Felipe Schepers responde: Painel de Respondentes e outras dúvidas

Felipe Schepers
Felipe Schepers responde: Painel de Respondentes e outras dúvidas

Fazer uma pesquisa de mercado está cada vez mais fácil, mas não quer dizer que não surjam algumas dúvidas no meio desse processo.

Aqui no Opinion Box, recebemos diariamente diversas perguntas, seja por email, pelo chat, WhatsApp ou redes sociais.

Com minha experiência em pesquisa em mercado, vou responder algumas dessas perguntas, que podem te ajudar na hora de fazer a sua própria pesquisa.

1. Fiz uma pesquisa e as respostas foram diferentes daquilo que eu estava esperando. O que eu faço? A pesquisa está certa?

Sempre devemos olhar os resultados de uma pesquisa com olhar crítico, seja o resultado que esperávamos ou não.

Nossa reação natural ao analisar resultados é questionar aqueles que estão diferentes do nosso “achismo”, por isso a dica é: pare. Veja cada resultado com atenção, independentemente dele estar alinhado com sua percepção inicial ou não.

Caso algum resultado aparente estar estranho, questione como foi feita a pergunta, a lógica do questionário e o perfil entrevistado. Se tudo estiver ok, siga em frente. Se não se sentir confortável, realize uma nova onda do seu estudo, com um novo grupo de pessoas com perfil similar e veja se os resultados sofrerão variação fora da margem erro.

Mas lembre-se, os resultados de uma pesquisa podem sempre nos surpreender. Se a pesquisa foi planejada e realizada da maneira correta, parta para a ação.

2. Posso confiar em uma pesquisa feita no painel de respondentes?

Claro! O Painel de Respondentes tem como principal diferencial facilitar a vida de quem precisa ter respostas de forma rápida, com baixo custo e com toda a credibilidade que o Opinion Box garante.

Temos um painel bem diversificado, com cadastros e preenchimento das pesquisa auditados, tudo para garantir que as pessoas que estão participando estão respondendo a sua pesquisa com atenção.

Lembre-se que uma pesquisa com um painel de respondentes como o do Opinion Box é a melhor opção em diversas situações. Com insights mais imparciais e precisos, essa alternativa pode te ajudar e muito na hora de validar uma ideia de negócio, por exemplo, ou para testar uma campanha, avaliar a imagem da sua marca e muito mais.

3. Posso mesmo fazer uma pesquisa de mercado sozinho? Por onde começar?

Sim, você pode. Com as ferramentas digitais, como o Opinion Box, as pesquisas estão cada vez mais acessíveis e você pode fazer sua pesquisa até mesmo sozinho.

O primeiro passo para começar a fazer uma pesquisa é definir qual o problema que você quer resolver com a pesquisa. Tenha um problema macro que norteará o seu questionário e pense quais perguntas você precisa fazer para chegar às respostas para este problema.

Ainda ficou com alguma dúvida? Mande para a gente agora mesmo. Já está seguro e pronto para fazer uma pesquisa? Cadastre-se gratuitamente no Opinion Box.

Também poderá gostar de: