Estruturas de mercado: entenda cada um dos tipos

Maria Luísa Andrade
Estruturas de mercado: entenda cada um dos tipos

Se você tem um negócio é indispensável entender quais são as estruturas de mercado. Esses conceitos econômicos servem como guias para se adaptar ao ambiente competitivo, precificar produtos e até mesmo inovar. 

Mesmo se você tem uma pequena empresa é importante entender os conceitos de estruturas de mercado para tomar decisões estratégicas e se adaptar ao ambiente de negócios. 

Leia o post e entenda quais são as diferentes estruturas de mercado, como se organizam e o que determina cada uma delas.

O que são as estruturas de mercado?

As estruturas de mercado são parte da teoria econômica, criadas para entender o contexto do mercado. Elas se moldam com base no número de empresas presentes no mercado e na quantidade de consumidores envolvidos. 

As estruturas de mercado dependem fundamentalmente do tamanho do mercado, do tipo de produto ou serviço disponibilizado e da presença ou ausência de barreiras à entrada de novos concorrentes.

Determinantes das estruturas de mercado

Para entender as estruturas de mercado é preciso saber o que determina cada uma delas. Os termos “mercado atomizado” e “mercado não atomizado” descrevem a extensão da competição e da concentração em um mercado econômico. 

Mercado atomizado 

O mercado atomizado é formado por uma grande quantidade de empresas. Nesse cenário existem muitos agentes e por isso a decisão isolada de uma empresa não influencia a decisão de concorrentes. Essas empresas são tomadoras do preço, que aceitam o preço determinado no mercado, isso porque existem muitas empresas competindo. 

O preço é determinado pela lei da oferta e da demanda. 

Mercado não atomizado

No mercado não atomizado, pelo contrário, não existem muitos agentes. Ou seja, são poucas empresas concorrendo. Por isso, as decisões individuais de uma empresa tem poder para influenciar nas decisões do mercado. Isso quer dizer que elas ditam o preço do produto. Nesse cenário, a empresa que se destaca tem poder de influenciar no mercado.

Quais são as estruturas de mercado? 

Existem várias formas e modelos de estruturas de mercado e é essencial compreender como cada uma delas molda a dinâmica econômica. 

A seguir vou te contar um pouco mais sobre as estruturas de mercado determinadas pelo pelo grau de controle de empresas em relação a preços, produção e influência.

Concorrência perfeita

Também conhecida como concorrência pura, na microeconomia, as características da concorrência perfeita consistem em uma grande quantidade de vendedores e compradores, ou seja, quando há muita oferta e muita demanda.

Nesse tipo de mercado, há muitas empresas, todas produzindo um produto idêntico. Os preços são determinados pelo mercado, e nenhuma empresa tem controle sobre os preços. Isso coloca grande pressão sobre as empresas para serem eficientes e inovadoras.

Dessa forma, esse cenário favorece um equilíbrio natural nos preços dos produtos e serviços devido à relação entre oferta e demanda.

Contudo, é fundamental enfatizar que a concorrência perfeita é um modelo acadêmico estudado para a partir daí entender um mercado. Afinal, por se tratar de um padrão ideal, sua existência não pode ser constatada na prática.

Monopólio

Como o próprio nome já diz, em um monopólio uma única empresa domina todo o mercado, sendo a única fornecedora de um produto ou serviço. Nesse caso, a empresa por ser a líder do mercado tem um controle quase absoluto sobre os preços. 

A principal característica do monopólio é a capacidade de influenciar o preço de seu produto. Barreiras de controle econômico da matéria prima e até mesmo de legislação. Contudo, podem haver regulamentações governamentais para evitar abusos de poder. 

Oligopólio

Nesse cenário, o mercado é dominado por poucas empresas que se destacam na indústria. São elas que controlam os preços, a quantidade de produtos no mercado. São exemplos de  um mercado oligopolístico as indústrias de automóveis e telecomunicações.

Concorrência Monopolística 

Em um modelo de concorrência monopolística existem duas ou mais empresas que produzem produtos semelhantes mas não substituem uns aos outros. Apesar de não serem produtos iguais, estão sujeitos a concorrência com produtos substitutos. É um caso de concorrência imperfeita.

Estruturas de mercado controladas pelo consumidor

Também existem estruturas de mercado determinadas segundo o número de compradores, que são o monopsônio e oligopsônio.

  • Monopsônio: é uma estrutura onde existe apenas um consumidor para um produto oferecido por vários vendedores. Geralmente é uma matéria prima ou um produto primário. 
  • Oligopsônio: há um número pequeno de compradores de um produto em um determinado local. Grupos econômicos concentram a produção de um produtos.

Conquiste vantagem competitiva!

Você deve estar se perguntando como se diferenciar e ganhar competitividade empresarial em cenários tão complexos? A pesquisa de mercado pode ser a solução! 

A pesquisa oferece dados e informações para que as empresas possam obter sucesso e crescer de forma sustentável. Com ela você pode tomar decisões com mais segurança, fazer um benchmarking da concorrência e até mesmo prever tendências de mercado.

Utilize a pesquisa de mercado como uma ferramenta a seu favor e ganhe competitividade empresarial para obter sucesso no seu negócio. Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas e conheça as nossas soluções.

Também poderá gostar de: