, ainda dá tempo.

Também poderá gostar de: